Como Economizar Dinheiro


Economizar dinheiro é uma dessas coisas que é muito mais fácil de dizer do que fazer. É muito mais do que “gastar menos dinheiro” (embora esta parte seja um desafio em si mesmo). Como conseguir economizar dinheiro ou como guardar dinheiro, como você vai alocá-lo e como  pode ter certeza que ele vai permanecer por lá? Veja abaixo como poupar dinheiro, como definir metas realistas, manter seus gastos sob controle e aproveitar o máximo de seu dinheiro.

1) A primeira coisa é liquidar suas dívidas. Calcule quanto você gasta por mês em pagamento de dívidas e você verá que a eliminação da dívida é o caminho mais rápido para ter dinheiro para economizar. Uma vez que o dinheiro é liberado do pagamento da dívida, ele pode ser facilmente redirecionado para a poupança.

Além disso, quanto mais cedo você acabar com a dívida, menos juros vai pagar e esse dinheiro pode ser economizado.

Se você optar por começar a poupar antes de saldar completamente a sua dívida, veja se é possível fazer consolidação de dívidas para que você não pague muito juros. O único tipo de poupança que deve ter precedência sobre a quitação total da dívida é a criação de um fundo de emergência (tenha dinheiro suficiente para sobreviver de 3 a 6 meses se você perder a sua renda).

2) Estabeleça metas de poupança. Para objetivos a curto prazo, isto é fácil. Se você quiser comprar um blu ray player, descubra quanto ele custa; se você quiser comprar uma casa, determine quanto de entrada você precisa. Para objetivos a longo prazo, como aposentadoria, você precisa fazer um planejamento muito mais elaborado (determine quanto você precisa para viver confortavelmente por 20 ou 30 anos depois de parar de trabalhar) e você também vai precisar analisar como seus investimentos ajudarão você a alcançar esses objetivos.

3) Estabeleça um calendário. Por exemplo: “Eu quero comprar uma casa em dois anos a partir de hoje”. Defina uma data concreta para objetivos a curto prazo e certifique-se que o objetivo é atingível, viável dentro desse período de tempo. Se não for possível, você só vai ficar frustrado.

4) Descubra o quanto você terá que economizar por semana ou por mês para atingir cada uma das metas de poupança que você definiu. Para cada meta, calcule quanto você precisa para começar a economizar a partir de hoje. Para a maioria das metas, é melhor poupar o mesmo montante em cada período.

Por exemplo, se você quiser ajuntar 5 mil reais para dar entrada em uma casa em 24 meses (dois anos), você vai precisar economizar cerca de 210 por mês. Mas se o seu salário é de 400 reais, é bem provável que você não consiga cumprir. Ajuste o seu calendário até que você obtenha um valor realista.

5) Mantenha um registro de suas despesas. O que você economiza pode ser simplificado em 2 perguntas: quanto você ganha e quanto você gasta. Uma vez que você tiver mais controle sobre quanto você gasta, faça uma análise crítica de seus gastos. Anote tudo que você gasta por algumas semanas ou um mês. Seja o mais detalhado possível e tente não deixar de fora as pequenas compras.

Categorize toda compra ou despesa: aluguel, seguro de autómovel, gasolina, gastos com carro, conta de telefone, TV a cabo, gás, eletricidade, alimentação, diversão, etc. Sempre leve uma caderneta com você.

Acostume-se a escrever todos os gastos e guardar os recibos. Uma vez por semana faça uma análise da sua caderneta e recibos. Anote as suas despesas em um caderno maior ou um programa de planilha. Há também muitos programas de computador que poderão ajuda-lo a controlar seus gastos.

6) Corte suas despesas. Dê uma olhada em seus gastos após um ou dois meses. Você provavelmente vai se surpreender quando você olhar: 40 reais em petiscos e refrigerantes, 100 em estacionamento. Você provavelmente verá alguns cortes fáceis de serem feitos.Dependendo de quanto você precisa poupar, no entanto, talvez você precise tomar algumas decisões difíceis. Pense sobre suas prioridades e faça os cortes permissíveis.

Calcule o quanto esses cortes vão poupar por ano e você estará muito mais motivado para economizar.Você pode mudar para uma casa ou apartamento menos caro? Você pode refinanciar sua hipoteca? Você consegue pensar em alguma maneira de como economizar dinheiro em gasolina ou desistir de comprar um carro completamente? Se sua família tem mais de um carro, você consegue desfazer deles e ficar com um?

Você pode obter um preço melhor de seguro de carro? Consulte outras seguradoras e certifique-se que você está recebendo o melhor preço possível. Compre o que está na seção de desconto de lojas de roupas. Ítens de queima de estoque tem preço bem baixo e você pode poupar 50% ou mais.

Você consegue deixar de usar o telefone fixo e usar celular e economizar dinheiro através da Internet usando serviços gratuitos como a Skype? Você consegue viver sem TV a cabo ou satélite? Você pode reduzir a conta de gás, água, luz? Tem como economizar energia elétrica? Tem como economizar combustível? Você pode evitar de comer fora? Comprar alimentos em quantidade? Cozinhar mais em casa?

7) Reavalie suas metas. Subtraia suas despesas (aquelas do qual você não pode viver sem) de sua renda líquida (ou seja, apos a subtração dos impostos). Qual a diferença? Ela corresponde às suas metas de poupança? Digamos que você decidiu que você consegue viver com 2.400 por mês e seu hollerith é de 3.000 por mês. Isso te deixa com 600 reais para economizar. Se não há como ecomomizar dinheiro que precisa dentro do seu orçamento, dê uma olhada no que você está economizando e corte as coisas menos importantes. Ou ajuste o calendário. Como, por exemplo, adiar a compra de um carro novo por mais um ano. Ou talvez você não precise realmente de uma TV de tela grande.

8) Faça um orçamento. Uma vez que você tenha conseguido equilibrar seus ganhos com suas metas de poupança e gastos, faça um orçamento para que você saiba a cada mês quanto você pode gastar em qualquer categoria. Isto é especialmente importante para despesas que variam muito ou que são difíceis de serem controladas (exemplo: vou gastar apenas 50 por mês em entretenimento).

9) Pare de usar cartão de crédito. Pague tudo com dinheiro vivo. Não use nem mesmo cheque. É mais fácil gastar mais quando você está usando cheque ou cartão de crédito porque você não sabe exatamente quanto tem lá. Se você tem dinheiro, você pode ver a carteira vazia. Você pode até mesmo ter um envelope com a quantidade pré determinada de dinheiro alocado para cada despesa com um rótulo ou ter caixas separadas para cada despesa (por exemplo, uma para café, outro para o gás, outra para diversos).

Quando você retirar o dinheiro de uma caixa para uma determinada despesa, você verá quanto resta. Se você precisa de ter cartão de crédito mas não quer ter a tentação de usá-lo no dia-a-dia, feche a parte de sua carteira com uma nota ou imagem lembrando de suas metas de poupança. Cartão de crédito não é inerentemente mal. É uma questão de auto controle. Se você usá-los responsavelmente (ou seja, pagar completamente todo mês), você pode se beneficiar dele.

Mas a razão pela qual as empresas de cartão de crédito ganham dinheiro é que seus clientes acabam gastando dinheiro que eles não tem. A menos que você seja uma das pessoas que podem pagar religiosamente o saldo total todos os meses, não caia nas promoções que as companhias de cartão de crédito usam para seduzi-lo (dinheiro de volta, sistema de pontos e similares).

11) Pague-se primeiro. Poupança deve ser a prioridade número um. Por isso não basta dizer que você vai guardar o que sobra no final do mês. Faça o depósito na sua poupança assim que você receber o salário. Uma forma eficaz e fácil de começar a poupar é simplesmente depositar 10% de cada salário em uma conta poupança.

Se você receber um cheque ou uma soma de dinheiro, digamos 458,44, mova o ponto decimal uma casa para a esquerda e deposite este valor: 45,84. Isso funciona bem e exige pouco raciocínio; ao passar dos anos, você tem uma boa soma na poupança. Em algumas décadas você será um milionario.

12) Sempre sobrestime suas despesas e subestime sua renda.

13) Tem hobby ou passatempo? Um hábito importante para poupar se você tem um hobby é ter uma regra onde você deposita na sua poupança aquilo que você gasta em seu hobby ou passatempo. Por exemplo, se você comprar uma luva de goleiro por 34 reais, outros 34 vão para a sua poupança. Considera poupança como altamente importante para você? Então dobre esse dinheiro de equivalência. Esta regra de poupança vai fazer duas coisas: fazer você cconomizar dinheiro regularmente e rapidamente e mostrar o quanto você está gastando monetariamente em seu passatempo.

14) Se você recebeu dinheiro inesperado ou não planejado, coloque tudo ou grande parte dela em sua poupança, mas continue a guardar o seu dinheiro que entra regularmente também. Você vai alcancar seus objetivos de poupança mais cedo.

15) Faça compras com dinheiro vivo. Use um cofrinho para guardar o troco ou as moedas. Pode parecer insignificante, mas quando acumulados ao longo do tempo podem ajudar você a economizar.

16) Como juntar dinheiro ganhando pouco? A maioria das pessoas pode sempre economizar alguma coisa independentemente dos seus rendimentos. Começando a economizar aos poucos vai ajudar o hábito de poupar. Mesmo que poupe pouco como 5 reais por mês, você vai aprender que não precisa de tanto dinheiro como pensa. Taí uma resposta para aqueles que perguntam como poupar dinheiro ganhando pouco.

17) Se você não pode cancelar todos os seus cartões de crédito congele-os. Falo a sério! Coloque-os em um recipiente, encha-o com água e deixe no congelador. Dessa forma, se você sentir vontade para usar o cartão de crédito, você tem que esperar que o gelo derreter e durante esse tempo você pode vir a cair na real e perceber que você não precisa realmente comprar o que você queria comprar.

18) Se você recebe a mesma quantia regularmente, fica mais fácil de orçamentar seu dinheiro ao longo do tempo. Se você tem renda variável, fica mais difícil antecipar suas despesas porque você não vai saber quando será a próxima vez que você vai receber. Neste caso faça uma lista de categorias em ordem de importância em seu orçamento e preencha os itens na ordem de prioridade. Sempre aja de maneira conservadora; assuma que vai levar tempo para o dinheiro entrar novamente.

19) Use afirmações para se auto conscientizar. Repita essa afirmação para si mesmo: “Dívida não é opção de vida”.

20) Desfrute dos prazeres simples da vida. Durante a Grande Depressão, as pessoas se divertiam sem tem que gastar dinheiro. Adolescentes tinham concursos de dança, todo mundo jogava Banco Imobiliário, montavam quebra-cabeças, liam livros e ouviam rádio. Se reuniam para discutir filosofia ou rezar; jogar poker ou fazer tricô, tocar instrumentos e dançar.

Naquela época era necessário um pouco de imaginação e criatividade, mas eles tinham um monte de diversão sem ter que ir ao shopping center. E você pode também. Muitas das amizades e alianças entre pessoas formadas durante a Grande Depressão com base em tais atividades duraram décadas e décadas.

21) Se você tiver gente que gasta muito dinheiro em seu círculo de amigos, arrange desculpas para explicar por que você não pode sair com eles toda vez.

22) Não faça window shopping com dinheiro no bolso. Você só vai se sentir tentado a gastar um dinheiro que você não pode ter o luxo de perder. Somente faça compras tendo em mão uma lista de compras previamente definida.

23) Depois de uma longa semana de trabalho, você pode estar tentado a algum luxo falando a si mesmo “eu mereço isso”. Mas lembre-se que as coisas que você compra não são presentes para você mesmo. Eles são trocas de seu dinheiro por produtos. Diga a você mesmo: “É claro que eu mereço isso, mas eu posso me dar ao luxo de ter isso? Se eu não puder, isso não significa que eu não tenha valor; eu MEREÇO o objetivo de atingir o meu objetivo de poupar! ”

24) Não tente cortar custos ligados à saúde a menos que você esteja realmente em dificuldades financeiras (como estar morando debaixo da ponte ou ter filhos passando fome). Ir ao médico pode custar dinheiro mas deixar de fazê-lo irá lhe custar mais ainda na frente quando este problema de saúde piorar devido à negligência.


120 thoughts on “Como Economizar Dinheiro

  1. Olá, tenho 20 anos sou estudante de direito e gasto meu salário com a prestação do carro, combustível e outros que na maioria das vezes são gastos DESNECESSÁRIOS, tenho a mania de pensar no bem estar dos outros. Exemplo: Se compro um jogo de panelas porque preciso, lembro que minha irmã, mãe…também precisa e acabo convencendo meu namorado a levar as panelas, tapetes, taças dentre outros. Gasto o que é meu e dele rsrs… Graças a Deus não sou louca por bolsas e sapatos, porque acredito que seria mais difícil. A um ano adquiri uma planilha, porém este ano de 2016 usarei de forma correta e pouparei tudo o que puder, pois quero quitar meu carro e comprar uma casa ou terreno aproveitando assim que meu namorado está quase para colar grau (ENGENHARIA CIVIL) e pretendemos nos casar.
    Muitooooooooooooo obrigado pelas dicas, já imprimi e coloquei na porta da geladeira para jamais esquecer. Beijos e boa sorte a todos e a todas…SOMOS GUERREIROS (AS) e podemos controlar a nós mesmos.

  2. Sem o hábito de economizar ninguém chegara a lugar nenhum, primeiro terá que praticar o hábito da economia.

  3. Nossa! Meu esposo precisa ler isso. Eu ganho um salário e ele nunca menos q três. Eu consigo comprar cursinhos, cursos de três, cinco mil a vista, além de ajudar em casa e pagar minha faculdade e, as vezes, meu esposo ainda me pede emprestado. Graças a Deus eu consigo economizar e o fato de ser consumista me irrita.

  4. Obrigado , hj eu tenho 18 anos e ja estou começando a ter o alto controle sobre meus gastos , tenho o objetivo de compra um carro ou uma moto.

  5. As dicas são boas. Graças a Deus que hoje consegui ter algum dinheiro na poupança. Já liquidei as minhas dividas todas. Só tenho despesas que é o normal. Mas tudo controlado. Tenho 30anos e posso dizer que mudei bastante o meu comportamento de andar a gastar bastante. Obrigado pelas dicas. Abraços.

  6. eu comecei a trabalhar em julho, depois disso nunca mais sobrou dinheiro pra mim… eu so compro e compro.. o pior é que todo mes ainda fica pendurado algumas dividas. quero seguir suas dicas e enfim conseguir juntar um dinheiro pra comprar uma casa..

  7. As dicas aí bem colocadas, valeu a pena ter passado um tempinho aqui lendo, pois, tenho 20 anos, sou digitador na (SMSJACARAÚ), essas dicas mim ajudarão com certeza, pretendo mim casar no final de 2015 e é muito importante se organizar.. Parabéns aos ADMINISTRADORES DO SITE.

  8. Já mensurei meus gastos fixos e os variáveis em uma planilha muito simples que criei no excel. Agora estou observando quais são meus gastos diários, a fim de saber onde estou exagerando, ou até mesmo onde o dinheiro esta indo sem eu perceber. Sou casado, tenho um filho e somente eu trabalho. Minha renda dobrou nos últimos 4 meses, com uma mudança de empresa. Acredito que agora é o momento certo de poupar, e logo logo, conseguir atingir nossos objetivos. Parabéns pelas dicas!!!

  9. OI,OBRIGADO !
    TENHO 13 ANOS E NÃO VEJO A HORA DE COMEÇAR A TRABALHAR ,ESTOU JUNTANDO MEU DINHEIRO PARA NO FUTURO COMPRA UM CARRO E PAGAR FACULDADE ,E VOU ECONIMIZAR MUITO E FAZER DE TUDO PARA NÃO GASTAR COM BESTEIRA …. :)

  10. Porquê procuramos ajuda somente quando ja estamos enforcados… mas fazer o que né, o negocio é começar, ja tinha lido esta matéria, e ja tinha dado inicio, hoje ja faz 10 dias que comecei, ja fiz planilhas dos meus custos e do que terei que pagar… Me apavorei com o quanto eu gasto e do quanto ainda tenho que pagar… sou autonomo e nao tenho salario fixo, Melhor forma de eu me monitorar foi esta… A principio ja esta dando resultados, cortei restaurantes e besteiras.. eu gastava em media 150,00 por cada dia que eu saia para jantar… Agora pretendo quitar minhas dividas que nao estao atrasadas, e abrir uma poupança e começar a poupar um pouco… Abs

  11. Ola gostei muito das dicas e isso me deixou muito confiante ,pois sou uma pessoa ¨doente¨ para gastar e isso tem me deixado desesperado porque preciso começar a economizar;obrigado pelas dicas vou conseguir.

  12. se eu tivesse seguido essas dicas a mais tempo, já teria saído do aluguel. mas nunca e tarde para começar! VOU COMECAR AGORA!

  13. Estou muito satisfeito com as dicas, e os depoimentos, terei que fazer um planejamento urgente em minha vida, já que tenho um ótimo rendimento, mas também tenho despesas com funcionários.
    Quero começar dando um passo de cada vez, o primeiro passo será tirando 10% do que recebo e guarda-lo. Daqui a exatamente 1 ano, terei o prazer se dividir com todos meu sucesso !!!!!

  14. Olá, adorei todas as dicas! Tenho 29 anos, nunca fui do tipo que pensa no futuro, que economiza. Tenho sonhos que são bem possíveis de serem realizados, porém nunca os concretizei por falta de determinação. Hoje vejo que preciso mudar meus hábitos, gastar menos e pensar num futuro melhor. Muitíssimo obrigado por ajudar com essas dicas preciosas!!

    Felipe.

  15. Adorei a dica…
    Estou começando a juntar dinheiro e toda dica é bem vinda.
    Tudo muito proveitoso, colocando tudo em prática.

  16. ola, gostei muito da materia, tempo poicos anos de vida mais ja tenho tudo traçado na minha cabeça, hoje tenho 15 anos de idade, não trabalho ainda ano que vem irei começar a trabalha pois meu sonho é cursa uma faculdade de adiministração, pois desde de meus 10 anos mais ou menos gosto de economizar meu dinheieo que meus pais me dão, não é muito eu comfesso mais eu sei utilizar, sabe semana pasada meu pai me deu 50 Reais, então eu pensei não posso gastar tudo, sou vou compra o mais nescéssario possivél, então eu só coloquei cdts no meu celular eo, resto eu emprestei pra minha irma mais velha, eu emprestava oque eu tinha mais depos ela me pagava com 50 reais, & assim foi feito ela me pagou ontem, minha irma é um tipo de pessoa que gasta o dobro doque ganha, mostrei essa materia pra ela e ela disse que vai tentar seguir as regras!!!! Eu tenho varios planos para ano que vem assim, Que eu começar minha vida profissional vou seguir a pulço firme!!! pois como qualquer adolecente tenho o sonho de ter minha propia casa meu carro, emfim foi valida essas dicas valeu!!!!!!!!

    1. Danilo, com 15 anos e com uma ideia tão madura do seu futuro! Quando li seu comentário não tive dúvidas que daqui a poucos anos (quando terminar sua faculdade de adm por exemplo) será um adulto de sucesso. Dá pra perceber que diferente de sua irmã mais velha, vc tem foco, organização e vai chegar longe. Parabéns.
      Quanto às dicas da matéria, adorei todas. Infelizmente tenho quase 30 anos e nunca fui ensinada a guardar dinheiro desde cedo (pelo contrário, cresci vendo meu pai gastar sempre mais do que ele ganha), então o máximo que consegui até hj foi minha graduação e pós graduação, mas sinto que isso por mais que sejam excelentes conquistas não garantem minha tranquilidade caso eu perca minha renda. Sempre vivi como se o amanhã não existisse e hj estou começando a me conscientizar da necessidade imprescindível que é ter uma poupança.
      Obrigada pelas dicas e boa sorte a todos na conquista dos seus objetivos. :)

  17. Boas dicas! Eu me controlo para conseguir guardar 50% do que eu ganho, depois que eu deposito esses 50% ai considero o que sobra como meu “salário real” e vou administrando o mesmo até o final do mês, assim se parcelei uma compra em 3x, somente entro em outra divida depois de pagar esta, somente concordo comigo mesmo de guardar menos quando uso uma parte deste dinheiro para um investimento, como cursos por exemplo, porque a chance desse investimento dar um retorno maior é muito grande, quando comecei a trabalhar ganhava um salário mínimo, investi na minha formação e hoje ganho cerca de 10 mínimos, ou seja, se eu guardasse 10% nessa época simulando um salário mínimo de 600 reais (Era menos quando eu comecei a trabalhar) e não investisse na minha formação, em 4 anos teria 2.880,00 guardados, hoje com o investimento que eu fiz em mim consigo guardar este valor no mês! Sempre evitei baladas porque acho um gasto desnecessário, um dinheiro que vai e nunca volta…

  18. Estou muito satisfeito pelas…as dicas que aprendi nest site sao optimas e vou por em pratica agora,prq o temp n xpera ningue.obrgd

  19. Oi, nossa que dicas maravilhosas!
    Parabéns pelo site, tenho 18 anos e ganho pouco, mas sou bem decidida e quero ser uma Engenheira Ambiental, meu maior sonho é casar-me com meu namorado Marcelo Dourado, e quem casa quer casa :) essas dicas me deixaram bem animada, ainda este mês quando receber pagamento vou começar a poupar, abrir minha poupança e estabelecer metas, espero vir aqui novamente daqui a quatro anos e dizer que obtive sucesso!
    Muito obrigado, parabéns pelo site.

  20. Excelentes dicas!! Parabéns! eu sempre fui econômica… depois que casei meu marido é mais gastão… acabei ficando um pouco tbm… posso dar uma dica… dicas diárias… tipo montar pequenas frases… colocar o chapolin, seu madruga… qualquer personagem assim… pra gente lembrar sempre de economizar… e compartilhar na internet… facebook… assim as pessoas vão tomando hábito de economizar…

  21. Hoje faz 1 ano que eu li este post e voltei para agradecer. Entre os dias 05/03/13 e o 05/03/2014 conseguí econonmizar 5mil reais. Confesso que foi difícil, ainda mais pra mim que sou jovem ( 22 anos ). Eu digo para vocês que é difícil , mas não impossível. Acho que se eu continuar poupando dessa forma , daqui 3 anos eu consigo terminar de pagar meu apartamento financiado pela caixa, assim o valor que eu pago de prestação será convertido em poupança.

  22. Nossa essas dicas são muito valiosa, agora acho que realmente abrir meus olhos para toda a besteira que fiz. não sei mais o que fazer diante da minha situação, pensei e tantas coisas das piores possíveis….. to enrola com um cartão de credito que não e meu , gastei sem perceber e venho pegando dinheiro emprestado na mão do agiota para pagara s faturas com os juros e que cada dia fica pior. já estou devendo a três pessoas um valor total de 5.000,00 estou desesperada e o pior de tudo que meu marido não sabe de nada pelo amor de Deus como posso resolver essa situação . eu juro por tudo que mais sagradao que nunca mais me envolvo nisso , não consigo nem mais dormi . não faço nada e já estou depressiva. Essas palavras foram de grande importancia para mim já estou me sentindo melhor e motivada. Obrigado mas sei que Deus no seu imenso amor vai me tirar dessa situação.

    1. Acredito que você tenha chegado a uma situação onde não há como sair sem ajuda alheia. A primeira coisa é não criar mais dívida porque isso só ajudará você a afundar mais ainda.

      A segunda é se abrir com seu marido. Sei que isso é difícil e doloroso mas você verá que apos isso você se sentirá um pouco mais aliviada. Fale o mais rápido possível; quanto mais tempo passa mais difícil fica.

      E veja como o seu marido poderá te ajudar. O seu email não é claro a este respeito mas acredito que parte (ou 100%) está no nome dele não? Se sim ele obviamente irá te ajudar porque o nome dele está em jogo também.

  23. olha eu faço tudo usso ai que vçs disserao, menos a questao da poupança, mas vou começar a fazer isso a partir de hj. valeu

  24. OI gostaria de mudar minha vida e queria muito aprender a economizar entro em cada divida boba e nunca consigo sair delas preciso de ajuda .

    1. A ajuda que você precisa é a de ter um mentor para guiá-la. Não se iluda. O problema é de ordem emocional; dívidas são apenas a manifestação no mundo físico deste problema. Logo alguém pagar a sua dívida não funciona porque muito provavelmente você vai criar outra em seguida. É o que a experiência nos mostra.

  25. Boa noite!! Após ler varios comentários aumentou ainda mais a minha disposição de economizar pois este ano e a minha pretensão aliás umas da minhas pretensões é comprar uma moto e um terreno para minha mae e como já disse anteriormente depois de ler comentários empolgante com fé em deus e minha Força de vontade(que é muito grande) conseguirei .

  26. A melhor dica foi de receber e colocar imediatamente alguma coisa na poupança, por menor que seja o valor, o resultado é ótimo, vc se educa e qd puder tb vai colocar muito, eu comecei minha poupança colocando 50 reais hoje consigo colocar mais de mil reais por mês, um terço do que ganho.

  27. Boa Tarde
    Achei ma planilha no google sobre poupar por 52 semanas no final vc economiza R$ 1378,00 , Já Desafie marido a fazer,porém aumentado o valor no qual a planilha indica,até pq precisamos sair do aluguel o quanto antes…Com as dicas do site vai fica mas facil, espero que até o final do ano conseguimos ao menos o valor da entrada, pois com 2 filhos e salario baixo e dificil

  28. OI, aqui em casa nós guardamos as moedinhas é muito legal porque meu filho ajuda e nós sempre conseguimos abastecer o carro e pagar o pedágios da viagem de final de ano com elas !!!!!

  29. Preciso mostrar isso à minha sogra.
    Eu tenho uma renda bem menor do que a dela e vivo tranquila em uma casa que comprei com o meu próprio dinheiro, economizado em alguns anos de trabalho… A sogra, por sua vez, gasta todo o salário dela, do marido e do filho, está endividada e vive reclamando que da casa em que vive, pedindo ao filho que compre uma casa boa para ela. Como? Se ele gasta todo o salário com as contas que ela faz para ele?

  30. prezados, eu ganho 9.000,00 e minha esposa ganha 15.000,00, não conseguimos guardar absolutamente nada…. com o apartamento cheio de tralhas

  31. amei as dicas vou começar hoje mesmo seguir tudo nos minimos detalhes,o site esta de parabens.

  32. Olá, adorei as dicas o site está de parabéns, com certeza vou seguir essas regras ” DIVÍDA NÃO É OPÇÃO DE VIDA” . Obrigada!

  33. adorei as dicas de como poupar o dinheiro, espero que eu consiga estou muito confiante, deus vai me ajudar….

  34. Nossa tenho quise anos e minha mesada mauda p mim quero comprar e comprar qundo xega a hora d pagar é um desastre nossa!
    Mais vou tentar economisar o massimo q posso mais sem eliminar minhas comprinhas até pq eu ñ vivo sem sapatos,blusas e shortis lindo mais vou tentantar comprar uma coisa d cada vés eu m xamo DAYANE MIKAELLYE VOU TENTAR ECONOMISAR……..
    aproposito adorei as dicas ‘-‘

  35. muito boas essas dicas a partir desse proximo pagamento ja dou uma parte para guardar valeu pessoal , pelas dicas abrsss

  36. Dá vontade de dormir uns 5 anos e acordar e pegar o dinheiro no banco kkkkk aaah como é dificil guardar dinheiro =/

  37. Tudo tem seu tempo! já ganhei bons salários durante minha vida e somente este ano de 2013 aos 47 anos de idade decide economizar, tracei uma meta e com muita dedicação irei atingí-la; principalmente após abrir este site que para quem tem determinação e força de vontade é de grande valia. parabéns! pelas dicas….

  38. Achei este site por acaso e me interessei bastante no tema, até mandei o link para o meu namorado. Eu e ele estamos com um plano de guardarmos todo mês R$ 200,00 cada um durante um ano (até agosto de 2014), para comprarmos um terreno e construirmos nossa casa e consequentemente construirmos outra para alugarmos, estamos confiantes que isso dará certo pois a força de vontade está muito grande, é claro e evidente que não deixaremos de fazer certas coisas como por exemplo irmos ao cinema etc, mas se eu puder fazer com que saia mais barato, assistir um filme em casa é até melhor… rsrrsrs
    Queremos muito que esse nosso plano dê certo e sei que dará! Boa sorte a todos.

    1. Me alegra muito ler comentários como o seu, de saber que tem gente no caminho certo e que sabe que nada de significativo na vida é atingido sem sacrifícios apesar dos comerciais da TV sugerirem o contrário. Parabéns!

  39. Foi de grande serventia todas essas dicas,tenho certeza de que se eu seguir todas elas conseguirei economizar muito mais,obrigado desde ja.

  40. com essas dicas minha vida vai anda pra frente vou pra de gasta mesmo tenho que compra uma casa,vou conseguir …se Deus quiser

    1. Desejo boa sorte! Força de vontade é a principal arma para chegar lá e parece que você tem isso.. Muita gente acha que seguir uma receita funciona mas estão enganados.

      Estas receitas só funcionam se você tiver o coração na coisa.

      É como fazer dieta achando que as pílulas vão resolver o problema enquanto a pessoa continua comendo como antes. Nunca vi alguém assim emagrecer.

  41. ganho 6.000.00 por mês, moro sozinha, e estou sempre no vermelho. nunca sei onde eu gasto o dinheiro. ja cheguei a guardar 50.000 na poupança para dar de entrada em uma casa, mas gastei tudo com viagens e baladas. gostaria mesmo de seguir essas dicas, pois hoje estou no cheque especial.

    1. Você passa por uma fase excepcional em sua vida porque tem condições ideais para economizar bem!

      O motivo pelo qual a classe média americana e japonesa economizam bem é uma só: poder ter uma velhice sem dificuldades mesmo sem trabalhar.

      Não desperdiçe portanto esta chance de ouro que a vida está lhe dando agora!

      E lembre-se: a principal arma para vencer é forca de vontade! Isso vai muito além do que dizer a si mesma: “vou economizar x por mês”.

      Viages, baladas e restaurantes são coisas passageiras. O fato de você ter viajado um ano atrás faz com que você esteja satisfeita e não queira viajar este ano? Provavelmente não. Estas coisas não “preenchem o coração”. Não por muito tempo.

  42. Vou procurar realmente se habituar,pois e necessário para que vç tenha um futuro melhor, já gastei horrores e hoje me arrependo bastante.

  43. eu gasto muito mais muito mesmo com besteira eu quero parar com isso mais nao consigo mais um dia irei consegui

  44. Olá, eu faço assim, guardo 10% do meu salário bruto, ou seja, já tenho programado dia 10 pagamento e dia 20 vale para transferir para poupança.
    Sei que ainda é pouco, mais no final do ano, terei salário 13 e poupança.

    Somando mais que 3 salários.

    1. Parabéns! Você está no caminho certo.

      O fato de ser pouco não faz diferença porque o importante é formar hábito de poupar.

      Na verdade começar a poupar quando tiver dinheiro o suficiente não faz sentido porque a pessoa nunca procurou formar o hábito.

  45. ñ sou casado sou solteiro ñ tenho filho mas meu dinheiro ñ dar pra nada,só faço beber gastar com mulheres.quero mudar isso vou economizar meu dinheiro para meu futuro obrigado.pelas dicas

  46. gostei muito eu já estava na economia mais agora eu estou mim sentindo mais forte quantos as dividas show de bola!!!!

  47. Realmente as dicas são muito boas!
    É complicado deixar de gastar, e exige muita disciplina.
    Mas é preciso, antes que vire um bola de neve.
    E não há nada melhor que não dever e ainda ter um dinheirinho guardado.

    Obrigada pelas dicas, tomarei-as para minha vida :)

  48. EU LI, VOU TENTAR FAZER, POIS SEMPRE TENTO ECONOMIZAR E SEMPRE EU GASTO O DINHEIRO. QUERO APRENDER TER O HABTO D ECONOMIZAR SEMPRE. SÓ ASSIM VOU TER ALGO…

  49. Gostei muito das dicas já até copiei alguns pontos importantes que se adapatam a minha realidade, depois de visitar a página da NFP, vendo meus diversos gastos com coisas que não preciso a curto prazo a vista, percebi que poderia economizar até 6 mil reais por ano, agradeço este contéudo por ter me ajudado a chegar a esta meta na minha vida quero comprar uma casa logo.

  50. Oi as dicas sao boas, Aqui vai mais uma: Tenho um cofre só de moedas de 01 REAL, é muito gostoso juntar as moedas quando vou no mercado ja peço o troco só de 01 REAL porque ai eu vou guardar e nao gastar….E já rendeu bastante hem ….Thau thau.

  51. Ganho 4.000,00 por mes e guardo 1.000,00 na poupança, sera que deveria guardar mais? moro so eu e meu marido mas ajudo muito meus filhos.

    1. Embora a sua taxa de poupança seja boa, guarde o tanto que puder! Lembre-se que o livro “Pai Pobre Pai Rico” diz. Você tem dinheiro o suficiente para viver 20 ou 30 anos sem trabalhar? É isto que vai ocorrer quando nos aposentarmos.

  52. Olá ! Gostaria de saber onde aplicar o dinheiro pois poupança não ta rendendo nada menos de 0,5 ao mês . Gostaria de saber onde aplicar melhor meu dinheiro. Parabéns ao site !!!

    1. A pergunta não é tão simples como parece. Primeiro, que dinheiro é esse? É um dinheiro que você pode se dar ao luxo de perder ou que vai precisar sem falta no final de ano? Note que a poupança é baixa mas é segura e tem liquidez alta (isto é, você retira quando quer).

      Outro aspecto é o seu perfil como investidor. Investimentos de alto lucro têm alto grau de risco. Quanto de risco o seu estômago pode aguentar? Veja o artigo sobre tolerância a risco.

      Enfim, as suas condições e o seu perfil psicológico influem na resposta.

  53. Maria Marreiro
    Adorei essas dicas ja gosto de economizar comprei minha casa economizando todo mês. agora quero economizar para comprar uma casa com piscina.

  54. Dou aula particular de violão e canto em barzinhos e restaurantes nos fins de semana, comecei economizando de pouquinho, hoje eu trato a poupança como se fosse uma prestação que tenho que pagar todos os meses, já estou com quase 20.000,00 pra dar entrada na minha casa própria.

    1. 25%. Quanto mais você economizar, melhor será seu futuro. Esta a resposta curta.

      A resposta longa: depende. De quanto sobra no final do mês. E como você sabe disso? Fazendo um controle de quanto ganha e gasta todo mês. Dependendo do caso, 25% pode ser até pouco.

      Mas nunca chegue a conclusão de que não vai economizar porque não sobra dinheiro. Você deve mudar o raciocínio para como fazer sacrifícios para poder economizar.

  55. A poupança deve começar desde o primeiro salário, não importa qto conseguirá guardar mensalmente, pense que é uma dívida mensal e tente colocar no mínimo 10% do que ganha. Aprenda a fazer as próprias unhas, tratar pele e cabelos, faça vc mesma pequena reforma em casa e móveis, troque a academia por passeios de bicicleta e caminhada com amigos. Comprar carro com o dinheiro que conseguiu guardar não é investimento, pq ele só perde valor, o bom é investir a poupança em imóvel pq ele só valoriza.
    Vc só conseguirá mudar seu pensamento qdo realmente desejar poupar e conseguir enxergar como será seu futuro daqui 10/20 ou 30 anos, como vc vai querer envelhecer? Trabalhe muito na juventude enquanto tiver saude e disposição, pq o tempo deixa as pessoas menos ágeis e aí vc DEVERÁ já ter cuidado do futuro. Boa sorte!

  56. ano passado(agosto) eu estava muito endividado, mais eu tinha uma solucao, vender o carro! conseque, limpei meu nome, foi ai que sobrou 2.500.00. um amigo me deu uma proposta de investir com rentabilidade de 3% ao mes, eu nao pensei duas veses! começei a aplicar 600.00, com o juros, hoje boto 800.00.

    hoje eu estou sem carro, (trabalho a 3km da minha residencia 14 dias a noite chego 1:30 da manhâ venho de carona é arriscado andando; sair finais de semana com a namorada é um problema onibus) estou contando minha historia porque tó em duvida entre juntar mais dinheiro, (meta até à copa do mundo 14) ou comprar o carro dando uma entrada pouca e financiando p acabar com essa agonia. à tentaçaô nâo me deixa queto!! o site estar otimo leio muinto. espero respostar?

    1. Acho que você deve pensar primeiro para o que poupa.

      Qualquer a opção feita, acho que você estará sem dinheiro rapidinho. O Brasil ganhando a Copa do Mundo não melhora a sua situação 1 milímetro sequer. Você ou o país não vão ficar mais rico com isso (se estivesse, o Brasil seria milionário).

      Quanto a sair com a namorada de carro, é ela que exige um carro ou você é quer impressioná-la? No primeiro caso, ela não te ajudará a juntar dinheiro num relacionamento a longo prazo se ela liga para isso. No segundo caso, você deve impressioná-la de outros modos (sua inteligência? conhecimento? maneiras? seu jeito de ser?) mas nunca com dinheiro. Quantos anos você ficará de dívida se comprar um carro? Qual a garantia de que ela ficará contigo até o final do dívida?

      Casar com a pessoa certa, sim, é um dos fatores que influenciam na sua capacidade de ajuntar dinheiro ao longo dos anos.

    2. gostaria de saber mais sobre esse investimento que ganha 3% ao mês, pois deposito na poupança todo o mês e ganho menos de 0,5%. Grato!

  57. Por ser menor aprendiz eu ganho puco mas, agora, após ler a matéria, resolvi juntar dinheiro para garantir meu futuro, mesmo sendo pouquinho, acredito que conseguirei comprar minha casa lá na frente. Muito obrigado pelas dicas, elas realmente são valiosas.

  58. mas realmente é dificil, ganhava metade de um salario com treze anos, gastava tudo, com 18 ganhava um salario gastava tudo, hj com 29 crio um filho sozinha, ganho em torno de 3 mil, mas continuo desejando economizar, tirei da poupança, coloquei em uma previdencia privada que nao poderia retirar durante um ano, mas logo retirei para reformar a casa, mas o objetivo era um carro. enfim dificil.

  59. Nossa, eu não consigo parar de gastar, eu tenho vontade de parar mais quando eu vejo já gastei.
    E com esse mal eu nunca consigo concluir meus objetivos financeiros…

  60. o ato de economizar realmente é apenas uma atitude, assim que vc começa não quer mais parar e tudo que vc pode poupar vc vai fazer…

  61. Vixe adorei as dicas são para abrir nossos olhos a esta situação complicada minha meta agora é juntar dinheiro como nunca eu junte…

    1. O que você ganha é mais do que o necessário para começar a economizar. Não é a quantia de dinheiro que dita se você pode ou não economizar; é a vontade própria.

  62. Suas dicas são ótimas. Eu também acredito que o primeiro passo e o mais importante nessa caminhada é a organização das contas.
    Dificilmente uma pessoa conseguirá economizar dinheiro sem colocar algumas regras e dar uma maneirada nas contas a pagar.

  63. Com certeza vale a pena economizar… hoje anoto tudo o que gasto, só compro o necessário e à vista. Meu celular é simples de 120, 00, mas sempre tem crédito e não é bônus.

    Me casei há cinco anos e não fiquei endividada e nem devia um centavo para ninguém.

    Fechei o bufett dois meses antes do casamento e paguei tudo. OBS se não conseguissemos ter o dinheiro necessário para o buffet, não iríamos ter festa . Foi a melhor coisa que fizemos.

    Hoje com o nosso filho, foi a mesma coisa, só compramos à vista e o indispensável, claro que às vezes dou uma escorregadinha e compro uma roupinha, um brinquedo… rss

    No primeiro aninho dele , não faremos festança, apenas uma reunião com amigos ou parentes ( para comemorar pela data festiva… já combinei com o meu marido que não gastaremos mais que 500,00. Em vista de que uma festa com buffet completo seria quase 8.000,00… ou seja… não há necessidade para isso!

    O importante é que quando chega as festas nos organizamos para viajar, ir para hotel e tudo mais , sem icomodar amigos e parentes, mas quando somos convidados para casa deles… rss… não exitamos não…
    Depois da faculdade de Administração comecei a ver que posso ter dinheiro mesmo ganhando pouco… e é verdade quem não sabe administrar 100,00 não saberá administrar 1.000,00. Dentro de 5 anos quero estar bem de vida ou rica kkkk… e me esforço para isso. Aprendi a dizer não para os folgados e opoutunistas ( as vezes amigos ou da família ) … não usamos cartão de crédito em hipótese alguma.

    Com determinação e muuuuuuuuuuuuuuita organização a gente chega lá !

    Boa sorte para todos !!

    1. Boa tarde achei muito importante o que vc comentou tudo verdade. E da pra viver tranquilamente fazendo coisas básicas e sem desperdício. Eu fiz tudo ao contrario e hoje to pagando caro por isso, estou desabafando um pouco pois ninguém sabe da minha situação estou endividada devendo muito ete mesmo para agiota não sei mas o que fazer e o pior meu marido não sabe de nada , tudo por causa de um cartão de credito que nem meu é mas eu tenho fé que eu vou conseguir…. e assim que tudo isso passar seguirei a risca as dicas do site e as sua também. obrigado …… desculpe pelo desabafo

  64. fix uma faxina bazar, tudo que estava guardado sem uso, limpei, embalei, e ofereci a amigos com preços bem acessiveis, deu para recardar um dinheirinho e quitar muitas dividas.

  65. Fica aqui registrado, que a partir de hoje vou deixar de gastar dinheiro com bobagens (pizzas, e etc.) e começar a dar alegria a minha conta poupança, tadinha.

  66. Nossa eu gasto muito quando eu penso que to livre das dividas, eu sempre faço mais, eu ja perdi um namorado por causa disso, pq sempre prometo que não vou gastar mais do que eu devo e sempre gasto…. sou muito compulsiva .. mas agora mais do que nunca eu to com vontade de economizar! vo evita de passar em certos lugares para eu não ficar loca pra gastar! ;)

  67. Adorei as dicas,qualquer um pode segui-las,ganhando pouco ou não,a real é que não tem desculpas,as pessoas não guardam dinheiro por falta de vontade propria…é só querer….Obrigada

  68. bom, eu acho que a tal falta de dinheiro, se introduz, na tal e boa vida que levamos, e comcordo que se queremos um futuro de investimento amplo e siguinificativos , temos sim que sacrificar , alguns prazeres da vida ,,

  69. Congelar o cartão? Depois ele fica inutilizavel não?
    Bom, enfim.. Rs..
    Aprendi muito aqui e com certeza, colocarei tudo em pratica.
    Estava pensando em meios de poupar.
    Decidi dar um basta em todos os cartoes de creditos de diversas lojas que teno para começar e ficar apenas com um, que é o do banco.
    A matéria foi impoartantissima. Obrigada e Parabens.

  70. foi de grande proveito todas essas dicas,muito obrigado por postarem esse tema,principalmente para as mulheres q adoram gastar dinheiro com bobeiras sem grande nexo……principalmente nos shoppings….

  71. caramba!!!! estimulante essas dicas, vou começar amanha mesmo, ja que é dia de pagamento e eu fui a rainha de gastar a toa… só nao vou congelar o cartão de crédito pq ele é multiplo, mas prometo a mim mesma usar com objetivo dentro dessa nova meta de vida

  72. Adorei as dicas! Mas o difícil é seguir todas à risca…
    Eu me esforco taaanto…mas tá difícil guardar dinheiro, acho que é meu salário que é pouco mesmo, rs…
    Abracos!

  73. oi gostaria muito de aprender a economizar,olha ja gastei tanto dinheiro com bobagens,hoje tudo que eu quero é juntar meu dinheirinho,me ajudem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *