O que é Necessário Para Se Obter Sucesso Financeiro?


Um amigo me perguntou se as perguntas que eu recebo me deixam deprimido porque, francamente, muitas das histórias que eu ouço são estórias tristes. Eu respondi dizendo que na verdade a maioria das perguntas realmente me deixa feliz. Elas me enchem de esperança. Como acho que essa resposta pode ter surpreendido alguns, pensei em discorrer um pouco sobre essa ideia.

Penso que há cinco ingredientes fundamentais para o sucesso das finanças pessoais. Não, ter um monte de dinheiro em seu bolso não é um desses ingredientes.

Minha ideia por trás destes três ingredientes vem não só da minha própria experiência, mas ao ler as histórias de sucesso ao longo dos anos. Algumas pessoas eram ricas e algumas eram pobres. Algumas tinham um grande emprego, enquanto outras estavam desempregadas. Algumas eram mais velhas e outras ainda estavam na escola. Algumas tinham faculdade e pós graduação enquanto outras não tinham nem o segundo grau.

O que essas pessoas possuem em comum?

Não Culpam os Outros

Ao invés de culpar a sociedade, culpando seu empregador, culpando sua mãe ou culpando seu cônjuge, pessoas bem-sucedidas olham para si mesmos para obter respostas. Sim, muitas vezes outros fatores em sua vida foram brutalmente injustos com eles como um cônjuge infiel, um ladrão na noite, um empregador cruel, uma doença, uma lesão, um falecido parceiro ou outras coisas. Sim, eles percebem que outros, por vezes, nos fazem frear. No entanto, eles não desperdiçam sua energia culpando essas injustiças por seus problemas. Em vez disso, eles olham para si próprios e perguntam: tudo bem, esta é a situação, então o que eu faço para tirar o máximo de proveito disso?

Vontade de Aprender

Pessoas bem-sucedidas sabem que não tem todas as respostas, então procuram ajuda de outras pessoas. Leem livros. Fazem perguntas. Obtém várias respostas e depois resolvem suas situações. O simples ato de fazer perguntas mostra que essas pessoas têm uma vontade de aprender.

As pessoas de sucesso também sabem que quando se quer algo, isso não cai do céu. Você tem que trabalhar pelo que quer. Você não vai acordar uma manhã e ter o emprego dos seus sonhos. Você não vai acordar e achar que todos os seus problemas financeiros e pessoais estão resolvidos. Você tem que trabalhar para isso – e muitas vezes, você tem que trabalhar por um longo tempo e corrigir as falhas ao longo do caminho. Essa é parte da equação.

Vontade de Trabalhar

As pessoas são criaturas de hábito e mudar hábitos é algo que nós naturalmente resistimos, pelo menos um pouco. Se você quiser ser bem-sucedido, porém, você tem que estar disposto a mudar. Você tem que estar disposto a fugir dos demônios pessoais e de relacionamentos dolorosos. Você tem que estar disposto a alterar completamente as suas rotinas diárias. Você tem que estar disposto a adotar novas rotinas, mesmo as mais dolorosas.

Objetivo

Este é o último dos cinco principais ingredientes e está ligado aos outros. Um objetivo significa que você claramente definiu onde você quer chegar. Você escreveu, trabalhou seus planos em sua mente e desenvolveu um plano para atingir esse objetivo.

Não importa onde você esteja financeiramente ou pessoalmente, o caminho onde quer chegar tem que passar pelas cinco etapas descritas acima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *