Como Planejar para Alcançar Seus Objetivos Financeiros


O filósofo Seneca disse que “sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”. Pessoas ricas nunca encontram sua segurança financeira ao acaso; elas definem metas e elaboram planos para alcançar essas metas. E como fazem isso, estão dispostos a tirar partido das oportunidades que se apresentam.

Soa como trabalho, não é? Bem, não vamos mentir para você: é trabalho. É por isso que rápidos esquemas e atalhos para se tornar rico não funcionam. Eles funcionam apenas para as pessoas que os propagam — aqueles que estão dispostos a fazer o trabalho para separar outras pessoas de seu dinheiro. Se você quiser alcançar seus objetivos financeiramente, você tem que fazer algum esforço. Não é sempre fácil. Honestamente, às vezes é difícil. Exige disciplina e atitude e uma vontade de gastar energia pensando sobre o que você quer e como você pode obtê-lo.

Difícil, sim, mas não impossível. E, como qualquer outra habilidade, quanto mais você praticar identificando e perseguindo seus objetivos, mais fácil vai ficar. Neste artigo, podemos falar de como começar a desenvolver essas habilidades — primeiro, ao identificar exatamente o que seus objetivos são e, em seguida, classificando-os em categorias para que você saiba quais são os imediatos e quais são as metas de longo prazo.

Depois de ter seus objetivos categorizados, você pode pensar em seu plano de ação para cada um. Vamos mostrar como identificar os passos que você pode dar hoje e como se preparar para as etapas futuras. Finalmente, podemos mostrar-lhe como se manter fiel ao seu plano depois de defini-lo.

Como você pode observar, nós também temos um objetivo com este artigo: queremos que você saiba como estar preparado para aproveitar as oportunidades que vão aparecer no seu caminho, para que, um dia, as pessoas possam maravilhar-se com a sua “sorte”.

Identifique O Que é Importante Para Você

O primeiro passo para estabelecer suas metas é decidir o que você quer — não o que outras pessoas querem para você ou mesmo o que outros querem para si próprios, mas o que você quer para si mesmo. Decidir sobre seus objetivos pode ser difícil — muitas pessoas não são acostumadas a ouvir suas próprias vozes internas; em vez disso, elas contam com conselhos e experiência de terceiros para orientá-las para o que acreditam que querem.

Mas se você seguir a multidão pela estrada, você pode perder os atalhos mais curtos e mais interessantes.

Objetivos podem ser classificados como pessoais, profissionais ou financeiros. Às vezes eles se misturam: seu objetivo de conseguir um MBA, por exemplo, pode ajudá-lo a atingir seu objetivo de conseguir um emprego com mais responsabilidade e ganhando mais. Um MBA propriamente dito é um objetivo pessoal que se encaixa com o seu objetivo profissional de subir na carreira e seu objetivo financeiro de ganhar mais dinheiro.

Às vezes, porém, seus objetivos serão conflitantes e você terá que decidir qual deles tem a prioridade. Prosseguir seu MBA pode interferir com seu objetivo de escrever um romance, por exemplo; você não tem o tempo ou a energia mental para fazer as duas coisas. Escrever seu romance, por outro lado, pode significar atrasar ou abandonar seu objetivo de conseguir um emprego promissor.

Existem dois truques para descobrir o que você realmente quer. O primeiro é listar as coisas que você acha que você quer e o segundo é pensar sobre o que você está disposto a desistir para obter essas coisas. Aqui estão alguns exemplos para ajudá-lo a começar a pensar sobre o que você quer e o quanto é importante para você:

  • Compra de uma casa: você está disposto a trocar a liberdade de ser capaz de se mudar para algum outro lugar quando surge uma oportunidade? Como você vai se sentir sobre ser responsável pela manutenção e reparos?
  • Começar uma família: você terá que fazer concessões em sua carreira? Nesse caso, você se sente bem com isso? Como os filhos vão afetar seu tempo, dinheiro e energia? Que tipo de sacrifícios terá que fazer e você está disposto a fazê-los?
  • Perseguindo o emprego dos “sonhos”: talvez você deseje ser um ator, um escritor, um cantor, um pintor ou dançarino. Você provavelmente terá que trabalhar em algum tipo de trabalho que pague as contas mas ainda deixa um tempo para perseguir seus sonhos. Mas você provavelmente não vai ficar rico em seu trabalho de apoio e você pode até mesmo falir. Você está disposto a fazer isso? Por quanto tempo? Como você vai decidir quando basta?
  • Avançando em sua carreira: significará que você terá que viajar mais? Você deverá trabalhar mais noites, finais de semana, feriados? O que é mais importante para você: tempo ou dinheiro?

Pode parecer estranho ler sobre como definir objetivos pessoais e profissionais em um artigo sobre a criação de riqueza. Mas, apesar do que você pode pensar, milionários não acreditam que o dinheiro é tudo ou a única coisa. Eles possuem uma abordagem holística na definição de objetivos: consideram não apenas seu bem-estar financeiro, mas sua realização espiritual e qualidade de vida também.

Depois que você identificou o que quer, o próximo passo é descobrir quanto tempo alocar para cada um dos objetivos. Alguns serão imediatos. Alguns levarão alguns anos para conseguir. E alguns serão metas de longo alcance — as coisas que você quer para seu futuro, como quando e como você quer se aposentar.

Descobrir o quanto de tempo alocar para seus objetivos ajuda a identificar as etapas que você pode seguir agora para alcançar suas metas de longo prazo e as metas imediatas. Faz parte da preparação que você faz para transformar oportunidade em sorte.

Pode parecer contraditório, mas é recomendável pensar sobre suas metas de médio alcance primeiro, em seguida, seus objetivos a longo prazo e, finalmente, seus objetivos imediatos. Por que? Porque, na maioria dos casos, é muito mais fácil de visualizar o que esperamos para nossas vidas para daqui há cinco anos do que pensar décadas no futuro ou mesmo decidir o que queremos neste exato minuto. Cinco anos é tempo suficiente para permitir que a sua imaginação explore as possibilidades e também é perto o suficiente para fornecer alguma motivação para traçar um plano de ação.

Depois que você pensou sobre sua vida daqui a cinco anos, é natural pensar ainda mais à frente. E deixamos objetivos imediatos por último porque, para muitas pessoas, em função das circunstâncias de hoje pode ser que elas não percebam formas de fazer mudanças. Mas a partir do momento em que você estabeleceu suas metas para daqui a cinco anos e a longo prazo, você estará mentalmente e emocionalmente pronto para considerar as opções que estão disponíveis para você hoje.


One thought on “Como Planejar para Alcançar Seus Objetivos Financeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *