O Responsável Pelo seu Futuro Financeiro é Você e Mais Ninguém


Quando Warren Buffett tinha a minha idade, ele possuía algumas empresas. Quando Mark Zuckerberg tinha a minha idade, ele já tinha acumulado alguns bilhões de dólares. Por outro lado, tenho muitos amigos que estão lutando financeiramente agora. Eu estou poupando para nossa comprar a minha primeira casa e mantendo de lado uma parte do dinheiro para a aposentadoria. Nós estamos livre de dívidas e, se tudo correr bem, vamos comprar a nossa primeira casa à vista. Eu deveria estar feliz, não?

Mas não, não estou feliz com minha situação. Eu poderia ter feito melhor. Quero alcançar algo maior na vida, algo maior do que viver livre de dívidas. Sim, para muitos, ficar livre de dívidas é uma meta pesada. Entendo isso. Mas eu já atingi esta meta e agora estou pronto para o próximo objetivo.

Mas o que eu estou fazendo para completar a nova meta? Nada! Sou meio preguiçoso para sair do meu sofá, enfrentar o mundo e ganhar mais dinheiro. Primeiro, vamos dar uma olhada porque muitas pessoas não conseguem ver o dinheiro escoando pelo ralo. Então vamos falar sobre por que você mesmo está impedindo de melhorar suas finanças dado a falta de esforço para ganhar mais dinheiro.

Você é o único responsável por sua saúde financeira

Você confia em estranhos todos os dias. Você confia que sua bagagem não lhe custará mais dinheiro do que você já pagou online? Você checa ao aeroporto e tem uma agradável surpresa. “Isto será um extra de 50 reais; você quer pagar em dinheiro ou cartão?” Bem-vindo ao mundo de negligência. Você ainda quer ganhar mais dinheiro?

Nossos pais nos ensinam que a falta de confiança não é uma coisa boa mas colocar demasiada confiança em outras pessoas não é inteligente também. Você confia em seu mecânico o suficiente para aceitar o preço dele quando leva o carro para consertar? Na minha experiência os mecânica de automóveis são os maiores trapaceiros. Você confia nele para cuidar bem do seu carro, que é bom, mas, você nunca questiona os itens presentes na conta? Será que aquela peça realmente precisava ser substituida?

A filha do seu melhor amigo está vendendo alguma coisa como parte de arrecadação de fundos da escola. Ela pede a você e uma vez que ela é filha de amigos, você se sentiu obrigado a ajudá-la. Lá se vai R$ 10 em coisa fútil. Não precisa nem perguntar se você precisa do material que está sendo vendido, precisa?

Pense em todas as pessoas que você lida, trabalha ou confia. De motorista de ônibus até médicos. Você confia neles para fazer o seu trabalho, certo? Eles fazem o seu trabalho, tudo bem, você está feliz. Será que um expert é igualmente confiável quando se trata de preço? E se ele estiver se aproveitando de sua humildade e roubando?

Você é o maior motivo pelo qual você não é bem sucedido financeiramente. Acredite ou não. Você leu vários artigos e livros de ações antes de decidir comprar esta ação que vale só centavos agora. Ninguém forçou você a comprá-lo, não é?

Quando se trata de viver a sua vida, isso é com você. Outros, incluindo eu, só podemos orientá-lo e aconselhá-lo. Em última análise, é seu dinheiro que é gasto ou seus investimentos que crescem ao longo do tempo.

Experts não merecem confiança automaticamente. Não espero que você acredite em mim cegamente. Não há garantia que um especialista em qualquer área tem seus interesses em mente, nem mesmo um assessor pessoal. O consultor pago por você trabalha por dinheiro. Ele recebe o dinheiro de você e se concentra nos próximos clientes. Estes experts não têm que sofrer com as conseqüências de você seguir os conselhos deles.

Você quer comprar os melhores eletrodomésticos, mesmo que isso não signifique nada porque possivelmente você nunca vai usar o recurso novo que ele traz. Mas você quer impressionar seus amigos.

Você é o pior inimigo de suas finanças

As pessoas ricas são grandes realizadoras. Tenho certeza que você tem amigos e colegas que tem lucros maiores do que seus investimentos ou ganhar mais salário do que você. Porque você não pode alcançá-los ou mesmo vencê-los? Porque você não está disposto a por a mão na massa. Você fica cego e surdo quando se depara com discussões sobre maximização de lucros. Você realmente não sabe como ser rico.

Sempre que você quiser embarcar em algo que parece impossível ou muito difícil, há uma voz que você sempre escuta em sua mente. A voz planta uma semente muito forte de dúvida o que reduz a sua confiança na sua capacidade de gerenciar com sucesso. Você está trabalhando e tem dinheiro suficiente para iniciar a sua própria empresa, mas essa voz de vocês continua dizendo, “isto é arriscado, não se arrisque, não deixe o seu emprego”.

Você tem uma idéia para ganhar dinheiro mas você está relutante em trabalhar com ela. Você tem medo de pedir ajuda. Acha que as pessoas iriam rir ouvindo sua idéia. O problema é que a menos que você revele a sua idéia e peça ajuda aos outros, você nunca vai saber se esta idéia pode realmente dar dinheiro.

Independentemente de onde você estiver financeiramente, você pode definir metas e seguir em frente. Não pare nunca. Defina objectivos mais elevados após atingir um.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *