Investimento Versus Especulação


Você é um investidor ou especulador? Ou você é um especulador que pensa que é um investidor? Ao longo dos anos que ouvi gente dizendo coisas como “Vou jogar o mercado de ações. Vou jogar algumas centenas de reais nesta ação. Se tiver sorte posso me aposentar em breve”. Quando se fala de ações, nunca menciono a palavra “jogo” ou “sorte”. Estas palavras pertencem aos casinos e não para investimento do seu dinheiro suado.

Há uma grande diferença entre investir e especular. Benjamin Graham fez um excelente trabalho explicando a diferença em seu livro “O Investidor Inteligente”. Benjamin Graham, o pai do investimento em ação de valor, era professor e mentor de Warren Buffett na Universidade de Columbia. Graham sentiu que a diferença entre investir e especular era tão importante que dedicou um capítulo inteiro a este tema e fez dele o primeiro capítulo de seu livro.

No livro “O Investidor Inteligente” Graham descreve a diferença entre investir e especular como: “Uma operação de investimento é aquela em que análises mostram que ela mantém o principal seguro e trazem um retorno adequado. Operações que não satisfazem estes requisitos são especulativas”.

Os meios de comunicação são os culpados pelo equívoco, pois falsamente rotulam qualquer compra de ações como investimento. Na realidade você não é um investidor se comprar ações porque:

  • um amigo ou colega de trabalho lhe deu uma dica “quente”
  • comprou sem fazer nenhuma pesquisa
  • comprou sem qualquer pesquisa sobre a empresa que está comprando
  • acha que pode ter sorte e ganhar algum dinheiro rápido
  • todo mundo está comprando ações

Eu próprio cometi todos os pecados acima. Comecei a comprar ações em 1999 e eu acreditava que estava investindo. Na verdade eu não tinha idéia do que estava fazendo. Simplesmente seguia a multidão e pensava que poderia ganhar algum dinheiro rápido. Tudo isso mudou quando o mercado caiu e comecei a fazer algumas pesquisas para que não cometesse os mesmos erros novamente.

Um investidor é aquele que:

  • entende como a empresa que está pensando em comprar ganha dinheiro
  • protege-se de perdas através da compra de empresas de qualidade quando eles são subvalorizadas
  • ignora o barulho da mídia divulgando a mais recente “próxima onda”

Ao considerar uma ação para compra, não pense nisso como um pedaço de papel (um certificado de ações). Pense nisso como a compra de propriedade de uma empresa. Se tivesse o dinheiro você compraria a empresa inteira? Se não, reconsidere porque quer comprar ações dessa empresa.

As pessoas que investem ganham dinheiro para si; pessoas que especulam ganham dinheiro para suas corretoras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *