O que é Pontuação de Crédito?


Algumas pessoas ficam obcecadas com a pontuação de crédito (chamado também de “escoragem de crédito”), especialmente quando tentam sair da dívida. Sua pontuação de crédito é importante se você está pensando em empréstimos – para obter um empréstimo de carro, comprar uma casa, por exemplo.

Todo ano peço meu relatório gratuito ao Serasa e SPC para verificar se há erros mas, se me lembro corretamente, este relatório não inclui pontuação de crédito.

O que significa pontuação de crédito?

Sua pontuação de crédito indica qual o risco que você representa para seus credores em potencial em comparação a outros consumidores. Maior a pontuação, mais favorável é a sua posição.

O que afeta a pontuação de crédito?

É uma fórmula complexa que leva em conta fatores diversos descritos no seu relatório de crédito, tais como:

  • histórico de pagamentos: se você tem saldo pendente no seu cartão de crédito ou falta de pagamento
  • qualquer cobrança de dívida ou insolvência registrada contra você
  • dívidas: o limite do seu cartão de crédito (seu saldo está perto desse limite?)
  • histórico: há quanto tempo você tem crédito?
  • número de pedidos recentes feitos sobre o seu relatório de crédito: um número alto significa que, após ser recusado por uma credora, você foi pedir à outra, que por sua vez irá solicitar seu relatório de crédito
  • tipo de crédito que você está usando: uma mistura de cartões de crédito e empréstimos

Estes fatores todos não impactam sua pontuação de crédito da mesma forma. Os fatores mais importantes são o seu histórico de pagamento, se você já declarou insolvência e o volume de saldos pendentes.

A maioria dos credores consideraria qualquer pessoa com excelente crédito como de risco muito baixo. Se você estiver a procura de crédito, isto é o que você pode esperar:

  • Você pode ser capaz de obter limites de crédito elevados no cartão de crédito.
  • Muitos credores podem oferecer taxas de juros mais atraentes.
  • Muitos credores podem oferecer incentivos especiais e recompensas que são voltadas aos seus clientes mais valiosos.

É importante compreender que a sua pontuação de crédito não é o único fator que os credores avaliam quando da decisão de lhe ceder crédito.

Diferentes credores definem suas próprias políticas e tolerância ao risco e podem considerar outros elementos, tais como sua renda ao analisar a sua capacidade de crédito para um empréstimo.

Como melhorar sua pontuação de crédito

Aqui estão algumas dicas sobre como aumentar sua pontuação de crédito:

  • Pague suas contas em dia. Embora o pagamento de contas de serviços públicos – água, telefone e eletricidade – não fique registrado no seu relatório de crédito, algumas empresas de telefonia celular podem relatar pagamentos atrasados ​​às agências de crédito, o que pode afetar sua pontuação.
  • Pague suas contas integralmente na data de vencimento. Se você não é capaz de fazer isso, certifique-se que pode pagar o valor mínimo exigido mostrado em seu extrato mensal de cartão de crédito.
  • Salde suas dívidas o mais rápido possível.
  • Não ultrapasse o limite de crédito em seu cartão de crédito e tente manter o seu equilíbrio bem abaixo do limite. Quanto maior o saldo, maior o impacto que tem sobre a sua pontuação de crédito.
  • Reduza o número de pedidos de empréstimos que você faz. Se muitos credores consultam sobre o seu crédito em um curto período de tempo, isso pode ter um efeito negativo na sua pontuação.
  • Crie um histórico de crédito. Você pode ter uma pontuação baixa porque você não tem um histórico de pedir dinheiro e pagá-lo.

Este último ponto é muito interessante e é o que mais espanta aqueles que não estão familiarizados com o assunto. O leigo acha que como viveu sem nunca precisar de empréstimo, ele vai obter um nas melhores condições quando precisar de um, mais favoráveis do que aquele que vive pedindo empréstimos.

É o contrário. É que aquele que já pediu e PAGOU PONTUALMENTE é o que tem a melhor possibilidade. Aquele que provou que paga em ponto tem mais credibilidade do que aquele que nunca provou nada.

É a mentalidade insana do mundo financeiro.


13 thoughts on “O que é Pontuação de Crédito?

  1. O que é grave nesta pontuação e cabe processo. É o cidadão ser retaliado de credito a 5 anos de sua vida, metade de uma década, onde o cumprimento desta pena, restabelece o nome do cidadão para novo credito.
    mas que pelo visto o mesmo continua retaliado, mesmo penalizado 5 anos.
    estas empresas ganham muita vantagem em poucas parcelas. Quando este pais será serio e de verdade um pais justo?

    1. Para começar se pegou emprestimo é pw estava precisando e aceitou as condiçoes de pagamento junto ao banco, o banco sim cobra taxas absurdas esta em contrato e vc aceitou. Pague o que deve e pronto seu nome nao ficara sujo kkkkkkkk

  2. meu nome alexandre,tenho uma empresa mei a cerca de 01 ano e meio,tenho uns 8 cartao de credito,terminei um financiamento de 60 meses, fui tentar comprar um carro e nao consegui por causa dessa pontuação, será é porque eu só pago as faturas com atrazo? e o financiamento que acabou eu so pagava com atrazo tambem?

    1. As empresas nunca dizem claramente os criterios de pontuacao mas no seu caso parece ser o atraso de pagamento, mesmo que voce tenha quitado suas dividas. Tenho duas pessoas que quitaram suas dividas; um pagava em dia e outro atrasava. Obviamente se tiver que escolher um dos dois para emprestar dinheiro, emprestaria para o que paga em dia.

      Enfim, nao so o presente conta; o passado tambem.

  3. ola, meu nome é Luciana, faz alguns dias que estou tentando faz cartão de credito para comprar os moveis para minha nova casa e não consigo pois minha pontuação de credito esta baixa. e ate sou pre-aprovada mais não é aprovado por causa da minha pontuação. como faço para aumentar a minha pontuação?

    1. Voce ja fez algum emprestimo na vida? Pagou tudo? Pagou em dia? Na logica louca das financiadoras, alguem que ja teve divida (e pagou direitinho) tem mais credibilidade do que aquele que nunca precisou de emprestimo ou pagar a prestacao.

      Outras perguntas que voce deve fazer a si mesma estao no artigo acima

    2. Luciana, bom dia!
      Busque solicitar o cartao por outros bancos. No meu caso, fiquei quase um ano aguardando o Itau e o Bradesco autorizar. Os bancos que me atenderam foram HSBC e Sangander. E nem fui no banco optei por lojas conveniadas.

  4. ola sou o Mauricio tentei financiar um carro dando mais da metade de entrada do valor do carro, e não conseguie fiquei indiguinado.Nenhum banco aprovou minha fixa! eles falaram que era por baixa pontuação . depos disso sujei meu nome,agora consegui limpa, sera que consigo faser um financiamento de carro?

    1. A primeira coisa é ir ao Serasa/SPC e checar a sua ficha. Ela é usada no critério de aprovação do empréstimo.

      Uma ficha limpa significa possibilidade enorme de ser aprovado. Digo possibilidade porque a financeira pode ter outros critérios além deste. Ela pode ter também a sua própria lista negra. Se, por exemplo, você sujou seu nome a financeira coloca na lista negra dela e na Serasa.

      Mesmo que seu nome saia da Serasa ela pode não aprovar porque está na lista negra dela e ela pode negar mesmo que seu nome esteja limpo.

      Note que dar financiamento é como festa. Você convida quem quiser e não é obrigado a dar contas porque o vizinho não foi chamado. Da mesma maneira, financiamento é um direito do banco e não um dever…. frustrante mas é assim hoje.

    2. Mauricio uma dica que lhe dou é fazer através de consórcio. Não faço mais nada através de financiamento, além de pagar quase três vezes o valor do carro, é um sacrifício para aprovarem seu crédito. Caso queira posso lhe explicar melhor como fazer. abraço

      1. Daniel Mesquita,
        Quero saber mais informações sobre consórcio, pois estou tentando varias vezes financiar um veículo e nenhuma financeira aprova.

  5. meu nome é Edgar ja tomei enprestimo no itau mas foi o lins que eu nen sabia que eu tnha direito na epoca como não efetuei o pagamento en dia ele colocou o meu nome no cerasa e no spc após muitos juros abuzivos eo paquei de 150,00 eu paquei quase 5.000.00 a divida foi paga e a minha conta encerrada por min mesmo mas para a minha surpresa tuda transação que tento realizar eles dão falta de pontuaçao poia bem nos estamos no nosso pais e somos punidos por eles por favor vamos repensar o nosso poder de liberdade ja que somos uma raçã democratica mas não com gringos.

  6. meu nome e jaqueline, fui para os estados unidos aos 22 anos, voltei agora com 29, e tanto eu qt meu esposo nao conseguimos comprar a prazo, pq em todos os lugares dizem que temos falta de pontuacao de credito, minha conta bancaria tem 3 meses apenas, o que eu e ele devemos fazer pra podermos comprar a prazo, criar uma pontucao de credito! obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *