Robert Kiyosaki e a Independência Financeira


Se já foi a seção de investimentos de uma livraria, você pode ter notado que há vários livros escritos ou inspirados por Robert Kiyosaki.

Ele foi criado no Havaí e teve duas influências em sua vida que muitas vezes se refere como “Pai Rico” e “Pai Pobre”. Seu pai rico foi o pai de seu amigo que criou sua riqueza através de negócios e imóveis, enquanto seu pai pobre (seu pai biológico) era um homem respeitado dentro do sistema educacional. Roberto foi influenciado pela visão do mundo do ponto de vista financeiro de ambos. Mas no final, decidiu que seu pai rico tinha a vida que ele desejava para si mesmo. Através de suas experiências em empreendimentos de negócios, ele fez uma descoberta a respeito das diversas maneiras com que o dinheiro é ganho. Isso o levou a escrever um dos livros mais influentes da série, intitulado “Independência Financeira” (o nome original do livro tem um nome totalmente diferente – “The Cashflow Quadrant”).

Pessoalmente, amo este livro e estou contente por tê-lo comprado. Robert explica que existem basicamente quatro tipos de maneiras com que as pessoas ganham dinheiro.

  1. Empregado – Todos nós sabemos o que é isso. A maioria de nós somos empregados agora. Trabalhamos para uma empresa e realizamos determinadas tarefas a cada dia, a fim de receber aquele salário maravilhoso. É uma simples troca de tempo por dinheiro. Nós damos ao patrão nosso tempo para prestar o trabalho ou serviço necessário e o nosso patrão nos paga pela a quantidade de tempo que trabalhamos.
  2. Autônomo – A maioria tambe’m conhece esta forma de criação de renda. Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que deixou o emprego para “trabalhar por conta própria”. A maioria deles tem menos de 10 empregados e um negócio muito pequeno. Eles ainda trabalham muito duro (às vezes até mais do que quando eram empregados) e podem ganhar um pouco mais de dinheiro, mas ainda têm que vender tempo por dinheiro. Se eles não trabalharem por uma semana é muito provável que o negócio começará a desmoronar. Eles são a magia do negócio e para que o negócio permanec,a “mágico” e rentável, precisam estar lá todo dia.
  3. Empresário “Tipo B” – Este é um termo novo para a maioria das pessoas e que era para mim também. Como isso difere do que as empresas de autônomos? Este “tipo B” de negócio não é executado por um indivíduo; é executado por um sistema. Como, por exemplo, o McDonalds. Ray Kroc não foi a cada uma de suas franquias para mostrar ao proprietário como cozinhar hambúrgueres e batatas fritas. Não, ele criou um sistema em que cada um de seus franqueados a utilizam para ganhar dinheiro sob o nome da McDonalds. Ray Kroc forneceu o sistema para em seguida para devpois ver os lucros entrando.
  4. Investidores – “Sou um investidor”, você poderia dizer. “Tenho uma poupanca de 2 mil reais.” Sinto muito estourar sua bolha, mas dentro da definição de Robert, o termo “investidor” significa que o indivíduo pode viver exclusivamente de seus investimentos e tem um rendimento de mais de US $ 250.000. Eu não sei sobre você, mas eu estou atualmente muito longe disso.

Então o que podemos conluir disso tudo? Se quiser ganhar a verdadeira riqueza, você vai ter que encontrar uma maneira de criar um “tipo B” de negócio.

Eu gostaria de dar um aviso aqui. Mesmo que muitas das idéias de Kiyosaki sejam úteis em nossa busca para obter riqueza, não concordo com uma área de seu ensino. Muitas vezes ele diz que devemos sempre usar o dinheiro alheio ou, em outras palavras, se endividar e usar o dinheiro do banco a fim de obter riqueza. Este método parecia funcionar para ele mas é muito arriscado.

Se você seguir este plano e seu investimento não tem o retorno que você inicialmente planejado, você pode perder todos os seus pertences e até mesmo ter que pedir insolvência se você não puder pagar suas dívidas. Pagar com dinheiro elimina grande parte do risco de qualquer negócio. Isso pode não permitir a você iniciar um negócio agora, mas a eliminação de risco faz valer a pena esperar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *