Carro Como Investimento


Carro é uma compra grande. Pode ser a maior compra que você faz além da sua casa. Muitas pessoas acham que carro é investimento devido ao grande preço. Alguns chegam a me perguntar se investir em carros usados dá dinheiro.

Quando você faz um investimento você está fazendo isso pressupondo que irá receber um retorno sobre o dinheiro que você investiu. Uma casa se valoriza ao longo do tempo; ações pagam dividendo e apreciam em valor. Estas coisas são investimentos porque eles ganham dinheiro para você ao longo do tempo. Eles ajudam a aumentar a sua riqueza.

Seu carro pode ser considerado um ativo pois você pode vendê-lo por uma grande quantidade de dinheiro. Isso pode ajudar em situações de emergência. Mas seu carro não é um investimento. Ele deprecia ao longo do tempo. No típico carro o percentual de desvalorição média por ano é de 15 a 20 por cento de seu valor, com a maior quantidade de depreciação acontecendo no primeiro ano.

Vamos supor que você compre dois carros 0 hoje com 30.000 reais. Em dois anos, eles podem valer apenas 21.000. Você perderá 9.000 em depreciação. São 9.000 reais que você não vai recuperar se decidir vendê-los.

Agora compare com uma casa. Você compraria uma casa de 100.000 reais se soubesse que irá valer apenas 70.000 em dois anos? Claro que não, porque você sabe que uma casa é um investimento e investimentos devem aumentar em valor e não diminuir.

Ao comprar um carro é importante perceber isso. São compras grandes e muitas vezes necessária. Dê uma olhada no preço de usados do modelo do seu carro. Concientize-se que você não vai recuperar todo o dinheiro quando vender o seu. A perda nao será tão grande se comprar um carro usado porque a maior depreciação ocorre nos primeiros três anos.

Além disso verifique se o valor de todos os seus carros é inferior a metade do seu rendimento anual. Se for mais que isso você está gastando muito dinheiro em carros.

Se você acha que precisa de um carro caro, pergunte a si mesmo o porque; olhe para sua renda anual e veja o que você pode pagar. Na maioria das vezes você vai chegar a conclusão de que realmente não precisa do carro caro.

De fato, no fascinate livro “O milionário mora ao lado” os autores Thomas Stanley e William Danko mencionam que o milionário americano típico vive uma vida frugal e muito abaixo de seus meios. E, surpresa surpresa, não compram carro novo! Compram carros usados de 3 anos, que fornecem a melhor performance por preço.


2 thoughts on “Carro Como Investimento

  1. É NEGOCIO COMPRAR CARRO EM LEILÃO SERÁ QUE COMPENSA, E QUANDO COMPRAR UMA CARRO USADO É BOM COMPRAR COM 30 ANOS E NO MAXIMO? E FICAR QUANTO TEMPO PARA PERDER MENOS?

    1. Se você entende de carro o suficiente para avaliar o preço, tem disposição para consertar (carros baratos geralmente tem problemas) e não se importar em lidar com burocracia para colocar o carro no seu nome, comprar em leilão pode ser uma opção.

      Comprar em agência de carro usados dá uma certa confiança porque eles fazem a maior parte deste trabalho e você a princípio gastaria menos tempo e teria menos dor de cabeça. Isso supondo que a agência seja honesta.

      No meu caso, por exemplo, prefiro pagar a mais e comprar de agência porque não gosto de lidar com carros e nem tenho tempo para tanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *