Você Consegue Dormir Tendo Seu Dinheiro Investido em Ações?


“Você dorme bem à noite sabendo que todo o seu dinheiro está em ações?”. Alguém me perguntou isso recentemente, sobre como eu me sentia em relação aos últimos temores sobre a Grécia, o euro, taxas de juros mais elevadas nos EUA, etc.

Eu durmo muito bem por dois motivos. Primeiro porque, ao contrário da pergunta, não coloco todos os ovos numa cesta só. Professo e sigo uma estratégia de alocação de ativos que tem exatamente este objetivo, o de protegê-lo de grandes perdas.

Mas mesmo assim a pergunta é pertinente porque a maior parte do meu dinheiro está alocado em ações. E aqui vai a segunda resposta: durmo bem porque ignoro o barulho da mídia. Há muita desgraça económica na internet, jornais, rádio e televisão. A realidade e o que a mídia retrata são duas coisas diferentes. A mídia está focada na venda de espaço publicitário e más notícias vendem jornais e aumentam o Ibope da TV.

Você tem que aprender a ignorar o ruído de mídia, mantenha o bom senso e siga a filosofia de investir em ações de valor. Isto irá fazer muito bem a você. A economia mundial tem sofrido com a crise do petróleo, 9/11, a guerra no Afeganistão, a guerra no Iraque, a crise de crédito em 2008 e recessões. A história tem mostrado que a economia sobrevive e ainda existem hoje empresas que têm pago dividendos por décadas. Estes são os tipo de empresas em que invisto. Seleciono empresas de qualidade à prova de recessão e compro quando estão subvalorizadas. E relaxo porque o tempo está trabalhando para mim. Não há necessidade de pânico.

Durmo muito bem e você também deveria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *