Para Que Poupar Dinheiro?


Aprendi muito novo a importância de economizar para ser financeiramente livre. Quando tinha seis anos de idade, minha mãe mostrou-me uma caderneta de poupança. Ela abriu a conta para mim no banco da nossa pequena cidade, logo depois que nasci. O primeiro depósito foi o equivalente hoje a 40 reais, seguido por alguns outros depósitos. A cada depósito efetuado, o caixa do banco também carimbava uma pequena quantia na caderneta.

Eu perguntei à minha mãe o significado dessa quantia menor e ela respondeu que eram os juros. Ela explicou que o banco pagou juros para que outras pessoas pudessem usar o meu dinheiro.

Quando percebi que era fácil ganhar dinheiro com a poupança, fiquei viciado em poupar dinheiro! Cada centavo que eu pudesse juntar, a partir da minha mesada, presentes de aniversário, rendimentos do trabalho foi para o meu cofrinho. Quando o cofrinho estava cheio, eu caminhava alegremente até o banco para depositar o dinheiro.

Eu me diverti muito vendo essa conta crescer um pouco!

Muitas pessoas estão gastando hoje o dinheiro que elas ainda nem ganharam. Por outro lado, muitas pessoas que sabem administrar o dinheiro, sabem que precisam economizar agora, para as despesas que terão no futuro.

Então, por que poupar?

A primeira razão para poupar é construir um fundo de emergência. Isto é extremamente importante. Um fundo de emergência prevê que as despesas que podem ocorrer de imprevistos, como perda de emprego, problemas de saúde, acidentes e reparos domésticos.

Se você é autônomo ou tem um rendimento que varia muito de ano para ano, você precisará economizar para suavizar as oscilações de renda.

Você também deve poupar dinheiro para as compras de alto valor que você não pode pagar com o seu rendimento regular. Os exemplos incluem um carro ou entrada numa casa. Quanto mais dinheiro você poupa antes de ter esses tipos de gastos, menos juros você vai pagar.

A maioria das pessoas percebe que precisam poupar para garantir a aposentadoria. A menos que você tenha certeza de uma pensão de valor razoável ou alguma outra fonte de rendimento, a poupança será a garantia de uma boa aposentadoria.

Finalmente, você deve estar poupando para aumentar sua fortuna. Poupança é uma boa maneira de investir seu dinheiro. Investir pode aumentar a sua fortuna.

Ninguém gasta exatamente o que ganha. Aqueles que gastam mais estão esgotando suas economias ou estão criando dívidas. Aqueles que gastam menos estão pagando dívidas ou economizando. A importância de poupar o dinheiro não pode ser destacada somente para as pessoas que querem experimentar a liberdade financeira.


2 thoughts on “Para Que Poupar Dinheiro?

  1. Parto das seguintes primícias : “quem poupa não pede dinheiro emprestado”e “Poupança realiza sonhos”.
    Tenho 57 anos, e todos os sonhos realizados foram custeados pela poupança que fiz ao longo dos anos , desde meu primeiro emprego. Além disso, o confto de saber que tem uma reserva que poderá lhe tirar de algum sufoco, da muita tranquilidade, e faz de vc. uma pessoa mais feliz.
    Poupar não tem nada a ver com mesquinharia, lembrem-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *