Livre-se das Faturas de Cartão de Crédito


A maior parte das receitas da indústria de cartão de crédito vem dos juros mas boa parcela, quase 40 porcento, vem de taxas. Ainda mais lucrativo para as companhias de cartões de crédito é o comportamento de certos usuários que atrasam o pagamento ou ultrapassam o limite de crédito, resultando em taxas.

O único jeito de evitar juros e taxas é pagar a fatura do cartão de crédito todo mês. Se não for possível, pague o máximo que puder do valor até que a fatura esteja quitada e não utilize-o para nenhuma outra compra até lá.

Pagamentos mínimos são estruturados para gerar os maiores retornos para as companhias de cartão crédito. Se você efetua somente o pagamento mínimo mensalmente numa fatura de R$ 2.000 com 14 porcento de juros, pagará mais de R$ 1.500 em juros sobre os 14. Levará 1 ou 2 anos pra ser quitado.

Se você possui mais de um cartão de crédito, pague mais no cartão que cobra mais juros primeiro. Quando estiver quitada, pode se concentrar em eliminar a fatura do cartão com a segunda maior taxa de juros e assim por diante até que todas estejam quitadas.

Eliminando Taxas Escondidas

Companhias de cartão de crédito não são as únicas a esconderem taxas. Seu banco, sua companhia aérea e sua corretora de ações podem estar arrecadando taxas que você nem sabe. Às vezes essas taxas são inevitáveis; sobretaxas de combustível, por exemplo, tornaram-se comuns entre as companhias aéreas.

Em alguns casos, no entanto, você pode achar formas de driblar o pagamento da taxa. Se o seu banco cobra uma taxa por sua conta, procure aquele que não cobra.

Cartões de débito ás vezes possuem taxas para utilizar, como cartões de crédito. Pode ser apenas alguns centavos por transação, mas o montante pode subir rapidamente se você utiliza seu cartão de débito para supermercado, combustível e outras comprar rotineiras. Selecione a opção “crédito” quando possível e evitará estas pequenas taxas.

Cuidado com taxas para pagamento antecipado em qualquer coisa, de sua hipotéca a cartões de crédito e financiamento de veículos. Essas taxas são estipuladas para desencorajá-lo a livrar-se da dívida – economizando-lhe em pagamento de juros. Sempre pergunte se há alguma penalidade para pagamento antecipado e se a resposta for sim, descarte.


2 thoughts on “Livre-se das Faturas de Cartão de Crédito

  1. Meus parabéns!

    Não ser escravo de cartão de crédito é uns dos primeiros passos para a independência financeira.

  2. oi para todos bom quero compartilhar minha dificil caminhada com as dividas.mas depois de muitos anos vivendo no aperto mesmo ganhado o suficiente eu decidi acabar com elas de vez quebrei todos cancelei tudo porque sei que não vou adiquirir o controle com eles na minha bolça então tomei essa atitude radical e talvez vou fechar minha conta corrente que me cobre uma tacha abisurda vou abri uma poupança que não pagarei nada. agora estou bem mais feliz de saber que não vou passar o dia na cidade gastando no cartão vou resolver minhas coisas e vou embora estou feliz com isso logo vou ver todo meu salario e do meu marido na mão sem precisar pagar mais de mil reais de conta todo mes a maioria no cartões.sei que agora eu consigo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *