Características do Típico Fracassado Financeiro


Quem não se queixa sobre dinheiro de vez em quando? Algumas pessoas tentam fazer algo a respeito. Economizam e trabalham duro para que eles possam ter uma vida melhor no futuro.

Outros não são desse jeito. Sacrificam o seu futuros vivendo como reis e rainhas hoje, sempre com os produtos mais badalados mas, ao mesmo tempo, se queixando de dinheiro.

Tenho observado, ao longo dos anos, que estes têm alguns traços em comum. A lista a seguir são as minhas observações. Esses itens não são ruins por si só mas quando você vê um bom número dessas características em uma pessoa há uma boa chance de que ele seja também um fracassado (leia-se “pobre”).

  • TV de tela plana enorme
    Adoraria ter um, mas sei que podemos usar o dinheiro em outro lugar. Mas já vi um monte de famílias vivendo de hollerith a hollerith mas com uma televisão de tela plana. Eles são a onda do futuro, mas estas foram compradas para se ter uma TV que todo mundo quer ter e não porque a TV de raios catódicos não estava mais disponível.
  • TV a cabo
    Aqueles que estão mais reclamando de dinheiro tendem a não ter apenas um canal a cabo, mas todos! Quando você menciona que é caro eles insistem em que é barato por causa do pacote. Eles também podem ter algum tipo de DVR para gravar todos os canais também. Eu não pago para ficar sentado na frente da TV (houve um tempo em que fazia isso mas era a época em que estava com dívida de cartão de crédito).
  • Uma TV em cada quarto (com cabo)
    Os fracassadoes são tão consumidos pela TV a ponto de terem um em cada quarto para que não percam nada na TV. Cada quarto, incluindo o das crianças, tem um. Pode até haver um pequeno na cozinha. E para dar mais despesas, provavelmente todos têm canais a cabo.
  • Comem fora frequentemente
    Os fracassadoes não conseguem acumular dinheiro porque comem fora com frequência. Não tenho nada contra uma boa refeição, mas essas pessoas dependem de outros para cozinhar para eles; ao invés disso deveriam preparar a comida eles mesmos.
  • Comem mal
    Isto tem a ver com comer fora. Os fracassadoes tendem a comer porcarias e junk food. Refrigerantes, frituras e fast food em geral.
  • Leasing de carro
    Leasing de carro pode ser útil mas os fracassadoes estão perpetuamente em leasing, atraídos pelo menor pagamento mensal. A longo prazo um carro comprado teria poupado muito mais dinheiro.
  • Compram carro novo frequentemente
    Talvez pior que aqueles que fazem leasing são aqueles que compram carro a cada poucos anos. Esse povo sempre tem que ter algo novo para mostrar.
  • O último telefone celular
    Os fracassadoes sempre tem os celulares mais recentes. É um milagre se você encontrar um com celular mais velho que 2 anos. Há alguns com que me encontro a cada meses e geralmente eles sempre aparecem com um novo a cada vez que os vejo. Insistem que não lhes custou nada, mas sabemos que não é bem assim.
  • Excesso de peso e falta de exercício
    O que acontece quando você come o tempo todo fora e não comer bem? Sim, você vai ganhar uns quilos. E mais. Estas pessoas desdenham exercício, lamentam que não têm tempo e é muito caro. Claro que é – você gasta muito tempo e dinheiro vendo TV!
  • Muita roupa nova e cara
    Os fracassadoes tem que vestir a última moda ou as grifes mais caras. E em excesso. Um par de sapatos ou tênis? Sim, isso seria otimista. Mais provável que tenham sapatos suficientes para que nenhum deles nunca venha a se desgastar.
  • Toneladas de presentes no Natal quando não podem pagar
    Você já ouviu essa história? A pessoa se queixa de que eles estão até o pescoço em dívidas de cartão de crédito porque tiveram que comprar presentes de todo mundo. Não só a família como parentes também.
  • Novo computador a cada dois anos
    O fracassado troca de computador como meu filho de 2 anos troca de fraldas. Há sempre algum motivo para precisarem de um novo. E não, essas pessoas não precisam de seu computador para o trabalho de qualquer forma.
  • Não cuidam de suas coisas
    Essas pessoas não só têm um monte de coisas, como também não cuidam do que tem. As suas coisas estão sempre em desordem. Mesmo que haja algo pequeno que pode ser corrigido preferem ir comprar outro ao invés de passar pela dificuldade de consertá-lo. Sim, aqui está uma razão pela qual eles passam por tantos carros, telefones celulares e computadores!
  • Toneladas de bugiganga
    Os fracassadoes sempre tem a última bugiganga. Além de telefones celulares eles têm que ter o que é mais novo, e pagam o preço caro de lançamento por ser o primeiro a tê-lo.
  • Não possuem casa
    Não há nada de errado com aluguel, mas acho que a maioria vive em casas alugadas. E se mudam com muita frequência também. Talvez os seus apartamentos não sejam grande o suficiente para armazenar todas as suas coisas!
  • Não fazem orçamento
    “Orçamentos? Não precisamos de nenhum orçamento fedorento!. Gastamos primeiro e achamos uma maneira de se virar mais tarde.”
  • Incapazes de dizer o total das despesas mensais
    O fracassado não consegue acompanhar seus gastos. “Há tantos gastos, como acompanhar?!” Eles também têm uma tendência esquecer data de pagamentos fazendo com que o custo de suas despesas se torne ainda maior.
  • Não compartilham as finanças com o cônjuge
    Há uma tendência de que um dos cônjuges se encarrega de todas as finanças enquanto o outro não tem nenhuma noção. Assustador.
  • Odeia trabalho, mas não faz nada sobre isso
    Este pessoal reclama do trabalho. Mas quando perguntados por que não pedem a conta ou procuram outro emprego, aí eles dão um monte de desculpas.
  • Pouca ou nenhuma educação universitária
    Não tenho nada contra as pessoas que não gostam da escola. Não é para todos e nem todo mundo precisa dela. Mas parece um monte de fracassadoes têm pouca ou nenhuma educação universitária. É só uma observação.
  • Não tem prioridades financeiras
    Estas são as pessoas que dizem que nunca poderiam poupar para dar entrada em uma casa mas ao ir a casa deles você vê um monte de bugiganga e os últimos lançamentos lá. Sim, eles poderiam poupar; simplesmente não fazem disso uma prioridade.
  • Rápido para pagar a conta
    É muito bom sair com essas pessoas porque eles são rápidos para pagar a conta do restaurante. É como se estivem tentando provar que têm muito e por isso são generosos. Pago a minha parte e você não tem que provar nada para mim!
  • Não percebem em que situação estão
    Apesar de toda a reclamação que fazem sobre dinheiro, eles não percebem que estão sem dinheiro. Quando você tenta dizer o quão caro alguns de seus hábitos são eles dizem que é bobagem.
  • Não tem responsabilidade pessoal
    Sempre há alguém ou algo culpado por seu fracasso. O chefe não o promove. Sua família toma seu dinheiro. Há sempre algum fator externo que faz com que eles não tenham dinheiro. É raro que eles se achem culpados pela situação em que se encontram.

As características que listei acima não são um problema por si mesmas. Se eu pudesse sempre teria um carro novo, o mais recente telefone celular e comeria o todo dia nos melhores restaurantes. Seria ótimo. Mas eu não posso e essas pessoas também não podem.

Os fracassadoes esticam sua capacidade mais do que podem e acabam travando a si mesmos, impedindo os de avançar. Tentam viver de acordo com algum ideal imaginário que é impossível de ser acompanhado. Alguns se recusam inconscientemente a reconhecer suas limitações. Eles vão sempre estar patinando a menos que mudem seus hábitos. São fracassadoes e permanecerão assim a menos que mudem.

Se você está lendo isso e essas características se assemelham as suas, dê uma boa olhada em seus hábitos e pergunte se há alguma maneira de você fazer uma mudança positiva!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *