O que são Fundos Imobiliários?


Você já quis investir no mercado imobiliário mas só não sabia por onde começar? Eu sempre me interessei em adquirir um imóvel para alugar, para gerar um fluxo mensal de caixa. No entanto, como não tenho experiência como proprietário, não estou pronto para arriscar meu dinheiro para comprar meu primeiro imóvel para alugar.

Investir seu dinheiro suado no mercado imobiliário pode ser uma jogada arriscada se você não souber o que está fazendo. Uma alternativa para compra de imóveis para si mesmo é investir em um fundo de investimento imobiliário. Este tipo de investimento oferece outra opção para lucrar com o mercado imobiliário para aqueles que não estão prontos para se tornar proprietário.

Vamos dar uma olhada neste tipo de investimento.

O que são fundos imobiliários?

Um fundo de investimento imobiliário é uma empresa que possui e opera ativos imobiliários com fins lucrativos e tem a obrigação de distribuir pelo menos 90% dos seus rendimentos de volta aos acionistas na forma de dividendos. Em troca de sua distribuição de renda para os acionistas, as empresas recebem considerações fiscais especiais que muitas vezes resultam em maiores rendimentos para os investidores.

Isso beneficia o investidor que quer gerar um fluxo mensal de caixa, sem os riscos de possuir diretamente uma propriedade. Em vez disso, o risco está distribuído por várias propriedades.

Diferentes tipos de fundos imobiliários

Existem muitos tipos diferentes que se especializam em determinadas áreas do mercado imobiliário. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

  • Hospitais
  • Apartamentos
  • Residenciais
  • Edifícios empresariais
  • Varejo (shopping centers)
  • Industriais
  • Instalações para armazenagem
  • Resorts
  • Hotéis
  • Armazéns

Alguns fundos de investimentos imobiliários se especializam  em certas regiões geográficas, como um estado ou região do país em particular.

Fundos de investimentos imobiliários também se enquadram em três diferentes categorias:

  • Patrimonial – o fundo possui e opera estabelecimentos imobiliária de sua propriedade. A renda provem de pagamento de aluguel das propriedades.
  • Hipotecária – empresta dinheiro para hipotecas para proprietários de imóveis. As receitas provem de juros sobre estes empréstimos hipotecários.
  • Híbrido – Combinação de fundos patrimoniais e hipotecárias que investem em ambas, propriedades e hipotecas. As receitas provem tanto de aluguéis como de juros cobrados sobre os empréstimos.

Como você pode ver, existem muitas opções diferentes disponíveis quando se trata de fundos imobiliários. Os investidores podem escolher por setores imobiliários específicos, localizações geográficas e a maneira na qual a empresa gera receitas. As opções para investir em REITs são muitas.

Como investir em fundos de investimento imobiliário?

Elas abertas são negociadas na Bovespa e pode ser compradas e vendidas como qualquer ação. Ao contrário de possuir uma propriedade diretamente, um fundo imobiliário é uma opção de investimento liquido para investir em imóveis. Como são negociados como ações, um acionista pode comprar e vender ações quando quiser.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *