O que Faz a Dívida Ser Socialmente Aceitável?


Em boa parte do tempo as conversas sobre a dívida giram em torno de que se a dívida é “boa”/”ruim”, se dívida é apenas dívida e se não podm ser classificados em termos positivos ou negativos. No fundo o que se debate é se a dívida é socialmente aceitável ou não.

Nossa sociedade aceita dívida como parte da vida

Na verdade, a nossa sociedade aceita dívida como parte de nossas vidas. A maioria de nós espera estar em dívida em algum momento de nossas vidas. Na verdade, muitos de esperar para ter dívidas de 15 e 30 anos de duração, devido à expectativa de que um dia vamos comprar casas.

Além disso, como o preço das escolas aumentam, muitos de nós esperamos contrair dívidas para arcar com o custo da faculdade. Empréstimo de estudante está se tornando algo ceitável em nossa sociedade. Lamentamos os níveis de dívida do estudante mas nenhum estudante fica envergonhado por ter dívidas.

Nossa sociedade aceita débito de empréstimo do carro. Não sou exceção. Paguei uma entrada considerável na compra do último carro, mas eu ainda assim tive que pedir emprestado. Mesmo que um carro novo pode não ser uma necessidade e seja possível poupar por alguns anos para comprar um com dinheiro, não vou ficar marcado pela sociedade por financiar a compra de um carro.

O que faz a dívida ser socialmente aceitável?

O que torna dívidas como empréstimos estudantis socialmente aceitáveis enquanto outro tipo de débito, como cartão de crédito são considerados vergonhosos?

  • Compra de um ativo: Um dos maiores fatores para determinar se a dívida é socialmente aceitável ou não é se ela é usada para comprar um ativo. A casa é um ativo. A nossa sociedade vê educação como um ativo. Mesmo um carro, desde que você vá usá-lo para trabalhar e se locomover, pode ser considerado um ativo, apesar da depreciação financeira.
  • Finança planejada ou viver além de seus meios: Se você recorre a cartões de crédito para pagar despesas ou se tiver que recorrer a empréstimo para fins não específicos, você está administrando mal as suas finanças. A compra de casa ou carro, mesmo que comprados com a dívida, é considerada uma compra planejada. Você tem que estar com suas finanças em ordem para ter isso. O uso de cartões de crédito sem pagar o saldo a cada mês significa que você está desperdiçando seu dinheiro.

Endividamento excessivo, não importa o que você compra com ele, é considerado vergonhoso. Se você não pode fazer seus pagamentos de hipoteca ou se você “forçou” suas finanças para comprar um carro chamativo, sua dívida ainda é considerada vergonhosa. Para que a dívida seja socialmente aceitável, ela precisa ser usada para comprar coisas que são consideradas normais e precisa ser acessível ao seu bolso.


Clique aqui p/ deixar um comentário 0 comentários