Por Quais Motivos Você Precisaria de um Seguro de Vida?


 

Aqui vai uma série de situações que justificam a necessidade de ter um seguro de vida. Ao ler, verifique qual delas se aplica a você.

  1. Sou o ganha pão da minha casa. Tenho filhos pequenos e minha família é absolutamente dependente da minha renda. Se eu morresse amanhã, eles estariam em apuros.
  2.  Tenho dívidas. Tenho hipoteca, empréstimo de carro, cartão de crédito e outras formas de dívida grande e significante que não poderiam ser pagos pela minha família se eu faleceu amanhã. Isso os tornaria inadimplentes.
  3. Não quero sobrecarregar minha família com despesas de funeral.
  4. Estou poupando para a escola privada ou educação universitária dos meus filhos. Se eu morrer, o tipo de educação que gostaria de fornecer ao meus filhos estariam fora de alcance.
  5. Quero ter um fundo de emergência.
  6. Tenho um filho com necessidades especiais que depende absolutamente de minha renda para o seu cuidado, provavelmente para o resto de sua vida.
  7. Estou preocupado com os impostos. Quero que minha família tenha liquidez o suficiente após minha morte para pagar o imposto imobiliário, de carro e similares.
  8. Quero ter certeza de meus herdeiros irão receber uma parte igual dos meus bens quando eu morrer.
  9. Tenho ativos que não foram tributados ainda e não quero que minha família seja sobrecarregada com estes impostos.
  10. Estou num segundo ou terceiro casamento e gostaria de dar segurança financeira ao meu novo parceiro. Quero evitar qualquer conflito que possa surgir sobre meus bens uma vez que eu morrer.

Olhando para estes casos, você pode ver que alguns são mais amplos em contexto (aqueles de dependem de rendimentos) e alguns são muito mais específicos (como os impostos). Quais os cenários que melhor descrevem a sua situação? Isso vai depender muito de quanto em ativos que você tem ou pode razoavelmente esperar ter quando do falecimento, em que fase da vida você está e a situação da família. Embora estes não sejam todos os motivos para a compra de seguro de vida, eles captam as motivações mais comuns para comprá-lo.

Determine quanto de seguro de vida você realmente precisa

Todo mundo tem uma fórmula que pensa ser a melhor para determinar o quanto o seguro de vida que você precisa. Algumas dessas fórmulas são simples, enquanto outras parecem com algo que só um Albert Einsteun poderia inventar. Mas não se deixe desanimar pela complexidade. Se suas necessidades são mais complexas, um agente de seguros qualificado ou consultor financeiro pode ajudar a determinar a quantidade certa para você. Para a maioria das pessoas, no entanto, os métodos mais simples são muitas vezes os melhores.

A fórmula mais simples e direta para determinar o quanto o seguro de vida que você precisa é:

Renda + Despesas – Ativos = Seguro de Vida Necessário

O melhor ponto de partida para cada um de nós para resolver esta equação é um entendimento simples e franco da nossa própria saúde financeira. Quanto mais complicarmos, maior a chance de que não funcione como o planejado. A vida é bela e dinâmica. Em última análise, seguro de vida não é sobre reduzir algo tão precioso como a vida a números; é sobre nos liberarmos para focar no que realmente nos faz felizes.

Note que mesmo que você pode já possua um seguro de vida, ainda assim é importante pensar na lista acima. Por quê? Porque as suas necessidades pode ter mudado como resultado de certos marcos na vida, como ter filhos, crianças terminando faculdade, mudança de carreira e assim por diante.

Para algumas pessoas isso pode ser um exercício emocional. Basta tentar ser o mais realista sobre a sua saúde financeira. A precisão de qualquer cálculo depende da informação utilizada. Quanto mais ativos (além do seguro de vida) você tiver, mais flexíveis suas previsões sobre as suas necessidades de seguro de vida podem ser. Quanto menos ativos tiver, mais você vai precisar de uma previsão razoável de seu futuro financeiro. Não fique obcecado com os detalhes que você não pode prever razoavelmente prever.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *