O que um Bom Plano Financeiro Deve Ter


Como você sabe se o plano financeiro criado especialmente para você pelo planejador financeiro é bom?

Tem havido muita discussão sobre as dificuldades de obter um bom plano financeiro de um planejador financeiro. O problema, na minha opinião, reside em encontrar uma definição simples do que exatamente é um bom plano financeiro.

Um plano financeiro pode ser descrito como um roteiro que foi elaborado para ajudar você a chegar a um destino pré-determinado financeiramente da melhor forma possível. Quando receber um plano financeiro, você vai querer saber, “é este o plano financeiro adequado para mim?”

Esta lista foi concebida para ajudar você a avaliar um.

Será que o planejador financeiro ouviu o que você tinha a dizer?

Você quer um plano financeiro personalizado, ao invés de algo que esta sendo copiado e vendido para todo mundo.

Procure se certificar de que o planejador financeiro identificou e declararou claramente seus principais objetivos financeiros. Por exemplo, eles devem incluir as metas de curto prazo que podem incluir um carro novo e férias. Seus objetivos a médio prazo que podem incluir uma nova casa e seus objetivos a longo prazo, a aposentadoria.

Verifique se o plano financeiro captou sua verdadeira situação financeira atual. Todos os investimentos, passivos, receitas e despesas precisam ser exatos.

O escopo do conselho

Se você pediu um plano financeiro completo, o planejador financeiro deve identificar outras áreas além de investimentos. Ele deve levar em consideração seu planejamento patrimonial, seguros, sua saúde, bens comerciais e quaisquer preocupações que você tem com o futuro.

Um bom plano financeiro irá fornecer uma declaração detalhando o “escopo” do conselho. Esta declaração deve dizer claramente quais as áreas de sua situação financeira que o planejador financeiro está aconselhando e quais não. Por exemplo, o planejador financeiro pode dizer na declaração de escopo de que ele está apenas aconselhando a parte de investimentos.

Por que e Como

No plano financeiro, o planejador financeiro deve dizer claramente o por que de cada recomendação e como elas vão ajudá-lo a atingir suas metas financeiras.

Risco de Investimentos

Você vai precisar compreender bem e estar confortável (isto é, dormir à noite) com os riscos associados ao seu plano financeiro. Ele deve explicar o porque do nível de risco recomendado e como este o risco de investimento vai ajudar você a atingir seus objetivos. Isso é vital porque as coisas correm mal, as pessoas costumam dizer que eles não estavam cientes dos riscos associados ao seu investimento. Não deixe que isso aconteça com você.

Risco de Produto

Você está conhece os produtos e das empresas associadas aos investimentos recomendados e seguros? Você quer ter certeza de que os fornecedores de produtos vão estar na praça daqui a 20 anos? Se você não tem certeza, faça sua própria investigação. Novamente, você precisa saber por que cada produto foi recomendado e como ele vai ajudar você a atingir seus objetivos.

Seu plano financeiro é realista?

Todos nós já ouvimos o ditado “se parece bom demais para ser verdade, é porque não é”. Um bom plano financeiro é, infelizmente, muito chato. Um plano com afirmações mirabolantes para a acumulação de riqueza fácil é algo que você deve evitar.

A quem você pode se queixar se não estiver satisfeito?

Se tudo der errado, você vai precisar saber como apresentar uma queixa e para quem. Todos os bons planos financeiros devem fornecer-lhe informações e detalhes de contato onde você pode apresentar uma queixa, se você não estiver satisfeito com os resultados do plano financeiro. Isso irá incluir detalhes da empresa de onde apresentar uma reclamação.

Concluindo

Um bom plano financeiro pode ser um grande trunfo para garantir seu futuro financeiro. Você precisa desempenhar o seu papel no processo de desenvolvimento e acompanhamento do plano financeiro sendo aberto e honesto com seu planejador financeiro.

Se você não tem certeza das coisas, sempre pergunte “por que” e “como”. Não tenha medo de reclamar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *