Como Evitar Um Estilo de Vida Inflado


Se você está em um ponto em sua vida onde tem mais dinheiro do que o normal, pode ser sentir tentado a gastar mais dinheiro. Ter mais dinheiro para gastar pode ser o resultado de redução de despesas ou um salário ou renda significativamente melhor. A tentação de gastar mais dinheiro em situações como essas é o que chamo de inflação do estilo de vida.

Enquanto a maioria das pessoas não vai sentir uma mudança significativa no seu fluxo de caixa dentro de um curto período de tempo (rendas menos despesas), quando você vê algumas pessoas liquidando sua hipoteca mais cedo ou mudando de emprego, não é raro ver uma mudança drástica no estilo de vida deles. É natural que se sintam que pode gastar mais dinheiro. No entanto, resistir a esta vontade pode significar a diferença entre a liberdade financeira e o desastre financeiro.

Como funciona

Como mencionei acima, o aumento do fluxo de caixa muitas vezes acontece de forma gradual como resultado do aumento da renda. Isto faz sentido já que aumentos salariais normalmete ocorrem uma vez por ano. Como você ganha mais dinheiro a cada ano, é fácil compará-lo com o que você estava ganhando há alguns meses antes. Aumento do salário real (isto é, descontado a inflação) resulta do seu desempenho ou experiência no trabalho.

Qual seria a reação natural ao aumento? O mais provável é um sentimento de realização ou orgulho. Você está ganhando mais dinheiro por seu trabalho duro ao longo do ano. Infelizmente nesta sociedade do consumo, o próximo passo é comprar algo – como rencompensa pelo trabalho duro. Este senso de direito (a idéia de que você suou para ganhar dinheiro e merece) muitas vezes leva à ruína financeira.

Por que isso pode ser desastroso?

Mesmo sem saber, pequenas mudanças ao longo do tempo podem levar ao desastre financeiro. Você pode começar a gastar um pouco mais a cada mês e antes que perceba, suas despesas aumentarão significativamente. Em vez de contentar-se com uma vida simples, é fácil encontrar-se “precisando” dos muitos luxos da vida como um carro novo, voô de primeira classe, etc. Se você não for cuidadoso e antes que você perceba, as despesas podem ultrapassar em muito o seu rendimento. Para piorar, as coisas que antes eram luxos agora parecem necessidades e são difíceis de serem abandonadas.

Como evitar

Evitar isso no início é muito mais fácil do que tentar remediar após o fato. Em vez de ceder à idéia de “direito”, comece perguntando o que você deve fazer com o dinheiro extra antes de obtê-lo. Ao fazer esta pergunta simples, você não está deixando a mudança gradual tomar conta de você. Ela o mantém engajado em seus objetivos financeiros a longo prazo.

Se você se pega comprando mais e mais coisas como o passar do tempo, tente escrever suas metas financeiras para mantê-lo engajado em sua poupança. Poupar dinheiro para objetivos específicos não deixa o dinheiro brincando na conta do banco e evita que você o disperdice.

Embora possa não ser fácil de evitar a inflação de estilo de vida, você pode evitá-lo se permanecer disciplinado. Esteja consciente de que esta tentação é só a metade da batalha – a outra metade é o uso sábio do seu dinheiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *