Não Seja Demasiadamente Medroso em Tempos de Baixa da Bolsa de Valores


A primeira regra de investimento é nunca perder dinheiro. Mas no ambiente de investimentos em que vivemos hoje, perder o dinheiro parece ser muito mais fa’cil do que ganhar. Isso pode ser verdade, mas erros de investimento podem ser o resultado de ser demasiadamente agressivo ou conservador.

“Aqueles que tiraram o dinheiro de seus fundos e reinvestiram após o término da crise perderam mais de 20% de crescimento registrado no período”

Um estudo realizado por uma empresa americana descobriu que na recessão americana de 2008, aqueles que tiraram o dinheiro de seus fundos e reinvestiram após o término da crise perderam mais de 20% de crescimento registrado no período. Eles materializaram o prejuízo quando o mercado caiu mas ficaram bom tempo fora da recuperação que teria recuperado seu dinheiro se eles não tivessem feito nada.

Como não sabemos o que virá pela frente, reunimos algumas idéias para você considerar sobre seu portfolio.

Não desista de investir em ações

Talvez ações sejam as mais sensíveis quando os mercados de investimento recebem qualquer tipo de notícia ruim mas isso não significa que eles não têm um lugar em sua carteira. Há vários tipos de ações. Ações que pagam dividendos tem a capacidade de apreciar em valor.

Algumas ações não são tão sensíveis aos movimentos do mercado. Elas mantem seu valor porque, esteja a economia bem ou ruim, existem bens e serviços que as pessoas não podem viver sem. Saúde, combustível e alimentos são alguns exemplos de indústrias que tendem a manter o seu valor.

Não mude com frequência

Você deve saber o comportamento de seu dinheiro em todos os momentos mas isso não significa que você deve mudar seu portfolio toda vez que os mercados sobem ou caem. Manter o rumo é a melhor maneira de construir riqueza. Se houver uma mudança substancial nos fundamentos da empresa que possui, venda as ações dela e compre uma em que você confia.

Mantenha-se investido

Quando as coisas ficam difíceis é fácil querer retirar o dinheiro e ir embora mas não é bom para a sua riqueza. Ninguém pode cronometrar o mercado. Não sabemos quando o mercado vai se mover para melhor ou pior mas estudos têm mostrado que quando você permanece e deixa o dinheiro investido você acaba ganhando mais ao longo do tempo.

Sse olharmos para a história veremos que uma coisa é certa. Mercados sobem e baixam. Enfrentam fases difíceis mas se recuperam. No final, as pessoas que deixam seu dinheiro investido a longo prazo ganham dinheiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *