Como Pagamos à Vista Por Nossos Carros


Nos últimos 2 meses estive à procura de um carro novo. Não estava com pressa para comprar um carro novo mas uma oportunidade apareceu: a venda de nosso carro atual de 9 anos a um preço decente para um membro da família. Este tinha comprado um 20 anos atrás e resolveu se desfazer dele ao saber que os consertos sairiam mais caro do que valeria. Decidiu cortar as perdas, economizar dinheiro e procurar por um que durasse de 10 a 15 anos.

Ele achava que nosso carro se ajustava ao que ele queria uma vez que sabia que eu tratava nosso carro bem. Ele tem baixa quilometragem e é um Toyota, conhecido por sua confiabilidade.

Como ele precisava do carro dentro de uma ou duas semanas, tivemos que começar a procurar imediatamente. Graças ao costume de pagarmos a nós mesmo uma prestação de carro mesmo com dividas já quitadas, tínhamos dinheiro para comprar um carro novo rapidamente – sem ter que liquidar a dívida primeiro ou obter aprovação para um empréstimo de banco ou de financiamento na concessionária.

Pagar em dinheiro na compra de carro – isto não é normal?

Muitas pessoas arregalam os olhos quando dizemos isso. Sabemos que poucas hoje em dia fazem o que fazemos – comprar carro à vista. Carro é uma das coisas mais caras e uma das coisas que todo mundo compra, junto com casa. Se não planejar com antecedência, você não será capaz de fazê-lo e não terá outra escolha além de financiamento. Quem pode comprar um carro a vista sem planejar? A maioria (incluindo nós) não ganha o suficiente para tanto.

Poupar para pagar carro à vista é uma boa idéia, embora não seja normal (ser “normal” nunca foi uma boa, mas isso fica para um outro artigo). Depois de ter feito isso algumas vezes você terá dinheiro suficiente guardado para comprar um bom carro usado de 2 a 3 anos de idade a cada 5 a 10 anos, sem nunca pagar milhares de juros novamente.

Compre um carro barato e vá melhorando aos poucos

Como fazer para começar a pagar carro à vista? No meu caso isso significou ter que comecar com um carro surrado com 220 mil km rodados que nenhum dos meus amigos ou colegas iriam querer. Paguei com o dinheiro que tinha ganho em um trabalho por tempo limitado. O carro tinha queimaduras de cigarro no estofamento e bebia muita gasolina mas foi pago em dinheiro. Esse carro me durou alguns anos durante os quais eu poupava dinheiro para o meu próximo carro (esperando que ele fosse um pouco mais agradável).

Quando o carro morreu, comprei um carro usado um pouco mais caro. Este durou 5 anos. Quando ele começou a ter problemas no motor troquei por um com 100 mil km, desembolçando a diferenca.

Continuei poupando para comprar o próximo, que durou 7 anos. Após este, compramos o carro que usamos atualmente, que foi pago da mesma maneira: usando o dinheiro obtido na venda do velho e cobrindo a diferença com dinheiro.

Como pode ver, tenho poupado e pago em dinheiro todos os carros e nunca paguei os juros sobre qualquer um desses carros. Cada vez que compramos um carro escolhemos um que é um pouco mais novo e um pouco melhor. Isso significa que o carro dura mais tempo e que seremos capazes de poupar mais para o próximo carro. Meu carro atual tem estado comigo por apenas 3 anos e provavelmente vou mantê-lo por pelo menos mais 5 anos. Tenho em mente o quanto quero gastar no próximo. Enquanto isso vou continuar a pagar-me a prestação de carro até chegar a este objetivo.

Minha esposa tem seguido um processo similar, começando com um Golf de mais de 10 anos atrás e até chegar ao carro 2009 que comprou na semana passada.

Pague-se a si mesmo e não ao banco

Essencialmente o processo funciona desta maneira:

  • Compre um carro surrado: Economize e pague em dinheiro por um preço acessível. Ele deve durar por pelo menos 2 anos. Não se esqueça de poupar para um fundo de emergência para cobrir eventuais reparos de automóveis.
  • Pague a prestação: Pague a prestação do próximo carro a si mesmo ao invés do banco agora que você tem um carro pago. Use esse dinheiro para pagar à vista seu próximo carro. Este carro deve ser um pouco melhor e mais confiável, já que você deverá ter algum dinheiro da venda do antigo além do dinheiro que você adicionou.
  • Repita: Poupe e pague à vista toda vez que comprar um carro. Toda vez que comprar um carro, você provavelmente vai ser capaz de comprar um carro melhor que o anterior já que você teve mais tempo para poupar e mais dinheiro para gastar. Quanto mais novo e confiável o carro, mais você poderá utilizá-lo e, consequentemente, mais você pode poupar para o seu próximo carro.
  • Invista a diferença: Pegue o dinheiro que você economizou em de juros e investa!

É claro que este cenário vai ser diferente se você é uma daquelas pessoas que prefere ter um carro novo a cada poucos anos.


Clique aqui p/ deixar um comentário 0 comentários