Pobre Pode Ter Renda Passiva?


Já em moda há algum tempo nos EUA, o conceito de renda passiva está começando a se popularizar no Brasil. A popularidade é baseada na idéia de que qualquer um pode gerar renda passiva. Mas isso é realmente verdade? Todo mundo pode gerar renda passiva ou é coisa de rico?

Os ricos têm vantagem em ganhar renda passiva

A razão pelo qual faço esta questão é porque estive pensando se a renda passiva é possivel sem qualquer investimento inicial. Em outras palavras, é possível gerar renda apenas com o dinheiro que você já tem?

Um grande exemplo disso é a popularidade de ações de dividendos. Para muitas pessoas é o melhor investimento do mundo pois não só oferecem uma opção de investimento a longo prazo como pagam regularmente o proprietário das ações em dividendos. Isso significa uma pequena fonte de renda apenas por possuir o estoque. Não é um sistema ruim. Parece uma ótima maneira de gerar renda, certo?

Mas querer substituir o seu rendimento com rendimento de dividendos  significa uma grande quantidade de dinheiro investido a fim de obter um rendimento digno através dividendos. Isso significa que se você tivesse 100 mil reais investidos em ações de dividendos que gerem em média 5%, você poderia obter R$ 5.000 em renda passiva dos dividendos. Não é ruim se você pensar que não teve de fazer muito para gerá-lo, além do provável aumento no valor da ação. No entanto, não posso deixar de criticar este sistema porque requer dinheiro para ganhar dinheiro. Em outras palavras, é muito mais fácil para o rico para criar fluxos de rendimentos passivos do que é para um cidadão comum como eu.

É possível ganhar renda passiva sem investimento inicial?

Isto nos leva à pergunta mais importante. Se a maneira popular para gerar renda passiva é investir dinheiro que você já tem, isso significa que é impossível para as classes média e baixa gerar qualquer fonte significativa de renda passiva?

Acredite ou não, este é o tema deste artigo. Espero gerar renda passiva sem ter que investir qualquer quantia significante de dinheiro. A verdade é que o que falta em dinheiro, invisto com meu tempo. Bem, diria você, isto não é renda passiva (ganhar dinheiro sem qualquer investimento constante). Mas não necessariamente. Minha idéia está em construir uma presença online lucrativa mesmo empregando outros para lidar com certos aspectos. Gosto de escrever e vejo essa parte como a parte divertida de meu negócio online mas outros aspectos são trabalho – pura e simplesmente. Se eu puder passar o tempo agora (durante o próximo ano ou dois) para criar vários sites para gerar renda suficiente para me permitir terceirizar tarefas, então o negocio será verdadeiramente uma renda passiva. Em outras palavras, este é apenas como um negócio com custos iniciais pequenos.

A chave para gerar renda passiva se não tiver qualquer dinheiro para investir é o tempo. Se você tiver o momento de investir (e uma paixão por algum assunto), será possível gerar renda passiva. Não será fácil e não haverá desafios, mas é possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *