Insights da Mensagem de Warren Buffett aos Seus Acionistas


Nos últimos anos, tenho apreciado ler a carta anual de Warren Buffett aos acionistas da empresa dele, Berkshire Hathaway. Estas palavras são cheias de pérolas interessantes e de ideias de todos os tipos, não apenas sobre a gestão do dinheiro, mas sobre a vida.

Para quem não sabe, Warren Buffett é o terceiro homem mais rico do mundo e fez a sua fortuna investindo em ações. Logo, assim como eu, milhares de pessoas prestam atenção no que ele diz ou escreve.

Recentemente foi divulgada a mais recente carta aos acionistas e passei uma tarde lendo-a e fazendo marcações com uma caneta nas partes que achei interessante.

Aqui compartilho com vocês alguns desses pedaços que achei interessante, juntamente com alguns dos meus próprios comentários sobre eles.

“O dinheiro sempre irá fluir em direção a oportunidade e há uma abundância disso na América. Comentaristas hoje muitas vezes falam da “grande incerteza”. Mas pense em, por exemplo, a 6 de Dezembro de 1941, 18 de outubro de 1987 e 10 de setembro de 2001. Não importa o quão sereno está hoje, amanhã é sempre incerto”.

Preparar-se para o futuro é sempre uma boa ideia porque o futuro sempre é incerto. Você não sabe como será o amanhã.

Sou muito a favor – tal como Buffett é – de ter um fundo de emergência muito grande para que você tenha a flexibilidade para lidar com tudo o que vem na sua frente.

“Não deixe essa realidade enganar você. Ao longo da minha vida, políticos e especialistas têm constantemente falado sobre terríveis problemas que enfrenta a América. Ainda assim os nossos cidadãos vivem hoje surpreendentemente seis vezes melhor do que quando eu nasci. Os profetas da desgraça tem esquecido o fator muito importante que é o potencial humano, que está longe de se esgotar e o sistema americano para liberar este potencial – um sistema que tem funcionado maravilhas por mais de dois séculos, apesar das frequentes interrupções para recessões e até mesmo uma Guerra Civil – permanece vivo e eficaz.

Nós não somos mais espertos do que fomos quando nosso país foi fundado, nem trabalhamos mais duro. Mas olhe ao seu redor e veja um mundo além de sonhos de qualquer cidadão colonial. Agora, como em 1776, 1861, 1932 e 1941, os melhores dias da América estão à frente”.

É claro que preparar-se para o amanhã não significa necessariamente apenas se preparar para o negativo. Significa também se preparar para o positivo.

Amanhã pode guardar algo desastroso, mas também pode armazenar algumas grandes oportunidades. Quanto mais você puder se preparar para ambos, vai ser melhor para você.

Novamente, isso é um grande argumento para ter um monte de dinheiro no banco. Quanto mais dinheiro que você tiver, mais capaz de lidar com o negativo e aproveitar o positivo.

Hoje pode ser 10 de setembro de 2001, mas também pode ser o dia antes de você encontrar o amor da sua vida.

“Outras empresas que temos são suscetíveis de aumentar seus dividendos também. A Coca-Cola nos pagou US $88 milhões em 1995, no ano seguinte em que terminamos de comprar suas ações. Todos os anos desde então, a Coca-Cola aumentou seu dividendo. Em 2011, quase certamente vamos receber US $376 milhões da Coca-Cola, mais US $24 milhões do que no ano passado. No prazo de dez anos, eu espero que esses US $376 milhões dobrem. No final desse período, eu não ficaria surpreso ao ver nossa parte dos ganhos anuais da Coca-Cola ser superior a 100% do que pagamos pelo investimento. O tempo é amigo deste maravilhoso negócio”.

Em outras palavras, as ações da Coca-Cola que Buffett comprou em 1995 renderam-lhe algo na ordem de US $750 milhões. Deu para entender?

Ele esperou por essas reservas por dezesseis anos, coletando dividendos a cada ano. Em 2011, Buffett antecipou-se coletando um dividendo de 376 milhões de dólares, aproximadamente metade do que ele pagou pelas ações.

Em dez anos, Buffett espera recolher um dividendo de mais de US $750 milhões. Em outras palavras, ele recebe um dividendo em um ano que excede o que ele pagou pela ação.

Como é que é possível? Paciência. Ele segurou essas ações independentemente de saber se o preço das ações subiu ou desceu. Ele segurou as ações independentemente de uma economia em expansão ou um apocalipse econômico. Ele foi paciente e agora a paciência está sendo recompensada.

Com toda a conversa de negociação de ações e venda na alta e compra na baixa, o simples ato de comprar uma ação que paga dividendos e apenas esperar é esquecido.

“Sem dúvida, algumas pessoas tornaram-se muito ricas através do uso de dinheiro emprestado. No entanto, isso também foi uma maneira de ficar muito pobre. Quando alavancar funciona, você amplia seus ganhos. Sua esposa pensa que você é inteligente e seus vizinhos sentem inveja. Mas a alavancagem vicia. Uma vez tendo lucros com suas maravilhas, muito poucas pessoas conseguem recuar para práticas mais conservadoras. E como temos aprendido na terceira série – e alguns em 2008 – qualquer série de números positivos, por mais impressionantes que os números possam ser, evaporam quando multiplicados por um zero. A história diz-nos que alavancagens muitas vezes produzem zeros, mesmo quando utilizadas por pessoas muito inteligentes”.

Para individuos, a “alavancagem” que Buffett fala equivale a dívida do consumidor.

Às vezes, você pode entrar em dívida para financiar uma compra que vai surpreender todos à sua volta. Como ele pagou por essa casa?

O problema é que no final você tem que pagar a conta e a incerteza do futuro muitas vezes faz com que as pessoas fiquem aquém dos sonhos grandiosos que têm quando primeiro entraram na dívida. Ou ficam presos lutando para conseguir pagar as contas no fim do mês ou, pior, tem a casa tomada de volta por falta de pagamento de prestação, perdendo as coisas depois de tanto dinheiro e esforço gastos.

A melhor solução é evitar a dívida se possível. Os únicos tipos de dívida que fazem qualquer sentido razoável são dívidas de empréstimo para estudos, dívida hipotecária em uma casa pequena razoável e dívida de carro para seu primeiro carro. Depois disso, você deve fazer tudo ao seu alcance para evitar mais dívida.

“Eu não conheci Charlie [Munger, sócio de Buffett em Berkshire Hathaway] até seus 35 anos, embora ele tenha sido criado há 100 metros de onde eu moro há 52 anos. Ele também frequentou a mesma escola pública em Omaha que meu pai, esposa, filhos e dois netos se formaram. Charlie e eu, no entanto, ambos trabalhamos quando meninos no mercado do meu avô, embora nossos períodos de emprego foram separados por cerca de cinco anos. O nome do meu avô era Ernest (que em inglês quer dizer ganhos) e talvez ninguém foi mais apropriadamente nomeado. Ninguém trabalhou para Ernest, até mesmo um menino das ações, sem ser moldado pela experiência.

[…] Ernest nunca foi para a escola de negócios – ele nunca de fato terminou o ensino médio – mas ele entendeu a importância da liquidez como condição para a sobrevivência garantida. Em Berkshire, levamos sua reserva de US $1.000 um pouco além e prometemos ter pelo menos US $10 bilhões em cash, excluindo o que estava separado para contas regulamentadas e para as empresas de estrada de ferro. Por causa desse compromisso, nós habitualmente mantemos pelo menos US $20 bilhões separados para poder suportar perdas de seguros sem precedentes (nosso maior até à data tendo sido de US $3 bilhões do Katrina, a catástrofe mais cara da indústria de seguros nos EUA) e rapidamente aproveitamos oportunidades de aquisição ou de investimento, mesmo durante os períodos de turbulência financeira.”

Mais uma vez, Buffett enfatiza a importância da liquidez – o que significa ter dinheiro que seja facilmente acessível e disponível para lidar com tudo o que possa vir – é uma ótima maneira de estar sempre preparado para o futuro e tudo o que vier.

Berkshire Hathaway tem muito mais em cash do que empresas similares. Naturalmente, ao mesmo tempo, Berkshire Hathaway é incrivelmente bem sucedida. Eles podem lidar com qualquer situação de emergência e podem aproveitar todas as oportunidades que podem aparecer.

Pensar que existe uma grande lição a ser aprendida com relação a como gerenciar suas próprias finanças.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *