A Idéia Por Trás do Reinvestimento de Dividendos


Reinvestir dividendos permite uma maior apreciação de capital. Isso significa que mais de seu dinheiro estará trabalhando cada vez que um dividendo for pago. Mas você pode ter algumas dúvidas. Seria preferível ter o dinheiro hoje ou esperar alguns anos para a possibilidade de ter um principal maior?

O que é de Reinvestimento de Dividendos?

Ao comprar uma ação que paga dividendos, você pode receber os seus dividentos na forma de dinheiro ou ações. A maior parte dos dividendos são pagos em dinheiro, daí a possibilidade de renda passiva. No entanto, existem algumas dividendos que são pagos em ações, criando um reinvestimento automático. Se você receber a sua distribuição em dinheiro você pode colocar o dinheiro de volta para trabalhar para você através da compra de mais ações.

Estratégia de Custo Médio

Ao reinvestir os dividendos você estará usando a estratégia de custo médio em suas compras. Se você não estiver familiarizado com ela aqui vai um exemplo simples que pode ajudar a explicar um pouco.

Você tem uma fábrica de guarda-chuvas. O preço das peças muda constantemente mas você tem que comprar essas peças para permanecer no negócio. Uma semana você faz um pedido de 10 peças a 10 reais cada. Na semana seguinte, o preço caiu e você fez outro pedido de 10 peças a 5 reais cada. Na semana seguinte o preço sobe e você faz outro pedido de 10 peças a 20 reais cada.

Você poderia tentar “cronometrar” o tempo e comprar quando o preço for baixo e não comprar nada quando o preço estiver alto, mas você não tem idéia quando o preço ficará mais baixo do que é hoje. Em média, durante essas três semanas, você pagou uma média de 11,67 reais para cada peça. O mesmo conceito funciona para o mercado de ações. Você reinveste seus dividendos sempre, independente do preço estar alto ou baixo. Este método de compras, chamado de custo médio, é recomendado por muitos como uma maneira de assegurar retornos estáveis. Um plano de reinvestimento de dividendos irá permitir que você faça isso.

Reinvestimento de dividendos fornecem melhores retornos

Como está continuamente reinvestindo seus dividendos, você está construindo uma base maior. Se você começou com 10 ações, você acabará por ter 11 ações. Um dividendo de 10 centavos para cada ação continua a acumular sobre si mesma. Na primeira vez você ganhou um real sobre suas dez ações, mas desta vez você vai ganhar 1,10. À medida que esses pedacinhos de dinheiro são reinvestidos você vai ver um rendimento mais alto, semelhante à maneira que os juros se compõem quando você reinveste pagamento de juros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *