Quanto um Smartphone Custa na Verdade?


Smartphones são ótimos. Olho para o iPhone ou um celular rodando o Android e me pergunto quantas coisas incríveis eu poderia fazer com um. Checar meu email. Navegar na Net. Ou mesmo em alguns casos fazer uma apresentação. Mas no entanto, toda vez que penso em comprar um para mim, paro e penso sobre o que ele realmente iria me custar, já que estou numa posição em que não há “necessidade” de ter um.

Os custos reais e meio escondidos de um Smartphone

 “Os custos  são muitas vezes maior do que se pagaria por um telefone celular comum”

O custo mais óbvio de um smartphone, além do preço de compra inicial, está nos serviços extras. Os custos destes serviços são muitas vezes maior do que se pagaria por um telefone celular comum, desde que você “precisa” obter um plano de dados para tirar o máximo de seu smartphone. É uma despesa recorrente que vem todo mês.

Mas existem outros custos associadas. Alguns deles:

  • Aplicativos: Custa dinheiro comprar e jogar Angry Birds. Se costuma comprar aplicativos, você terá aqui um sugador de dinheiro pequeno que podem acumular até se tornar uma grande soma.
  • Acessórios: Fones de ouvido para que você possa ouvir música. Fone de ouvido bluetooth para que possa dirigir com as mãos livres. Capas incrementadas que lhe permitem expressar sua personalidade. Smartphones vêm com uma série de opções de acessórios e pode ser fácil comprar um deles se você não se auto vigiar.
  • Fácil de comprar: compras com acesso instantâneo podem sair muito caro e muito rapidamente. Quando não há nada para impedi-lo de comprar, a qualquer hora, não importando onde está, você tem um problema sério com despesas.
  • Desperdicio de tempo: Tempo é dinheiro. Pense no que poderia estar fazendo com o tempo que você gasta em seu smartphone. Se estiver jogando ou atualizando seu status no Facebook quando deveria estar trabalhando, você pode colocar seu emprego em risco através de redução da produtividade. E se fosse em casa? Poderia ganhar uma renda extra com um empreendimento nas horas livres em vez de ficar mexendo no seu smartphone. E, mesmo se você não se importa com o dinheiro, poderia estar colocando seu relacionamento com sua esposa em risco por causa da sua obsessão.

É verdade que smartphones podem ser úteis. Se monitorar seu uso e for cuidadoso como gasta o seu dinheiro nele, eles podem ser ferramentas que mantêm você conectado e produtivo. Mas se não for cuidadoso, um smartphone pode custar-lhe mais do que imagina.


One thought on “Quanto um Smartphone Custa na Verdade?

  1. Finalmente alguém criticando sobre a realidade. Posso adicionar uma obs, sem contar que você é quase que obrigado a comprar um todo ano devido ao sistema operacional e o peso da moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *