Ouro x Prata – Qual o Melhor Investimento?


Segundo pesquisas feitas em 2010, os metais preciosos foram alguns dos ativos mais lucrativos dos últimos cinco anos, dando um retorno impressionante de 42%.

Apesar destes números otimistas, os investidores devem analisar a economia atual e o mercado de metais antes de mergulhar neste tipo de investimento. O valor dos metais preciosos tende a flutuar ao longo do tempo, de maneira que analisar cuidadosamente tendências atuais do mercado é crucial para alcançar altas taxas de lucro.

Como o valor de metais preciosos se correlacionam inversamente ao declínio econômico, os preços dos metais preciosos estão mais elevados do que nunca agora.

Atualmente a grande questão dos investidores mentes é esta: qual é o melhor investimento, ouro ou prata?

O ouro tem sido tradicionalmente considerado o melhor investimento pois é o único metal precioso com aumento constante de preço todos os anos durante os últimos dez anos.

Prata é um bom investimento? Prata começou a desafiar o ouro ao triplicar de valor durante o curto período de Junho de 2009 a Abril de 2011 quando atingiu o valor recorde de 49,82 dólares por onça.

Antes de começar a vasculhar sua gaveta de talheres da sua mulher ou mãe, esteja ciente de que a prata caiu para US $ 35 por onça desde a sua alta em Abril de 2011.

Ouro ou prata, qual é o melhor investimento?

A prata é para quem tem mais estômago para correr riscos. Tem altas mais altas e baixas mais baixas. O futuro de prata é totalmente especulativo. Alguns esperam que o valor de prata aumente dramaticamente nos próximos anos dado o crescente valor da prata em projetos de energia verde (como o refletor em células de energia solar).

Alguns afirmam que este é a menor preço de prata por um tempo, uma espécie de calmaria antes da tempestade. Em tempos de alta, como hoje, os preços de prata tendem a subir mais rápido do que o ouro.

Muitos analistas têm declarado prata como o investimento da década e acredito que aumentos extremos no valor de prata são iminentes. Apesar destes pressupostos positivos para a prata, ninguém pode ter certeza de como o seu valor se comportará nos próximos anos.

Já o ouro é um investimento muito mais estável. O valor do ouro está geralmente em ascensão e suas quedas ocasionais tendem a ser limitadas. O ouro é uma excelente cobertura contra a inflação, porque com o aumento da inflação e os declínio do dólar, o valor do ouro aumenta em resposta.

Embora seja mais provável que o ouro tenha retornos estáveis, os retornos tendem a ser mais suaves do que seriam com a prata.

Se você não sabe quanto de risco consegue suportar, dê uma olhada nas vantagens de investir em cada metal.

Vantagens de investir em prata

Prata e tecnologia

Prata tem consistentemente um bom desempenho no mercado de metais preciosos por causa de sua alta demanda em aplicações industriais.

A prata é usada na fabricação de baterias, eletrônicos, automóveis, óculos, painéis solares, sistemas de purificação de água, espelhos, painéis de janelas, fotografias, talheres e até mesmo naves espaciais da NASA.

A prata é também um reconhecido inibidor de crescimento de bactérias e vírus e pode catalisar a produção de novas células humanas (de ferida ou cura de osso) e a regeneração de pele perdida. Nossa sociedade está baseada em tecnologia e uma porcentagem crescente da nossa tecnologia se baseia em prata. Por isso, prata tem se tornado cada vez mais valioso.

Redução das fontes de prata

Como resultado da procura crescente de prata, a oferta de prata é muito mais limitada. Nos últimos vinte anos, a oferta prevista de prata em Londres e Zurique caiu de aproximadamente 350 milhões de onças para uns meros 50 milhões de onças.

Os países não mais mantém reservas de prata. Há atualmente mais ouro acumulado nos cofres subterrâneos de bancos do que há prata existente na superfície.

Prata no mercado

Muitos argumentam que, sendo o preço mais baixo do que o ouro, ela terá um público maior quando for vendida no mercado geral.

Vantagens de investir em ouro

Valor duradouro do ouro

O ouro tem sido, historicamente, o melhor investimento em metais preciosos e seu valor duradouro é prova suficiente de seu valor como um investimento.

Ouro e inflação

Como mencionado anteriormente, o ouro é uma salvaguarda contra a inflação. Quando o valor do dólar é baixo (o que tem sido há quase uma década), investidores trocam dólar por ouro para proteger o valor intrínseco do dólar.

Para esclarecer isso com um exemplo, imagine que o preço do ouro esteja em US$ 10 por onça quando você compra. Se o valor do dólar cai 10%, você vai precisar de US$ 11 para comprar esta mesma quantidade de ouro, já que o dólar tem menor poder aquisitivo.

Ouro e prata são investimentos que valem a pena e cabe a você decidir qual o melhor para você. O ouro é o investimento mais seguro, mas a prata tem um potencial ilimitado. Muitos investidores de metais preciosos gostam de dividir seus investimentos entre ouro e prata para ganhar uma parte das vantagens de cada um.

Você pode começar simplesmente com suas jóias velhas de ouro e prata. Se você está procurando investimentos maiores e mais complexos, peça conselhos a um corretor de metais preciosos.


One thought on “Ouro x Prata – Qual o Melhor Investimento?

  1. Investir em moedas de prata é o melhor investimento concerteza. A prata tem muito potencial, e as moedas tais como american silver eagle ou canadian maple leaf, tem liquidez muito boa nos mercados, pois são moedas reconhecidas internacionalmente. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *