Parâmetros Úteis Para Quem Pretende Investir a Longo Termo em Ações


Se você visa construir seu portfolio de investimentos que lhe renda algo na aposentadoria ou apenas pretende investir para ter uma renda passiva, então provavelmente acabará chegando a ações nas quais pode investir ao longo prazo. Às vezes é difícil achar as ações certas. Há tantas por aí que geralmente é mais fácil ir naquela que está mais em evidência em noticiários de investimentos.

Existem diversas avaliações de investimentos que você pode utilizar para formar a carteira que você quer. Algumas delas são melhores que outras se você está investindo a longo prazo.

Como Utilizar Indicadores de Investimentos

Preço por Lucro

O indicador de preço por lucro (P/L) é ótimo para uma avaliação do presente e do passado. No entanto, se o seu horizonte de investimento é de 5 a 10 anos, este índice pode lhe dar uma visão um pouco distorcida. As previsões de lucro geralmente não chegam a 10 anos. Na verdade, a estimativa mais longa lhe dará uma previsão de 5 anos. Ainda que este índice seja geralmente utilizado para avaliar o preço atual de uma ação, pode não ser o melhor para o investidor de longo prazo.

Preço pelo Valor Patrimonial

O indicador de preço pelo valor patrimonial (P/VP) é bom para comparar o preço atual com o valor da empresa baseado nos custos históricos. O valor patrimonial é medido utilizando o custo histórico ou o preço de compra. Ao longo do tempo o preço da ação irá oscilar, mas o preço histórico não. Este é um bom indicador para investimentos de longo prazo porque é possível atualizá-lo ao longo do tempo.

Preço por vendas

O indicador de preço por vendas é um indicador saudável de se usar para empresas que podem ter um ciclo de vendas cíclico. Preços de ações de empresas são cíclicos, mas a verdadeira questão é se eles mudam por causa do ciclo de negócios ou ciclos industriais. Se a ação demonstra um movemento considerável baseado na volatilidade das vendas, o indicador de preço por vendas é uma boa maneira de verificar se a ação está supervalorizada. O investidor de longo prazo irá querer procurar um indicador de preço por vendas que esteja estável ou subindo. Isso mostra que os investidores estão confiantes na continuidade do aumento nas vendas.

Reinvestindo Dividendos a Longo Prazo

Indicador de Retenção e Indicador de Pagamento

O indicador de retenção mede quanto da receita está sendo reinvestida na empresa. O indicador de pagamento, ao contrário, mede quanto da receita está sendo paga em forma de dividendos. É bom prestar atenção ao indicador de retenção para a valorização do capital. Se a empresa está retendo receitas e encontrando formas lucrativas de transformar esse lucro em mais receita, então o valor de sua ação deveria subir, certo? O indicador de pagamento passa a ser importante quando você está interessado em saber quanto de receita é necessária para se pagar dividendos. Se uma ação tem um indicador de pagamento de 45%, isso significa que ela utiliza 45 centavos de cada real para pagar dividendos e faz a retenção de 55%. Se como um investidor de longo prazo, você quer dividendos constantes, mas também quer uma chance de valorização do capital, então o equilíbrio entre esses dois indicadores é importante para você. Certifique-se de que está reinvestindo seus dividendos para ter o benefício do crescimento composto.

Taxa de Crescimento dos Dividendos

Se você escolheu uma ação pagadora de dividendos, então você definitivamente deve prestar atenção na taxa de crescimento dos dividendos. A taxa de crescimento dos dividendos é apenas uma estimativa mas lhe dá uma boa noção do valor da ação para o futuro. Se você é um investidor de longo prazo e a taxa anual de crescimento dos dividendos é uma porcentagem estimada, você pode determinar o retorno estimado da ação utilizando seu preço atual. Por exemplo, uma taxa de crescimento de 5% para uma ação pagadora de dividendos cujo preço atual é de 20 reais com um dividendo de 2 reais resulta num retorno estimado de 10,5%.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *