Final de Semana Proveitoso Não Precisa Ser Caro


Meu planejamento de fim de semana sempre seguiu a mesma estrutura geral (pelo menos desde que eu me formei na faculdade). Converso com minha esposa na Sexta-feira à noite, cogitamos algumas possibilidades e escolhemos uma ou duas delas. Sábado e Domingo seguem essa mesma estrutura geral, embora aos Sábados as opções geralmente girem em torno de tarefas.

Antes da minha recuperação financeira, as opções que pensavamos eram muitas vezes caras. “Vamos jogar tênis Sábado à tarde”. “Quer ir para o shopping center no Domingo?”, “que tal um filme no Sábado à noite e depois jantar?”

O problema foi que por ideias, provindas de nós mesmos, estava por padrão nos recarregando de atividades que eram frescas em nossas mentes devido ao marketing dos meios de comunicação de massa. Nós ouvimos rádio no caminho para casa na noite de Sexta-feira e ouvimos falar de um grande novo filme ou restaurante. Eu passo pelo campo de tênis no caminho de casa. Ela ouviu um anúncio do shopping center no rádio.

Como estas idéias eram fáceis de lembrar, elas geralmente foram os únicos que fizemos. Não porque eram as melhores opções mas por que foram as opções que vierem em nossas mentes.

Eu sei que meus pais fizeram a mesma coisa. Eu também sei que muitos de nossos amigos fizeram a mesma coisa, também.

Então, qual é a melhor solução?

Fazer um plano de fim de semana.

A abordagem que funciona melhor para nós é simplesmente trocar nossa atividade fim de semana habitual por atividades que são gratuitas ou de custo extremamente baixo.

Naturalmente fazer isso exige alguma cautela e alguma pesquisa. Minha solução para isso é simplesmente manter uma agenda em meu telefone que lista essas atividades.

Como posso encontrá-las? É muito fácil? Isso leva apenas um minuto ou dois no seu navegador da web visitando três sites.

Em primeiro lugar, visite um site descrevendo parques de sua cidade. Muitas cidades têm parques e departamentos de recreação que têm muitas atividades gratuitas para todos os níveis de habilidade. Você também pode obter informações sobre trilhas, instalações, parques e outros recursos da sua comunidade que você pode não saber que valem a pena explorar e utilizar.

Em seguida, visite o site da biblioteca municipal. Bibliotecas têm toneladas de recursos disponíveis para você de graça se você apenas passar lá e tirar proveito delas. Livros grátis, CDs grátis, DVDs grátis, revistas grátis, aulas grátis, reuniões grátis? Tudo lá, apenas esperando para ser usado.

Finalmente, olhe para o calendário da comunidade da sua cidade. Basta procurar o nome da sua cidade no Google e adicionar a frase calendário da comunidade. Vai encontrar uma listagem de ótimas atividades na sua área acontecendo no futuro próximo, muitas das quais são gratuitas.

Além disso, você deve tentar pesquisas similares para comunidades perto de você; muitas vezes utilizamos recursos em comunidades vizinhas.

Ao mesmo tempo que faço isso geralmente tomo notas. Melhor ainda, faço isso enquanto minha esposa e eu estamos debatendo. Em vez de simplesmente depender de quaisquer ideias que apareçam em nossas mentes, escolhemos opções que não são caras.

O que não significa que nós não fazemos nada divertido, que é uma resposta que ouvi muitas vezes a sugestões como estas. Tudo o que fazemos é olhar primeiro para as atividades gratuitas. Se alguma delas é divertida para nós, escolhemos esta atividade. Dessa forma, fazemos algo divertido sem gastar dinheiro.

Melhor ainda, isto contribui para um sentido de que não gastar dinheiro é a norma e que gastar dinheiro é a atividade anormal, que também é algo digno de demonstrar aos nossos filhos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *