É hora de perguntar a si mesmo. Qual o tipo apropriado para você: cartão de débito ou cartão de crédito? Como usar cartão para realizar transações é inevitável hoje em dia, é importante analisar bem seus hábitos financeiros e se assegurar que está utilizando o tipo certo de cartão para seus gastos.

Prós do Cartões de Débito

O cartão de débito retira fundos diretamente de sua conta bancária, incentivando a ter responsabilidade nos gastos. Você vê seu saldo bancário diminuir a cada compra, o que lhe dá um ideia exata de seus hábitos de consumo.

Contras do Cartões de Débito

Se você não ficar atento ao seu saldo, pode acabar estourando sua conta.

Prós do Cartões de Crédito

Se você é responsável no uso do cartão de crédito, isso significa gastar de acordo com seus ganhos e pagar a fatura do cartão por inteiro a cada mês – eles podem ser melhores que cartões de débito em alguns pontos.

Primeiro, o cartão de crédito possibilita você gastar dinheiro sem ter. Eu sei que isso pode parecer uma fria mas é justificável se souber usar de maneira inteligente. Por exemplo, se uma promoção de venda está disponível no início do mês, mas você não receberá o salário até o dia 25, você pode tirar proveito da aplicação usando o dinheiro do banco para a compra. Desde que pretenda pagar a fatura no final do mês, você sai ganhando.

Segundo, vários cartões de crédito possuem bons programas de fidelidade. Você pode concentrar todos os seus gastos no cartão de crédito, acumulando vários pontos que podem ser usados em passagens aéreas, hotéis, descontos ou planos de recompensa em dinheiro. Contanto que você pague a fatura no final do mês, você leva os prêmios sem perder nada.

Terceiro, cartões de crédito oferecem proteção maior aos clientes.

Se você tiver um desentendimento com um estabelecimento, a companhia de cartão de crédito pode cancelar o pagamento e intermediar o conflito.

Para aluguel de carros, alguns cartões de crédito oferecem cobertura contra colisão, furtos e reboque. Isso pode te economizar muito em taxas de aluguel – apenas assegure-se de revisar as políticas da companhia de cartão de crédito antes de concordar ou contratar seguros de aluguel de carros.

Contras do Cartões de Crédito

Todos estamos familiarizados com histórias de pessoas e famílias que lutam para superar dívidas esmagadoras de cartões de crédito. Nós mesmos acumulamos um pouco de dívida alguns anos atrás com compras excessivas, mensalidades escolares e despesas relacionadas. Felizmente, apertamos o cinto por uns dois anos e quitamos nosso cartão de crédito e dívida escolar.

Usado de forma irresponsável, um cartão de crédito pode explodir na sua cara como uma bomba de finanças pessoais. Cartões de crédito com altas taxas de juros podem inflar significativamente os custos de suas compras à medida que você as paga durante um longo período.

Auto-Controle é o Segredo

Faça uma avaliação honesta de seus hábitos de consumo e então determine qual cartão é melhor para você. Em vários casos a combinação de cartões de créito e débito é a escolha mais inteligente de maximizar os benefícios de cada um.