Como Investir uma Quantia Grande de Dinheiro Recebida


Uma pergunto que me faco frenquentemente é como eu investiria se recebesse uma quantia razoável de dinheiro.
Esse dinheiro deve ser investido de uma vez só ou utilizando o método de Custo Médio ao longo do tempo? A resposta depende de vários fatores: de onde veio o dinheiro, a quantia relativa aos investimentos ou economias que você já se possue e como foram investidas antes de receber esta quantia.

Uma quantia fixa pode vir de várias fontes diferentes – uma pensão, uma herança, a venda de um imóvel ou até um ganho na loteria. Vou considerar que você tenha recebido um pagamento em dinheiro ao invés de uma herânça em forma de ações ou imóveis.

Eis 4 regras simples para ajudar a decidir entre a estratégia do custo-médio ou de investir tudo de uma só vez.

  1. Qual é o tamanho desta quantia em relação às economias que você já tem? Se for pequena, independente de onde veio, invista de uma só vez e pronto. Minha regra é de 20%. Se a quantia for de 20% ou menos do dinheiro que você já tem economizado, então invista tudo nos ativos que você já possui. Por exemplo, se você tem 1 milhão de reais em economias e recebe uma herança de mais 200 mil, coloque tudo lá. Se a quantia for maior do que 20%, vá ao item seguinte.
  2. O dinheiro veio da venda de um imóvel? Se a resposta for sim, então já havia um risco de negócio atrelado a esse dinheiro. Neste caso, considere investir metade hoje e aplicar a estratégia de custo-médio com a outra metade ao longo dos próximos 2 anos. Isso dilui o risco de entrada nos mercados que vai investir.
  3. O dinheiro é de uma herânça ou veio de uma fonte da qual você não era proprietário? Aqui é onde a estratégia do custo-médio funciona bem. Recomendo investir 40% agora e aplicar a estratégia do custo-médio com os outros 60% ao longo dos próximos 3 anos para diluir o risco de entrada.

O guia acima oferece boas dicas do momento certo para investir uma quantia fixa, mas não considera onde você deve investir. Isso depende de sua situação financeira – embora receber uma quantia sempre muda isso. Eis algumas regras para auxiliar na decisão de investimentos:

  •  Se a quantia é de 20% ou menos de suas economias, como descrito no nº 1, então a sua alocação de recursos não deve ser afetada. Simplesmente invista de acordo com sua estratégia de investimentos existente.
  • Se a quantia for maior que 20% de suas economias, então você deve revisar toda a sua estratégia de investimentos. Você pode fazer isso sozinho lendo livros sobre investimentos ou pode obter ajuda de um assessor financeiro profissional

Receber uma quantia grande de dinheiro não precisa ser assustador. As escolhas a respeito do tempo certo de investir são bastante simples. Os tópicos acima vão ajudá-lo a determinar uma solução satisfatória e prover a paz de esírito que você procura.


Clique aqui p/ deixar um comentário 0 comentários