O Índice de Pagamento de Dividendos e Lucros Retidos


O índice de pagamento de dividendos

O índice de pagamento de dividendo é um número importante de se observar. Esta taxa indica o quanto de lucro é necessário para pagamento do dividendo. Em outras palavras, o quanto de lucro a empresa paga aos acionistas. O oposto é o “lucro retido” (veja ítem seguinte). Tudo o que é não pago como dividendos permanece na empresa como lucro retido. Mas primeiro vamos nos concentrar no índice de pagamento. Aqui está um exemplo: se uma ação tem um taxa de 35%, isto significa que para cada real de lucro, a empresa paga 35 centavos aos acionistas. Isso também significa que eles necessitam de 35 centavos de cada real ganho apenas para pagar dividendos. À primeira vista, essas duas afirmações podem parecer exatamente as mesmas, mas experimente substituir o índice por 120%. Isso significa que para cada real lucrado, a empresa paga 1 real e 20 centavos. Isso também significa que eles precisam de 1 real e 12 centavos de cada real lucrado para pagar dividendos. Quando uma empresa tem uma taxa alta, você tem que pesquisar e descobrir como a empresa espera continuar a pagar estes ganhos e sobreviver.

Lucro retido

Lucro retido é o oposto do acima pois é o lucro não transferido aos acionistas. Se uma empresa gera um real de lucro e paga 35 centavos aos acionistas, o resto (65 centavos) é o lucro retido. Este número também é importante porque tudo o que é retido geralmente é reinvestindo, adicionado valor à empresa e, consequentemente, aumentando o preço da ação. Como um investidor de dividendos, o que você prefere? Um índice de pagamento alto para que você receber um cheque de dividendos gordo? Ou uma alta taxa de lucros retidos para que você possa ter uma apreciação de preço de sua carteira de ações?

Pagamento ou lucro reinvestido?

Obviamente seria bom ter ambos. Mas às vezes você tem que se contentar com um ou outro. A chave é descobrir em que parte do ciclo de crescimento a sua empresa está. Se estiver em fase madura e é considerada um “dinossauro”, ou seja, a empresa é um gigante que tem estado há tempo no mercado e paga dividendos de forma consistente, é de se esperar que tenha uma alta taxa de pagamento. Se você está avaliando uma empresa que está nos estágios iniciais da sua fase de crescimento, eles podem não estar sequer pagando dividendos ainda. Mas se estiverem, é natural que tenham um índice menor de pagamento de modo que terão mais lucros retidos para reinvesti-los ​​no negócio.

Outro bom motivo para conhecer o índice de lucro retido é que ele é usado para estimar o crescimento para a empresa. A taxa de crescimento sustentável pode ser calculada multiplicando-se o retorno sobre o capital pelo índice de lucros retidos. Esta taxa de crescimento diz o quanto a empresa deve crescer e como ela pode sustentar esse crescimento com a quantidade atual de alavancagem financeira. Retorno sobre o patrimônio é uma função do lucro líquido e patrimônio: quanto lucro líquido a empresa tem expresso em percentagem do patrimônio. E como mencionei antes, lucros retidos fazem parte do patrimônio.


Clique aqui p/ deixar um comentário 0 comentários