Você Tem Essa Mania de Continuamente Comprar o que Há de Novo?


Há uns comercias de TV muito inteligentes e divertidos, mas não gosto da atitude que eles tentam passar ao telespectador de que aquilo que você tem só é bom ser for o mais recente e maior. Você compra alguma coisa e isso é ótimo. Mas se sai algo novo o seu não é mais tão bom. O que há de errado com isso? Esse conceito vai te custar muito dinheiro se você deixar ele penetrar seu coração. E a maioria deixa….

Sei que é muito fácil se deixar levar por este tipo de pensamento. Até recentemente eu próprio era assim. Agora não mais fico comprando produtos eletrônicos um atrás do outro. E quando eu o faço não é geralmente o modelo mais novo no mercado que escolho. Há alguns anos obtivemos um bom negócio em uma ótima câmera digital. Eu adorava esta câmera. Achava que esta câmera era incrível. Obviamente ela estava meio riscada pelo uso ao longo dos anos, mas ainda assim as fotos tinham a mesma qualidade que era incrível 4 anos atrás.

Mas na férias perguntei a um desconhecido para tirar uma foto da família. Ele bateu a foto e devolveu a minha “fantástica” câmera. Me perguntou então se eu poderia retribuir o favor. Claro que concordei e ele me entregou sua câmera. Wow! Me senti envergonhado. A câmera dele era incrível.

Agora eu já não me sinto tão orgulhoso sobre a minha câmera. Eu pensava que ela era ótima … agora não tenho tanta certeza. Quase 4 anos se passaram desde que comprei, que é uma vida em matéria de eletrônico de consumo. Isso me fez pensar, será que a gente precisa de uma nova câmera?

Antes que eu percebesse que havia algo melhor pensava que a nossa câmera era a melhor. Nunca reclamei da qualidade das fotos desta câmera. Ele não consome muita bateria ou perde o momento. Nunca pensei que precisava ser substituída até que vi uma nova câmera mais caprichada. Nossa câmera atual atende às nossas necessidades perfeitamente. Na verdade, eu ainda estou descobrindo novos recursos nela. Descobri que era possível filmar há alguns meses atrás.

Como você pode evitar de cair nesta armadilha de precisar do mais recente e maior?

Esteja ciente de que só porque algo novo sai isso não significa que o seu produto faz menos. Um computador mais rápido não faz o seu mais lento. Uma TV maior não faz o seu menor. Um laptop mais fino não faz o seu mais gordo. Claro que eventualmente a tecnologia vai tornar seus produtos obsoletos um dia. Mas isso não acontece tão rapidamente. Meu pai ainda tem um videocassete VHS! Se ele não tem problema em rebobinar suas fitas, você pode viver mais um ano com seu iPhone atual.

Para começar não compre a coisa mais nova no mercado. Se algo mais novo sai você não se importará já que ele não era mesmo o mais novo quando você comprou. Lembre-se que você paga uma taxa extra para ter aquele sentimento de que “sou melhor que você”. Você não precisa disso. Certo?

Conheça suas necessidades. Se o seu telefone, TV, máquina fotográfica, laptop, iPad atende às suas necessidades, então por que você precisa de uma coisa nova? Encontre um produto que se adapte às suas necessidades e não se preocupe com isso. Só atualize se suas necessidades não estão sendo atendidas. Por exemplo, o nosso roteador wireless em casa era terrível. No começo eu estava contente por ter wireless em tudo mas no final eu não aguentava mais um sinal tão irregular. Quando trocamos, houve melhoria e agora estamos felizes com o wireless em todos os quartos da casa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *