Se você quer poupar dinheiro e não têm idéia por onde começar, sugerimos orçamento. Saber como definir um e, mais importante, como segui-lo, será algo que você precisará aprender se quiser ser bem sucedido.

1. Por Que Um Orçamento É Tão Importante?

O orçamento está na base de todo plano de como economizar dinheiro. Não importa se você está vivendo de salário mínimo ou ganha uma fortuna todo mês, você precisa de saber para onde está indo seu dinheiro.

Ao contrário do que muitos acreditam, o orçamento não é tudo sobre como restringir o que você gasta  ou cortar todos os prazeres de sua vida. É sobre  você entender quanto dinheiro você tem, para onde ele vai e como planejar e alocar melhor esses fundos.

Na superfície, parece que a criação de um orçamento é apenas um exercício financeiro extramente tedioso, especialmente se você acha que suas finanças estão em ordem. Mas você pode se surpreender com o quão valioso um orçamento pode ser. Um bom orçamento pode ajudar a manter seus gastos sob controle e até mesmo ajuda-lo a descobrir alguns problemas de fluxo de caixa.

2. Como Definir Um Orçamento

A parte mais difícil da criação de um orçamento é sentar e criar um. É como olhar para um pedaço de papel em branco quando você precisa escrever algo e que o primeiro passo parece ser um obstáculo enorme. Não se preocupe – este artigo quebra o processo em passos faceis de serem criados. Você será capaz de criar um orçamento básico em apenas alguns minutos.

3. Características De Um Orçamento Bem Sucedido

Apos criar um orçamento, agora você precisa segui-lo. Orçamento é como dieta. Todo mundo começa com boas intenções, mas depois de algumas semanas ou meses elas perdem controle. Não deixe que isso aconteça com você. Aqui estão algumas características básicas que garantirão o sucesso do seu orçamento.

4. Gastar Menos Do Que O Seu Orçamento Permite

A principal razão para criar um orçamento é ajudar você a manter suas finanças sob controle. Se você está se desviando do orçamento é porque você esta gastando muito dinheiro em alguma categoria. Mas se você tem um orçamento que lhe diz exatamente o quanto você pode gastar, porque você tem ido além? Há uma série de razões para isso. Quando você entender esses motivos, você podera colocar um fim nisso e manter o seu orçamento .

5. Use Dinheiro Vivo Para Manter Gastos Sob Controle

Usar cartão tornou-se incrivelmente fácil. Com os cartões de crédito e cartões de débito, você pode inicializar e finalizar  uma compra em segundos. Infelizmente essa comodidade tem um custo. Ao usar cartão de crédito podemos começar a perder o controle de quanto dinheiro está sendo realmente gasto. Um real aqui, dois lá podem não parecer muito no momento da compra, mas se você não tiver cuidado eles podem acumular e quebrar seu orçamento. Um truque para ajudar a manter seus gastos sob controle diário é usar o dinheiro em vez de cartões de crédito ou débito. Pode não ser tão rápido, mas isso ajuda a visualizar quanto dinheiro você está realmente gastando.