O que São Dividendos de Ações?


Dividendos são uma parcela dos ganhos de uma empresa que são devolvidos aos acionistas. Quando uma empresa listada na bolsa de valores é rentável, há primariamente sete métodos para reinvestir os seus lucros:

  • Contratar novos funcionários
  • Pagar um salário mais elevado aos funcionários
  • Aquisição de equipamentos e/ou serviços
  • Compra de suas ações no mercado
  • Não fazer nada e guardá-lo para casos de emergência
  • Distribuir o lucro aos acionistas (conhecido como dividendos)

Este artigo discute principalmente o último.

Por que as empresas pagam dividendo?

Uma empresa pode/deve investir na opção mais rentável dentro daquelas disponíveis. O pagamento de dividendos significa que não podem fazer melhor uso do dinheiro dentro da empresa. Alguns investidores vêem dividendos dessa maneira enquanto os outros vêem de forma diferente.

Outros investidores vêem dividendos como um método pelo qual tem um lucro garantido com a sua participação acionária. Afinal, com uma ação sem dividendos você só pode contar tem a valorização da ação. Se a ação não aumenta de preço ou pior ainda, perde valor, o investimento não é rentável.

Um ação com dividendos pode ser visto como uma ação com um componente de debêntures. Você não só possui uma ação de crescimento, mas também obtém retornos anuais como debêntures. Dividendos fornecem um incentivo adicional (na forma de um retorno sobre seu investimento) para possuir ações de empresas estáveis, mesmo que elas não estejam crescendo muito. Muitas empresas, seja elas maduras ou jovens, grandes ou pequenas, pagam um dividendo regular aos seus acionistas. Geralmente as ações que oferecem dividendos não são de alta tecnologia ou em setores de alto crescimento, embora isso esteja mudando.

Os dividendos devem ser aprovados pelo conselho de administração da empresa cada vez que são pagos. Há algumas datas importantes que devem ser lembradas.
Data da declaração – Este é o dia que o conselho de administração da empresa anuncia a sua intenção de pagar dividendos.

Último dia de validade – Este é o último dia onde o ação paga dividendos. Quem vender ações antes dessa data perde o seu direito ao dividendo.

Após este dia as ações compradas ou vendidas já não têm o direito de receber o dividendo. Acionistas receberão o dividendo mesmo que eles vendam o ação posteriormente, enquanto que quem compra depois não vai receber o dividendo. É comum que preço de uma ação diminua a partir do dia seguinte no valor próximo ao que é pago em dividendos. Isso ocorre porque haverá uma diminuição de ativos (dinheiro) de propriedade da empresa, destinada a pagar o dividendo.
Data de pagamento – Esta é a data mais importante. É a data em que os cheques de dividendos serão enviados aos acionistas da empresa ou creditado em sua conta de corretagem. Se você tem esta ação dentro de uma conta de corretagem, normalmente terá a opção de reinvestir os dividendos.

Por que possuir ações que pagam dividendos?

Veja aqui quais são as vantagens e desvantagens de dividendos de ações.

Prós

  • Equilibra a flutuação de preços de ações. Você não mais conta apenas com a valorização das ações.
  • Pode ser uma fonte de renda regular e ótima para os aposentados.
  • Empresas com histórico de aumentos de dividendos oferecem uma maneira de aumentar seus lucros anuais sem fazer nada.

Contras

  • Empresas podem eliminar ou reduzir a qualquer momento seus dividendos.
  • Só porque uma empresa oferece dividendos não significa que eles têm lucro para continuar a pagar dividendos.
  • Como mencionado inicialmente, para pagar o dividendo a empresa está tomando o capital que poderia ser canalizada para outros investimentos possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *