Depois de me casar 4 anos atrás, minha esposa e eu pensamos brevemente sobre a compra de uma casa. Decidimos que alugar seria nossa melhor opção no momento e eu estou realmente satisfeito com a decisão que fizemos. Mobilidade foi nosso principal fator, já que ela estava prestando vestibular. E neste ano acabamos nos mudando para uma nova cidade onde ela recebeu uma oferta de emprego.

“Mas você está jogando seu dinheiro fora se você alugar!”. Não sei se as pessoas dizem como um reflexo ou apenas para se convencer, mas não sinto como se estivéssemos jogando dinheiro fora.

Sendo honestos, ter um teto sobre sua cabeça é um serviço similar a contratar um encanador, comprar roupas ou se alimentar. É uma despesa que todo mundo tem que pagar de alguma forma ou outra. Sempre que ouço alguém dizer que locatários ‘jogam fora dinheiro todo mês’, tenho que discordar. O aluguel que posso pagar para ter um teto sobre a minha cabeça não foi um desperdício! Ele me manteve seco, confortável e limpo – vale a pena o dinheiro gasto para ter essas facilidades.

Além disso, quando você pensa sobre os pagamentos efetivamente executados em uma hipoteca, um monte de dinheiro é “jogado fora” no sentido de juros. Use uma calculadora de amortização e você verá que aproximadamente 80% de seu pagamento mensal é para pagar os juros nos primeiros cinco anos! Entre os anos 6 e 10, você verá aproximadamente 70% dos seus pagamentos mensais indo embora em forma de juros. Podemos facilmente dizer que tanto alugar quanto comprar seriam maneiras de jogar fora o seu dinheiro

Decidir Alugar ou Comprar uma Casa

Comprar uma casa não está em nossos planos imediatos mas ainda é algo que temos interesse para um futuro próximo e aqui está o que vou pensar quando chegar o momento de tomar essa decisão.

Méritos de comprar uma casa

Boas casas com bons preços
Há um monte de casas boas a preços excelentes. Alguns até mesmo disseram que o mercado imobiliário pode ser um investimento fabuloso atualmente. Que é uma grande notícia para locatários querendo comprar uma casa. Embora seja um fator positivo, não é um fator que nos fará fazer uma compra de uma casa sem pestanejar.

Você está Construindo Patrimônio
Pelo esperamos que sim, certo? Eu não tenho nenhuma idéia do que o mercado imobiliário vai fazer em 10, 20 ou 30 anos,  não estou contando com patrimônio imobiliário para qualquer coisa. Eu vejo moradia como um gasto e não um investimento. É para isso que servem investimentos.

Deméritos de Comprar uma Casa

Você Fica Preso
Caso você precise fazer uma mudança rapidamente por causa de um emprego, problemas familiares ou outras mudanças de vida, você poderia fazer dois pagamentos de casa. Você está à mercê do mercado e se você não pode vender a sua casa, ele pode levar você a perder oportunidades.

Imposto Sobre Propriedade
Há certos custos que afetam directamente o proprietário. Enquanto o imposto sobre a propriedade e outras despesas qualificadas podem ser consideradas dedutíveis de imposto, eles ainda são um gasto que você tem que pagar.

Juros a Pagar
Discutimos a frase “jogar seu dinheiro fora” que afeta os locatários e compradores. Eu não considero isso um desperdício, mas se você achar isso, é importante considerar como um demérito de comprar uma casa.

Vantagens de Alugar uma Casa

Você tem Flexibilidade
Esta é nossa razão por que nós ainda queremos alugar. Se você quiser ter flexibilidade para aceitar um trabalho em todo o país, iniciar estudos em estados afastados ou se aproximar da família, alugar poderia ser melhor para você.

Você Não Tem que Consertar as Coisas
Quando você aluga, frequentemente seu contrato deve prever que o proprietário seja chamado para corrigir quaisquer problemas. Isso inclui aparelhos, problemas estruturais com a casa ou realmente tudo o que precisa de reparo no aluguel. Eu ouvi dizer que você deve guardar pelo menos 10% do seu prestação da casa para cobrir reparos domésticos e outros relacionados às emergências.

Deméritos de Alugar uma Casa

Você Não Faz as Regras
Se o seu senhorio não quer animais de estimação, você não vai ter um animal de estimação. Se seu senhorio não quer suas paredes pintadas, você não pode pintar a sala de estar. Prepare-se para seguir as regras feitas por seu senhorio, é simples.

Você não Constroi Patrimônio
Para ser justo, vou incluir este item. Como um comprador de imóvel, alguma parte do seu dinheiro (embora é realmente uma pequena quantidade) vai no sentido de capital próprio da sua casa. Você não tem este luxo como um locatário porque todo seu pagamento vai para o proprietário.

Questões Importantes

Você não deve tomar uma decisão baseada simplesmente sobre os méritos e deméritos listados acima. A decisão de comprar ou alugar uma casa envolve muito mais do que isso. Você precisa incluir estas perguntas:

Quanto Tempo Vai Ficar?  
Especialistas dizem que você realmente não deve comprar uma casa a menos que você planejar ficar lá por 5-7 anos. Se você não vê isso acontecer, você provavelmente deve considerar alugar.

Sua Família está Crescendo?
Por que você iria comprar uma casa com dois quartos se você planeja ter filhos nos próximos anos? Parece simple demais para sequer mencionar, mas é uma pergunta que você precisa pensar.

Quais São seus Objetivos Profissionais?
Pensando em pós-graduação? Que tal começar um negócio ou entrar para uma empresa maior? Aquelas coisas que fará com que você se mude para outro local?  Um ano de aluguel para pensar nessas possibilidades pode realmente poupar dores de cabeça a longo prazo.

Você Pode Pagar?  
Aah, sim. A questão… posso afinal pagar por uma casa e todos os custos associados a ela? Quando você aluga, você tem a flexibilidade para reduzir o tamanho rapidamente no caso de você perder um emprego ou precisar se ajustar financeiramente. Se você possui uma casa, você pode encontrar-se em um mundo de dor se você não puder fazer seus pagamentos mensais. É por isso que é tão crucial que você tenha um fundo de emergência adequado para financiar e fazer todo o possível para manter seus pagamentos de hipoteca em dia.

Espero que eu tenha coberto ambos os lados da questão e o incentivado a realmente fazer sua pesquisa antes de decidir comprar ou alugar.