1

5 Passos Para se Livrar da Dívida Antes da Velhice


Nem todo mundo pode chegar aos 60 anos sem dívidas. Mas se realmente quiser, você pode. Na verdade, se seguir os passos seguintes, pode ter certeza disso.

Veja como você pode ter uma velhice sem dívidas:

1. Compromisso

Completar 60 anos sem ter dívidas é uma meta enorme. Não é fácil e é preciso sacrifício e trabalho duro. Haverá momentos em que você não vai se divertir. A única maneira de passar por esses tempos difíceis é estar 100% compromissado. E a melhor maneira de se sentir compromissado é ter uma visão clara do que a velhice sem dívidas é e por que é importante para você. Tenha uma visão clara.

2. Disposição para mudar

Além de estar compromissado, você deve estar disposto a fazer algumas mudanças significativas na maneira de pensar e de comportar com o dinheiro. Se continuar vivendo da maneira que vive hoje, não espere um resultado diferente. Por outro lado, se quiser grandes mudanças, vai ter que fazer grandes mudanças na maneira em vive sua vida financeira.

3. Faça as contas

Se tiver empréstimo pessoal, você deve liquidá-la o mais rápido possível. Este deve ser seu objetivo número um. Se você não tiver dívida de cartão de crédito ou empréstimo pessoal, se concentre em quitar a sua hipoteca rapidamente. Ao invés de fazer as contas, você pode simplesmente ir ao banco. Pergunte qual deve ser o novo pagamento mensal para que você tenha quitado na época que deseja estar livre de dívidas.

Se o número for muito alto, você ainda tem alternativas. Pode cortar despesas ou ganhar mais dinheiro (ou ambos). Eu lhe disse que a fim de alcançar seus objetivos você teria que fazer mudanças significativas. Agora você deve estar vendo que eu não estava brincando.

4. Orçamento

Independentemente de quanta dívida tem, você vai querer manter o controle sobre seus gastos se quiser acabar com a dívida. A melhor coisa que você pode fazer para conseguir isso é começar a controlar seus gastos. Se você não estiver acompanhando todos os gastos crie um. Não há nada mais importante a fazer se quiser sair da dívida.

5. Seja flexível

Você pode fazer tudo certo e ainda assim não atingir seu objetivo. Isso não é motivo para desanimar. Você ainda assim estará muito melhor do que estaria se tivesse ignorado as etapas descritas acima. Você vai ter menos dívidas e estar controlando seus gastos. Você pode decidir que trabalhar um pouco mais ou até mesmo ter um segundo emprego ou trabalhar no final de semana para atingir seu objetivo.


Clique aqui p/ deixar um comentário 1 comentários