A pesquisa dos autores do best seller “O Milionário Mora ao Lado”, levou à conclusão de que a maioria dos milionários atingiu sua riqueza através da frugalidade. 62,4% dos milionários responderam sim à pergunta “você sabe o quanto gasta por ano em comida, roupas e casa?” enquanto que só 35% dos não milionários de alta renda respondeu sim a esta pergunta.

Simplificando, aqueles que crescem financeiramente independentes e se tornar ricos o fazem através do planejamento de suas finanças pessoais. Sabem exatamente quanto gastam em alimentos, roupas e abrigo porque fizeram orçamento para isso. Minha esposa e eu começamos este processo há alguns meses e não é fácil. Há despesas inesperadas em cada esquina que pode facilmente explodir o orçamento. Mas, você sabe o que tem nos ajudado muito?

Dinheiro vivo. Sacamos uma quantia determinada para a nossa alimentação uma vez por mês da nossa conta bancária e colocamos em um envelope. Quando precisamos de mantimentos ou queremos comer fora, tiramos do envelope. Isto tem dois efeitos: nos ajuda a não tomar decisões precipitadas para ir pegar um Bic Mac enquanto estamos fora (porque não trouxemos o nosso envelope) e nos permite visualizar quanto já foi gasto em alimentos no mês (e quanto ainda está sobrando).

Hoje é o dia 15 do mês e temos cerca de 100 reais no envelope. Tivemos um pouco de diversão no início do mês e saimos para comer mais do que deveríamos. Mas tudo bem. Vamos ter que economizar um pouco mais da próxima vez que formos ao supermercado.

Fazemos exatamente a mesma coisa com roupas. Se o nosso dinheiro para roupa se esgota então esperamos até o próximo mês para comprar o item que queriamos. Com esses mecanismos de controle de orçamento em ação, esperamos esta caminhando para sermos milionários também.