Mulheres Como Investidoras


Quem toma as decisões de investimento em sua casa? Como são os deveres financeiros divididos entre você e seu marido?

Pesquisas mostram que homens e mulheres têm estilos muito diferentes de investimento. Um estudo feito em 2000 nos EUA mostra que os homens tendem a ter um perfil de trader enquanto mulheres tendem a comprar e segurar investimentos. Quanto mais transações realizadas, mais são as despesas decorrentes; por causa disso, mulheres tendem a sair melhor ao longo do tempo.

Meu pai se tornou um trader depois que os filhos sairam de casa. Ele fazia transações através de uma corretora convencional. Gostava das ações voláteis. Em alguns anos ganhou mais do que seu salário; em outros anos ele perdeu esse montante.

Minha mãe assumiu a gestão dos investimentos quando da morte do meu pai. Ela não tinha o perfil de trader e não fazia transações constantemente. Consultou o corretor, diversificou os investimento e fez o portfolio crescer 50%. Teve uma performance melhor do que meu pai. Era do tipo que comprava e segurava.

Investidoras mulheres famosas?

Quando pensamos de investidores, pensamos em nomes como Warren Buffett. Nomes de mulheres não vêm à mente. Mas existem algumas investidores mulheres famosas.

Nos EUA, Geraldine Weiss foi chamada de a Grande Dama dos Dividendos na década de 60. Tanto o pai como a mãe eram investidores de maneira que ela foi exposta ao ambiente à medida que crescia. Você faz isso? Você fala com suas filhas sobre exemplos e jargão de investimentos?

Geraldine estudou e testou técnicas de investimento. Em seguida, tentou conseguir emprego com corretoras ou empresas de pesquisa sem sucesso. Mulheres não eram contratadas para esses tipo de trabalho naquela época. Como ninguém iria contratá-la, ela resolver trabalhar por conta própria e começou a vender um boletim de investimentos em 1966. Recomendava investir em empresas que pagam dividendos e que crescem a cada ano – mas ela só recomendava a compra quando o preço estava baixo.

Por que se preocupar com investimentos?

Mulheres ainda ganham menos que os homens. Se tudo que você faz é guardar o dinheiro que você ganha, você nunca vai fazê-lo crescer. Você precisa fazer crescer o seu dinheiro para pelo menos acompanhar a inflação.

Você pode ser melhor nisso do que o seu esposo. Como notado acima, estudos mostraram que as mulheres têm uma visão de longo prazo e tomam menos riscos, geralmente resultando em rendimentos mais elevados ao longo do tempo.

Você tem o direito de exercer controle financeiro. Você não tem que abrir mão do controle nas decisões financeiras para seu marido. As mulheres ganham, pelo menos, um terço da renda familiar e hoje em muitas famílias elas são o ganha pão. Mas mesmo que você, mulher, não seja o ganha pão da família, você pode ter mais tempo, capacidade ou inclinação para investir.

Você tem um compromisso com as suas filhas. Nossos pais evitavam falar de finanças e investimentos com as filhas. Isto ficava reservado aos filhos homens. A fim de ensinar e mostrar suas filhas que o investimento é algo que mulheres devem fazer também, você deve demonstrar isso na prática investindo.

De qualquer maneira você precisará fazer isso mais tarde – estatisticamente mulheres vivem mais do que homens. Não espere até que seu esposo morra para aprender. Seja ativa agora que você não está sobrecarregada pela dor e outras preocupações.

Como comecei a investir

Durante os primeiros 10 anos de casamento, não tinhamos dinheiro de sobra ​​para investimento. Inicialmente abrimos uma conta de poupança (para lidar com emergências financeiras); depois disso compramos seguro de vida para cada um de nós e por fim poupamos para dar entrada na nossa casa própria.

Antes de pensar em investir mesmo, pense sobre a construção da rede de segurança. Você deve ter as coisas no lugar, como um fundo de emergência, seguros (vida, saúde, casa, etc) e despesas do dia a dia cobertas. Também faz sentido pagar ou eliminar dívidas em primeiro lugar especialmente no atual ambiente de juros altos.

Quando eu estava pronta para começar a investir, meus pais me ajudaram com algumas ações, títulos e fundos mútuos. Comecei a fazer consultar ao corretor que usavam. Ele gostava de ensinar. Antes de fazer qualquer transação, ele me ensinava porque achava que a empresa era uma boa, como ela se comportava, etc. Além disso, li e estudei livros que meu pai usou para se auto educar. Li também outros livros para continuar a aprender sobre investimentos.

Ao mesmo tempo que você está coloca sua rede de segurança no lugar, pense em aprender sobre finanças pessoais e conceitos de investimentos.

Depois de ter construído a sua rede de segurança e tornar-se financeiramente alfabetizada, comece a investir – usando um dinheiro que, se perdido, não irá causar sofrimento grande. Talvez faça sentido começar a investir com fundos mútuos. Eles têm um valor baixo de abertura de conta e fornecem diversificação. Escolha aqueles com baixa taxa de administração e que siga um dos índices de mercado.

Hoje tenho títulos do tesouro, ações de empresas grandes e médias, fundos mútuos com uma variedade de objetivos bem como mantenho o fundo de emergência e ativos líquidos para outros fins.

Algumas pesquisas tem mostrado que diversificar os seus investimentos através da alocação de ativos (investimentos em setores diferentes, de maneira que quando os preços de um setor vão para baixo, os de outro sobem, mantendo assim o valor do portfolio consistente ou em crescimento) é o melhor método de crescimento de seu investimentos. Eu tenho uma meta de alocação para cada setor e faço reequilibro a cada ano.

Mulheres são investidoras. Você pode ser uma ótima investidora.

Investir não é cirurgia de cérebro. Você não tem que ser uma day trader para investir. Não precisa gastar rios de tempo ou dinheiro para investir. Você pode fazer isso. E acho que você deveria fazer isso – mas antes coloque as coisas em seu devido lugar financeiramente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *