1

Como Evitar Desperdício de Comida e Economizar Dinheiro


Você pode se surpreender com a quantidade de comida que sua família joga fora a cada dia, mesmo que você seja esforçada para guardar sobras e preparar porções de tamanho adequado. Sejam os vegetais que sobraram na panela do jantar ou alguns pedaços de sobras de bolo do café da manhã que ninguém comeu, somos por vezes demasiadamente rápidas para jogar comida fora quando há alternativas para evitar tais disperdícios. Reutilizar sobras e orçamentar sabiamentemente ajudam a economizar dinheiro – e recursos. Torne se consciente de quanta comida você joga fora e pense nestas dicas para melhorar a eficiência de sua cozinha.

Guarde as sobras logo que puder

Uma das maneiras mais fáceis de inadvertidamente desperdiçar alimento é deixar os itens perecíveis fora da geladeira por muito tempo. Talvez você não tenha tido tempo de guardar suas compras imediatamente ou você não teve tempo para limpar a cozinha depois do jantar (e os resto de comida não estavam mais em condições de serem reaproveitados). Esta omissão pode sair caro por isso não se esqueça de guardar produtos perecíveis corretamente assim que puder.

Organize sua geladeira e despensa por data de validade

É importante sempre estar ciente de alimentos que têm uma data de vencimento ou que podem estragar rapidamente. Use os antes de estragarem. Em vez de apenas empurrar tudo que está no refrigerador para o fundo para dar espaço para as compra do mês, coloque aqueles com data de vencimento mais curto próximo perto da porta. Isso vale também para a despensa onde você armazena alimentos.

Esteja ciente do tamanho das porções

Independente de estar cozinhando para dois ou dez, determinar o tamanho das porção pode ser um dos maiores desafios de uma mãe na cozinha. Você deve sempre encontrar um equilíbrio entre ter certeza que sua família estará bem servida mas não fazer muito a ponto de haver muita sobra. Aqui vão algumas dicas para o determinar o tamanho das porções:

  • Leia as receitas com cuidado. A maioria delas inclui porções, se certifique que as quantidades que você usa corresponde ao número de pessoas para quem você está cozinhando.
  • Cuidado com as porções das crianças. Certifique-se de eles estão se servindo com apenas o que podem comer. As vezes os pequenos olhos são maiores do que os estômagos pequenos!
  • Esteja sempre preparada para as sobras. Basta ter um número razoável de recipientes de armazenamento de alimentos do tipo tupperware para ajudá-la a guardar as sobras em vez de jogar fora.

Planeja de refeições em torno de sobras

Planejar refeições é essencial se você está quer ser econômica na cozinha. No processo de planejamento, é importante se certificar de que você pode usar até todos os ingredientes que você comprou. Às vezes você tem que comprar em quantidades maiores do que um prato precisa, por isso certifique-se de incorporar esses extras em outros pratos durante a semana. Se você tiver que comprar um grande bloco de queijo, por exemplo, certifique-se que você pode usar o que restar em macarrão, pizza ou pastel de queijo.

Não compre até que você realmente precise

Esta é frequentemente uma das minhas maiores tentações simplesmente porque toda vez que acaba uma ou outra coisa na cozinha, me sinto na vontade ir ao supermercado. Se você planejar as refeições para a semana, comece a semana com refeições que utilize ingredientes que você já tem. Com um pouco de criatividade, ficará surpresa com quantas refeições diferentes você pode criar com o que já tem na geladeira, mesmo que o dia para ir ao supermercado estiver longe.

Aprenda a fazer adubo orgânico com compostagem

Alimentos que se apodreceram ou estragaram deve ser jogados fora por razões óbvias mas em vez de simplesmente jogá-la no lixo, pense em criar adubo orgânico através de compostagem. Você vai ser transformar o seu desperdício de alimento em algo benéfico para o ambiente.

Concluindo

Enquanto ter disperdício alimentar é inevitável a certo nível, o simples fato de estar ciente de quanto alimento sua família joga fora pode ser um impulso para tomar medidas práticas para eliminá-lo. Mais do que tudo, eliminar sobras envolve tomada de decisão consciente sobre cada item alimentar em sua casa. E lembre-se: economizar dinheiro no orçamento alimentar da família poderá ajudá-la a poupar dinheiro para as próximas férias da família!


Clique aqui p/ deixar um comentário 1 comentários