Você tem andado preocupado com o valor das compras que tem feito no supermercado? Mesmo numa situação de controle inflacionário, percebemos que alguns produtos estão aumentando de preço. Muitas famílias percebem que os gastos com alimentos e supermercados sofrem muita variação de preços ao lançar as despesas na planilha.

Como economizar no supermercado? Aqui estão algumas dicas para você tentar manter o controle nos gastos feitos:

NÃO FAÇA AS COMPRAS QUANDO ESTIVER COM FOME
Você já ouviu isto várias vezes, mas não tem colocado isto em prática.
Será que tem fundamento? Pode ter certeza que sim. Mesmo que as pessoas tenham consciência disto, continuam a fazê-lo. O porquê disto? Porque muitas vezes vamos ao mercado logo após o serviço, e como não comemos nada chegamos ao mercado com fome.

Se não tiver outro jeito, procure comer algo antes de começar a fazer as compras no mercado. Você não precisa comer muito, apenas o suficiente para que você não tenha fome, para evitar aqueles impulsos de querer pegar alimentos gostosos que iriam te satisfazer, estando com fome.

NÃO FAZER AS COMPRAS DE MERCADO SEM ANTES FAZER UM PLANEJAMENTO DO CARDÁPIO SEMANAL
Quando vamos ao mercado, sem antes fazer o cardápio da semana, compramos alimentos que achamos que vamos comer, mas no final acabamos não tendo tempo de preparar. Este alimento acaba estragando e vai para o lixo. Acontece com muitas pessoas, andam por todos os corredores do mercado, vai enchendo o carrinho, compra quantidade maior do que vai usar e principalmente, acaba pegando muitos alimentos que são supérfluos.

É uma coisa que não estamos acostumados, mas um dia antes de ir ao mercado, faça um planejamento e prepare uma lista de tudo que precisamos e a quantidade, para não haver desperdícios. Isso evita de você ir ao mercado e comprar alimentos que não estão na sua lista de compras. Mas uma vez que você cria este hábito de listar as suas compras, você precisa cumprir a risca. Senão, não tem o porquê de fazer a lista.

LER OS PANFLETOS DE PROMOÇÕES DOS SUPERMERCADOS
Grandes supermercados sempre estão publicando as suas promoções de produtos da semana em jornais ou em panfletos distribuídos nas casas. Algumas possuem ate web sites onde estão colocando as suas promoções.
Vale a pena você ocupar alguns minutos para dar uma olhada nestas promoções antes de se decidir em qual supermercado você vai fazer as compras. Separe a lista de acordo com as promoções de cada supermercado e isto ajuda muito a você diminuir os seus gastos com alimentação.

EXPERIMENTE CARNES DIFERENTES E TIPOS DE CORTES DIFERENTES

Você já percebeu que quando a carne já vem cortada ou vêm separadas em partes próprias da carne, eles custam um pouco mais do que a carne bruta? Por exemplo, pegue um frango inteiro. Veja o preço de quanto sai o kilo do frango e compare se você pegar partes separadas do mesmo frango, quanto sai o preço?

Vai perceber que pegando partes do frango separadamente, o preço pode chegar até o dobro do preço do frango inteiro (por kilo). Como o frango inteiro vem com osso ele é mais barato. Mesmo comprando com osso só vai dar um pouco mais de trabalho. Então isto significa que pagamos mais caro por causa da comodidade e pressa que temos no nosso dia-a-dia.

A mesma coisa vale para os derivados da carne de vaca e de porco. Experimente comprar peças de carne, sem fatiar.

APROVEITAR AS PROMOÇOES DOS SUPERMERCADOS
Quando a mercadoria em promoção for um produto não perecível e que seja de primeira necessidade, vale a pena comprar mais de um produto. Entram nesta categoria produtos como detergente, papel higiênico, sabonetes, produtos de limpeza, sabão em pó, pasta de dente e alguns outros perecíveis, tomando-se o cuidado de ver o prazo de validade: óleo de cozinha, sal, açúcar, água mineral, arroz, macarrão, café, etc.