Para que serve um orçamento de despesas? Em todo planejamento que eu tenho visto, sempre aparecem dificuldades na sua prática. Para prevenir estas dificuldades, aqui estão as 10 dicas para um bom orçamento doméstico:

  1. Separar o orçamento por categorias que se ajustem a sua vida atual e a forma como está vivendo atualmente.
  2. Fazer um orçamento baseado na sua renda atual.
  3. As categorias e o controle diário das despesas vão mostrar a maneira real como você esta usando o dinheiro agora e assim, onde você pode fazer o corte de algumas despesas. Mas não logo de início, senão poderá deixá-lo desanimado.
  4. Incluir despesas que não aparecem normalmente, como por exemplo, manutenção do carro, seguro da casa, imposto de renda.
  5. Revisão periódica das categorias para averiguar se você precisa aumentar ou diminuir a verba destinada. Fazendo a revisão das despesas gastas, fazer novo planejamento sobre como cortar despesas em cada categoria.
  6. Controlar as despesas pagas à vista. Esta categoria é o maior rombo na maioria dos orçamentos. O dinheiro desaparece rapidamente e caso você não anote tudo o que você gasta, você vera’ que o planejamento inicial poderá fracassar.
  7. Fazer uma coluna para poupança. Assim você poderá reservar todo mês uma parte do seu ganho para uma poupança no futuro.
  8. Fazer um planejamento realista. Orçamento, diferente de fazer apenas as anotações das despesas, significa um planejamento aonde você vai direcionar o seu dinheiro através de metas financeira (poupança para a entrada da casa própria, compra de um carro novo, pagamento de dividas, uma poupança para a aposentadoria, dinheiro para a faculdade dos filhos, viagens ao exterior, etc.) e que vai direcionar como você vai gastar o seu dinheiro. Sem este planejamento não sabemos como gastamos o dinheiro e muito menos, como fazer para guardar.
  9. Através do relatório de despesas, identificamos gastos que não percebíamos quando ainda não se fazia o controle diário.
  10. Para sucesso na prática do orçamento domestico é preciso ter bastante motivação pessoal e ter sempre uma atitude positiva!