O que é Dividendo de Ação e Como se Relacionar com Ela


O que são dividendos? Dividendos são pagamentos em dinheiro para pessoas que possuem ações. O dinheiro é geralmente pago com os lucros que a empresa faz.

Mas nem toda empresa paga. Isto não significa necessariamente que possuir ações de empresas que pagam dividendos seja um investimento melhor. Basicamente cada empresa decide a respeito. Ela pode usar esse lucro e reinvestir na empresa ou pode pagar acionistas em forma de dividendos. Pessoas que querem se aposentar podem procurar ações de tais empresas, mas isto pode ser uma estratégia de pernas curtas.

Se você fosse o dono de uma empresa muito rentável, talvez preferisse reinvestir os lucros na empresa. Aqui está o porquê: digamos que você possua ações capazes de retornar 20% sobre cada real investido. Bem …. é preferível que a empresa invista este dinheiro e ganhe 20% ao invéz de pagar os dividendos. Reinvestindo os lucros, o valor da empresa vai crescer e assim também o valor de suas ações.

Mas será que isso significa que toda empresa que paga os dividendos é um mal investimento?

De maneira nenhuma. Algumas empresas decidiram que a melhor maneira de proporcionar um bom retorno para os investidores é a de pagar dividendos e aumentar os dividendos a cada ano. Há muitas razões para isso.

Primeiro, alguns investidores querem simplesmente esta renda. Pessoas à procura de investimentos para aposentados gostam deste tipo de ação. Elas procuram por ações que pagam dividendos. Uma empresa com um longo histórico de pagamento de dividendos e que tem aumentado o pagamento a cada ano é muito atraente. Como resultado, alguns investidores irão disputar entre si a compra de ações, o que irá aumentar o preço das ações. Se isso acontecer, os donos irão obter um aumento no valor das suas ações além dos dividendos. Há algo melhor que isso?

Se você estiver a procura de ações que paguem dividendos regularmente, no que deve prestar atenção?

Há vários ítens a serem checados. Primeiro, certifique-se de que a empresa está pagando os dividendos com lucros e não com a reserva de caixa. Leia o balanço financeiro e as mensagens aos acionistas. Se a empresa paga dividendos crescentemente altos a cada ano, eles teriam que estar lucrando mais a cada ano para poder pagar.

Se, por outro lado, a empresa está pagando dividendos gordos com reserva de caixa ou com a venda de ativos, tome cuidado. Isso pode ser um presságio muito perigoso. Indica que a empresa está diminuindo de tamanho e provavalmente aplicando alguns truques. Estão tentando manter a aparência de que tudo vai bem, pagando dividendo maiores a cada ano. Mas se o dinheiro para pagar estes dividendos vem de outras fontes que não o lucro, isso é sinal de algo mais greve ocorrendo com a empresa.

Além disso, o preço de mercado deste tipo de ação cai quando o dividendo for interrompido. Toda empresa tem seus altos e baixos. Mas se uma empresa é incapaz de atender às expectativas dos acionistas, ela geralmente é “punida” pelos proprietários de ações que se desfazem delas em massa, o que acaba reduzindo o valor.

Finalmente, lembre-se que pagar dividendo não é obrigação. A empresa não tem obrigação de pagar dividendos. Não há nada errado legalmente em parar de pagar dividendos.

Será que este tipo de ação serve para você? Quando começar a investir em ações, você deve saber que há muitas maneiras para gerar renda de seus investimentos. E se você estiver aposentado, não precisa necessariamente ter ações pagando dividendos para gerar renda de aposentadoria. Você pode gerar renda a partir de ações de crescimento (ou de fundo de ações). Dito isto, não acredito que dividendos devem ser seu principal critério para selecionar investimentos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *