Carro Alugado x Próprio: o que Sai Mais Barato Numa Viagem Longa?


Uma viagem que venho planejando há anos é ir da cidade de São Paulo a Itabuna na Bahia de carro nas férias de verão. O que estou tentando descobrir é se é mais rentável alugar um carro ou ir com o próprio carro. O meu tem cerca de 55 mil km rodados.

Conto aqui os achados da minha pesquisa. É difícil ter resposta exata dadas as variáveis envolvidas, por isso este estudo vale mais como uma estimativa.

Primeiro, vamos obter alguns números. A duração da viagem é de 1.600 km. Vamos supor que iremos andar de 300 km em torno de Itabuna. Desta maneira, a quilometragem total será de 3.500 km. O meu carro rende 10 km por litro na estrada. Na sua quilometragem atual o carro vale cerca de 10 mil reais.

Se estiver alugando um carro econ^omico, você vai estar pagando cerca de R$ 1400 de aluguel para a ida e volta. Olhei para diversas empresas de aluguel e encontrou várias estimativas bem diferentes para uma viagem de 2 semanas (R$ 70 por dia).

O carro que peguei como exempo roda 9 kilometros por litro enquanto o meu faz 10. Isso significa que, ao longo da viagem, você vai pagar 40 litros a mais de gasolina, o que daria 100 reais.

O que, acredito, compensaria o custo de manutenção e depreciação que teria se usasse o meu carro.

Neste caso, portanto, o preço é o mesmo. A vantagem é que muitos dos custos associados com seu próprio carro são postergados. Você não paga pela manutenção e depreciação não te afetará agora. Em essência você estará prolongando a vida de seu carro.

No entanto, se alugar um carro que é significativamente mais eficiente do que seu próprio em termos de combustível, é provável que você economize um pouco mais alugando. Mais uma vez, as despesas de aluguel são pagos na hora enquanto os custos de utilização de seu próprio carro serão postergados.

Obviamente tudo isso depende do valor do aluguel que você é capaz de obter. Se for capaz de alugar um carro altamente eficiente em combustível, você pode achar que é mais barato alugar. Caso contrário, é provavelmente melhor dirigir seu próprio carro.

No final, existem alguns fatores que fazem alugar uma opção mais atraente: uma longa viagem ao longo de um curto período de tempo, um aumento na eficiência do combustível. Sem estes fatores, porém, eu prefiriria dirigir meu carro para evitar aborrecimentos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *