Renda Passiva Gerada por Dividendos de Ações


Há muitas pessoas buscando renda passiva hoje em dia. Principalmente porque há apenas 24 horas num dia. Não importa onde você mora ou o que faz da vida, há somente 24 horas num dia e você só pode estar em um lugar de cada vez. Nessas 24 horas você precisa comer, dormir e trabalhar pela sua renda ativa. Mas há uma forma de obter renda passiva com dividendos. Investir com foco em dividendos é um tópico que tem se tornado popular entre jovens adultos, aqueles que querem se aposentar e até para quem já está aposentado. Isto porque investir para obter renda com ações que pagam dividendos é uma forma de gerar renda de dividendos passiva.

Qual é a Diferença entre Renda Ativa e Renda Passiva?

O que é Renda Ativa?

Renda ativa é o que você consegue ganhar durante as 24 horas do dia. Digamos que você decide dormir 8 horas por dia e trabalhar 8 horas por dia. Sobram 8 horas pra você aproveitar a vida. Essas 8 horas restantes são o suas horas de lazer. Você pode decidir como gostaria de usar esse tempo, mas se quiser ganhar mais dinheiro, vai precisar cortar um pouco de seu tempo livre ou de suas horas de sono. Nos últimos tempos, como eu tenho trabalhado num projeto de carater urgente, tenho dormido cerca de 6 horas por dia. Foi como decidi alocar meu tempo por estar fazendo um esforço para aumentar minha renda passiva.

O que é Renda Passiva?

A renda que você consegue ganhar sem mover um dedo é renda passiva. Geralmente vem na forma de juros que são compostos. Se você já imaginou estar dormindo enquanto sua conta bancária aumenta, então você está familiarizado com a renda passiva. Ou pelo menos com a idéia. Há muitas formas de criar renda passiva mas para construí-la até um nível que te sustente completamente, terá que usar algumas horas do dia para chegar lá. Dito isso, é precido querer trabalhar para criar renda passiva. No final, o tempo que você investiu para criar renda passiva vai se pagar.

Como Usar Ações Para Gerar Renda Passiva de Dividendos

Com um pouco de trabalho, você pode construir uma carteira de ações que paguem dividendos. Deixe-me ser honesto com você: vai ser preciso muito trabalho. Mas não vejo isso como trabalho, mas como o empurrão inicial de uma pedra de cima de uma montanha. Uma vez que tiver construído sua carteira, pode descansar que a pedra rolará sozinha.

Encontrar as Melhores Ações Pagadoras de Dividendos

Para encontrar as melhores ações que pagam dividendos, você tem que estar preparado para fazer pesquisa. Há 3 coisas para procurar ao participar de um investimento em ações pagadoras de dividendos.

Posição de Caixa (“Cash Position”)

A primeira coisa que você irá querer fazer é avaliar a posição de caixa da empresa. Você pode fazer isso bastante rapidamente olhando o total de caixa (dinheiro) por ação. Isso irá lhe dizer se a companhia tem dinheiro na mão para pagar dividendos. Claro que você irá querer comparar esse número com os concorrentes para ver se é alto ou baixo.

Taxa de Pagamento (“Payout Ratio”)

A próxima coisa que irá querer verificar é a habilidade da empresa em pagar seus dividendos. A relação de pagamentos é um cálculo de quanto a empresa paga de dividendos para cada real de receita. Se uma ação tem uma relação de pagamentos de 0,74, significa que a empresa gasta 74 centavos de cada real ganho somente para pagar dividendos. E se a relação de pagamentos for de 1,26? Agora a empresa não consegue pagar os dividendos somente com as receitas. Esso pode significar que ela está emprestando dinheiro para continuar pagando ou conseguindo dinheiro em outro lugar. Sem levar em conta de que forma ela está conseguindo esse dinheiro, uma relação de pagamentos acima de 1 significa que a empresa poderá parar de pagar dividendos, e não queremos isso.

Rendimento do Dividendo (“Dividend Yield”)

O último ponto que você irá querer olhar é o rendimento do dividendo. O rendimento do dividendo de uma ação é a relação entre o dividendo pago e o preço. Basicamente, quanto do preço da ação está sendo pago em forma de dividendos? Se uma ação está custando 10 reais e o dividendo é de 1 real por ano por ação, o rendimento de dividendo seria de 10% ao ano. Se você consegue entender essa fórmula, também verá que o rendimento do dividendo pode mudar de acordo com o preço da ação. Também pode mudar se a empresa decidir alterar a quantidade de dividendos, mas a maioria das alteração ocorrerá em função das alterações diárias dos preços das ações.

Se você está buscando gerar renda de dividendos passiva, então prepare-se para dispender o esforço necessário para pesquisar e encontrar uma boa ação pagadora de dividendos para sua carteira.


One thought on “Renda Passiva Gerada por Dividendos de Ações

  1. Excelente artigo!!!

    Não podemos negar que uma renda passiva começa a partir de uma renda ativa.. rsrsrs…
    Mas, ao longo do tempo ela vira uma bola de neve que começa a multiplicar, ao contrário da renda ativa que depende unicamente das suas horas trabalhadas, sendo assim, vale muito o esforço de se criar uma renda passiva.

    Temos músicas, autoria de livros, imóveis, investimentos, negócios escaláveis, marcas, marketing de rede (sério, claro) entre outras formas…

    Sem dúvida, para qqr renda passiva existe uma grande atividade no início…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *