10 Dicas Para Mulheres Ganharem Mais Dinheiro


Por que será que tantas mulheres deixam o controle do dinheiro nas mãos do seu marido ou do companheiro e, de repente, por motivo de divórcio ou morte do companheiro, acabam ficando em situação de pobreza?

Por que tantas mulheres gastam mais do que ganham e depois ficam totalmente endividadas?
O estudo feito pelo Centro Nacional de Pesquisa para a Mulher e sua Aposentadoria nos EUA mostrou que existe uma relação direta entre a personalidade da mulher e os seus hábitos financeiros.

Criatividade, mente aberta à mudanças e personalidade otimista são as qualidades da mulher que consegue direcionar melhor o uso do seu dinheiro. Suze Orman, consultora financeira americana, autora de livros e comentarista de TV, acredita que os nossos problemas financeiros são conseqüências dos problemas que temos na nossa vida pessoal ou dos relacionamentos que temos na nossa vida afetiva.

Sabemos que resolvendo os problemas financeiros os outros problemas se resolvem por si mesmo, mas então é pra se acreditar que precisamos resolver os outros problemas primeiro para que solucionemos o nosso problema financeiro.

Para muitas pessoas, o dinheiro representa poder e ela influi no relacionamento amoroso e se torna uma forma de controle dentro de um relacionamento afetivo. A maneira como encaramos o dinheiro em si e o tipo de relacionamento que temos na nossa vida afetiva influenciam fortemente na maneira como lidamos com o dinheiro e até mesmo de como o gastamos.

Portanto, se você hoje não é financeiramente do jeito que gostaria de ser, faça uma reflexão dos seus impulsos na hora de gastar e tente descobrir quais os obstáculos psicológicos que ainda a mantêm refém da dependência financeira.

Aqui vão 10 dicas importantes de educação financeira para mulheres que você pode fazer por si própria e isto, pode ter certeza, vai refletir no futuro da sua vida:

  1. Para a sua segurança no futuro, não deixe o controle total do dinheiro nem com o marido, nem com o companheiro. Aprimora-se sobre os seguintes aspectos: como controlar as despesas pessoais e quais os melhores investimentos para o seu dinheiro.
  2. Sempre trace metas de como vai usar o seu dinheiro. Faça uma planilha de todas as despesas da casa e defina em detalhes todas as metas para o uso do dinheiro.
  3. Não use o dinheiro apenas para fazer você se sentir bem, ou seja, para eliminar stress. Este tipo de atitude não leva a lugar algum. Ao invés disto, procure usar o dinheiro para melhorar a sua auto-estima e melhorar o uso da sua capacidade.
  4. Sempre gastar menos do que ganha. Com certeza, é o segredo para criar riqueza.
  5. Fazer um curso de qualificação. As mulheres com diplomas universitários conseguem ganhar, em média, mais do que aquelas sem.
  6. Deixar sempre um fundo de emergência. A falta deste dinheiro para situações imprevistas como perda do emprego ou algum outro imprevisto, doença, por exemplo, poderá forçar você a fazer dividas no cartão de crédito e vai criar um déficit no seu orçamento e impedir o seu progresso na vida. Por isso você precisa fazem um planejamento minucioso: em qual situação você vai fazer uso deste dinheiro, de quanto você precisa e onde você vai guardar, ou aplicar este dinheiro.
  7. Estar sempre informada sobre a real situação financeira da sua família e sempre conversar com seu marido a respeito da situação financeira.
  8. Não assumir as dívidas do seu parceiro ou namorado ao se casar com ele. Antes de se comprometer, esteja certo de que ele já não tem dívidas ou então, prevenir-se fazendo um acordo pré-nupcial por escrito.
  9. Não tenha medo de investir dinheiro ou de perdê-lo. Porque com esta insegurança você não terá coragem de investir o seu dinheiro.
  10. Durante a vida, estaremos acertando ou errando. Através dos erros também aprendemos. Não deixe que os erros do passado impeçam você de continuar tentando. A sua segurança financeira no futuro depende das decisões que tomar e de como você faz uso do seu dinheiro. Por isso o seu futuro está nas suas decisões!