Como Economizar Gasolina


 

Agora que os preços do gasolina estão aumentando drasticamente, todo mundo está sentindo o aperto em suas carteiras. Muitos especulam que deverá aumentar mais ainda. É provavelmente hora de você reavaliar seu consumo de gasolina e encontrar maneiras de esticar sua kilometragem por litro.

Se deve estar se perguntando “como poupar dinheiro em gasolina”. Espero que as dicas de economia de gasolina abaixo te ajudem a poupar algum dinheiro.

  • Manutenção:
    Mantenha seus pneus cheios de acordo com nível sugerido pelo manual ou montadora. Isso ajuda a garantir melhor eficiência de combustível. Além disso, mude o filtro de ar no seu motor regularmente. Na maioria dos carros o filtro de ar é facilmente acessível e você pode trocá-lo em cinco minutos. A manutenção adequada de carro economiza dinheiro a longo prazo.
  • Redução de Peso:
    Manter a sua bola de boliche, tacos de golfe e sacos de areia em seu carro é uma maneira garantida de queimar gasolina desnecessariamente. Considere o peso extra que você pode tirar do carro. Não deixe também o bicicletário montado se eles não estiverem em uso. O vento adicional ajuda a queimar gasolina desnecessariamente.
  • Ignore os Aditivos:
    Não acredite nas “pílulas” de gasolina ou aditivos líquidos que supostamente melhoram a kilometragem por litro. Não há produtos comprovados e alguns podem até mesmo danificar o seu motor. Mesmo que aumentem um pouco a eficiência dos combustíveis, o dinheiro gasto com aditivos anula qualquer redução de custos.
  • Diminua o seu Veículo:
    Esta é provavelmente a mudança mais difícil, mas mais eficaz. A verdade é que um caminhão ou SUV consomem mais gasolina que um carro menor. Da mesma maneira, usar um carro menor ou de gasto de combustível mais eficiente irá diminuir o seu gasto com combustível.
  • Evite dirigir se possível:
    Um pouco de planejamento antecipado pode ajudar você a economizar gasolina. Primeiro, não dirija se um telefonema pode evitar de você ter que sair de carro. Em segundo lugar, planeje fazer o maior número possível de coisas em uma única viagem ao invés de fazer várias viagens separadas.
  • Acelere lentamente:
    É divertido ver o quão rápido seu carro pode ir de 0 a 80 kph, mas borracha queimada da linha no semáforo é sinal de desperdício de gasolina. Não tenha tanta pressa. Quando você acelera, faça-o lentamente e veja a kilometragem por hora subir constantemente. Dirigir agressivamente vai custar mais do que apenas o risco de um acidente.
  • Evite paradas:
    Ao dirigir pela cidade, tente encontrar rotas que exigem o menor número de paradas. Parar e acelerar continuamente requerem mais gasolina do que andar sem paradas. Quando possível, tente evitar parar o carro completamente. Preveja quando você vai precisar parar, tire o pé do pedal e deixe o carro deslizar até o lugar desejado antes de brecar. Se a luz vermelha ficar verde e você está andando a 10 kph, o motor vai exigir menos gasolina para acelerar do que se tivesse parado completamente.
  • Desligue seu carro:
    Quando tiver que parar o carro por mais de 30 a 60 segundos, você vai economizar dinheiro desligando a ignição. Se estiver conversando com um vizinho, desligue o motor. A gasolina necessária para reiniciar o motor será menor do que a necessária para deixar o carro parado durante vários minutos.

Ninguém que possui carro gosta de ver os preços do gasolina subir tão rapidamente mas ao aplicar essas dicas vai economizar dinheiro e ter um pouco de paz de espírito sabendo que você está maximizando o uso de gasolina em seu carro.


Clique aqui p/ deixar um comentário 0 comentários