Quais os Tipos de Fundo de Ações Existentes?


Não importa quais sejam seus objetivos financeiros, a sua meta no mercado de ações é a de minimizar o risco e maximizar o retorno. Para a grande maioria, isso quer dizer diversificar seus investimentos e esforçar-se em ser paciente. Isso também diz respeito a saber quais tipos de investimento procurar e quais evitar.

A Importância da Diversificação

Se você não é um investidor profissional, diversificar seu portfólio é a maneira mais fácil de minimizar risco. Seu retorno total pode ser reduzido no longo prazo, mas suas perdas totais também serão menores. Para aqueles ocupados, talvez esta seja a melhor maneira de como investir na Bovespa.

Nós gostamos de investimentos que, no geral, equilibrem o potencial de risco e retorno: fundos indexados, fundos de pequenas empresas, fundos de valor e fundos de passivos de alta qualidade. Fundos oferecem diversificação instantânea porque eles investem numa variedade de empresas tanto num mesmo mercado quanto em vários, economizando seu esforço e livrando seu anseio de escolher boas ações individuais. Esses fundos oferecem bons ganhos, taxas baixas e baixos impostos, fazendo-os perfeitos para seus objetivos financeiros de longo prazo.

Fundos Indexados

Fundos indexados são fundos mútuos – isto é, cada ação que você adquire em um fundo indexado, é na verdade uma coleção de frações de ações de cada empresa listada no índice ao qual o fundo está relacionado. Geralmente, fundos indexados tentam acompanhar a performance do Índice Bovespa (Ibovespa). As despesas em fundos indexados são baixas comparadas com os fundos de gestão ativa (que compram e vendem ações com mais frequência).

Fundos indexados são um investimento passivo. Eles seguram as ações por mais tempo, por isso os impostos sobre ganhos não comprometem tanto o seu retorno. E, pelo fato dos fundos indexados seguirem uma política de comprar-e-segurar, eles superam quatro em cada cinco fundos de gestão ativa em termos de retorno. Some-se a eficiência tributária e será difícil superar um fundo indexado em retorno total.

Fundos indexados ao Índice Bovespa são fundos de ações brasileiras blue-chip. Blue chips são ações ou empresas de alta qualidade que contêm longo histórico e provaram ter habilidade para gerar lucro e dividendos a seus acionistas.

Às vezes os dividendos são pagos em dinheiro; às vezes a empresa emitirá dividendos em ações, quando os acionistas recebem ações adicionais baseado na quantidade de ações que possuir.

Fundos Small Caps

Muita gente tem investindo em small caps (empresas pequenas) recentemente. Elas tem mais risco do que fundos blue-chip, mas eles também podem gerar retornos significativamente maiores – principalmente porque, quando as blue-chips estão em baixa, as small-companies tendem a subir. Ao longo prazo – dez anos ou mais – seu fundo small cap pode superar o resto de sua carteira.

Alguns fundos small caps são indexados (passivos) e alguns são de gestão ativa. Para fundos de gestão ativa, as taxas serão maiores, mas às vezes vale a pena pagar um pouco a mais (só um pouco, lembre-se) por um fundo mais rentável.

Fundos de Valor

Alguns dos melhores negócios no mercado vem de ações que estão sub valorizadas ou simplesmente negligenciadas pelos investidores. Ao longo dos anos, ações de valor tendem a tornar-se ações em crescimento (ações emitidas por empresas que possuem histórico de aumento de ganho de capital num rítmo maior que o normal). Mas quem tem tempo para pesquisar e encontrar quais ações são verdadeiras barganhas? Fundos indexados de valor deixam-no tomar vantagem dos maiores dividendos oferecidos por empresas subvalorizadas sem precisar ser um especialista.

Fundos de Obrigações

Fundos de obrigações não gerarão nem de longe o retorno de seus fundos de ações, mas eles proverão um bom contrapeso aos altos e baixos do mercado. Historicamente, investir R$ 1 em passivos para cada R$ 4 que você coloca em ações pode reduzir substancialmente seu risco total sem cortar tanto seu potencial de retorno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *