Diversificando sua Renda com Investimento de Renda


Uma das maneiras que irá permitir melhorar a sua estabilidade financeira é a diversifição de renda. Diversidade de renda significa que, em vez de depender de uma única fonte de renda, você desenvolva outras fontes de renda. Uma maneira que você possa aumentar sua renda é o que chamo de investimento de renda.

Não confunda com investimento de renda fixa ou variável. Embora haja alguns pontos em comum o conceito aqui mostrado é totalmente outro. Dei esse nome por falta de um nome melhor.

O que é então?

Você constrói um portfólio de investimento que lhe proporcione um rendimento regular. Os retornos que você obterá não serão recebidos em algum momento num futuro distante. Pelo contrário, você receberá um renda regular de seus investimentos. Esse dinheiro pode ser usado para despesas diárias. A idéia por trás é de que o investimento de renda é a de criar uma situação em que você é capaz de obter um fluxo de renda razoável a um risco relativamente baixo.

Investimento de renda não é a geração de renda que ter permita ficar rico rapidamente; é sobre ter uma fonte regular de dinheiro que a ser usado para pagar contas, comprar comida ou simplesmente colocar em seu fundo de emergência. Quando você usa investimento de renda como parte de um plano para diversificação de renda, a idéia e de criar fontes de renda que possam ajudá-lo se a sua principal fonte de renda (isto é, seu salário) acabar. Se você perder o seu rendimento primário, seu portfólio de renda pode ajudá-lo, reduzindo sua necessidade de tocar em fundos de emergência ou pedir dinheiro emprestado.

Os investimentos para um portfólio de renda

É importante ser rigoroso quando for escolher que investimentos você vai colocar em seu portfólio. A idéia não é gerar lucro fantásticos (embora isso possa acontecer), mas criar um fluxo de renda estável. Existem dois principais tipos de investimentos que devem ser considerados:

  • ações pagando dividendo: estas são ações que pagam dividendos regularmente. Você recebe um pagamento regular que representa uma parcela dos lucros auferidos pela empresa em que você tem ações.
  • títulos do tesouro: você pode receber pagamentos de juros regulares quando você investir em títulos.

Existem riscos para qualquer portfólio de investimento de renda. As empresas podem reduzir os dividendos que pagam. Pode haver um “default” (não pagamento) sobre os títulos que você investiu. Ao escolher investimentos para um portfólio de renda, é importante escolher instrumentos em que você está familiarizado e que tenham uma longa história de estabilidade.

Conclusão

Para alguém que quer diversificar a renda, investimento em renda pode ser útil. Você pode começar criando um fluxo de renda regular. Ela funciona melhor quando você tem uma grande fatia de capital para começar. Mas se não, é possível construir um portfólio de renda ao longo do tempo, com a ajuda da estratégia de custo médio. A meta deve ser a criação de uma fonte relativamente estável de renda – não tente obter lucros enormes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *