Dicas Para Solteiros Guardarem Dinheiro


Guarde e ao mesmo tempo proteja o seu dinheiro

Se você é solteiro, separado ou viúvo, você precisa controlar os seus gastos e fazer um planejamento futuro. Então, você pode decidir e agir por conta própria para decidir pelo seu futuro: fazer metas, planejamentos e também tomar decisões sobre como gastar ou guardar o seu dinheiro. Aqui estão os mandamentos para a sua vida financeira:

  1. DÍVIDA. Saber quanto você está devendo, para quem e quanto você paga de juros nos casos em que existe a cobrança. Fazer um planejamento minucioso para liquidar estas dívidas principalmente naquele em juros, são cobrados.
  2. ORÇAMENTO: É preciso fazer um orçamento de quanto tem de contas a pagar (despesas fixas) e quanto pode gastar por mês dentro daquilo que você está ganhando hoje.
  3. PLANO DE SAÚDE: O jovem normalmente pensa que não precisa de um plano de saúde, por ser jovem e saudável. E por esta razão acham desnecessário estar inscritos num plano de saúde, tanto para doenças como para internações. Isto é um grave erro. Todos nós podemos ficar doentes independentes da idade. Podemos sofrer acidentes de carro, praticando esportes, viajando ou mesmo sofrer de alguma doença inesperada, seja ela doença comum ou algo mais grave, incurável. Se você não puder pagar um ótimo plano de saúde que cobre todas as despesas, então pelo menos tenha um em que você paga as despesas pequenas e que o plano de saúde se encarrega das doenças mais caras, aqueles que não estamos preparados para pagar.
  4. CONTINUAÇÃO DO PLANO DE SAÚDE EM CASO DE PERDA OU TROCA DE EMPREGO. Quando estiver nesta situação, analise bem se o plano de saúde que você tinha na empresa onde trabalhava vai ser cancelado e verificar se você pode prorrogar a validade do plano de saúde, até você se firmar no próximo emprego, mesmo que você tenha que pagar por conta. É melhor estar sempre prevenido.
  5. SEGURO CONTRA INVALIDEZ. Como você é sozinho e não tem outra pessoa para lhe acudir em caso de invalidez, melhor estar prevenido com algum seguro contra invalidez, muitas vezes os planos de saúde também oferecem esta opção de seguro. O seguro contra invalidez cobre uma parte do rendimento que você recebe hoje trabalhando, ou seja, poderá receber entre 40 a 80% do seu rendimento atual, conforme for acertado na hora de fazer o seu plano de seguro contra invalidez.
  6. PLANEJAMENTO DA SUA APOSENTADORIA. Se você é jovem hoje, não se deixe enganar pensando que ainda é cedo demais para começar a guardar dinheiro para a sua aposentadoria. Quanto mais cedo você começar, menor o valor que você precisa guardar por mês e pode ter certeza que começando cedo, o valor guardado sempre será maior quando estiver com mais idade. Não faça como muitas pessoas acabam fazendo: usar o dinheiro do FGTS para montar um negócio, comprar um carro ou simplesmente gastar o dinheiro. Porque o FGTS é o dinheiro que você está guardando para o seu futuro. Então, ao mudar de emprego, melhor deixar o FGTS do jeito que está e somente fazer aumentar o saldo.
  7. CASA PRÓPRIA: Se você está se divorciando ou ficou viúvo é prudente que procure uma casa menor que não lhe de tanta despesa. Parece que não, mas se você continuar na casa atual, mesmo que seja uma boa casa, a despesa será grande. Uma casa com menos cômodos vai acarretar menos despesa mensais.
  8. HERANÇA: O testamento é uma palavra que corre longe dos jovens, porque acham desnecessário. Desde que você tenha algum bem de valor como imóveis, casa ou terreno, é prudente que você possa fazer um testamento para o caso do imprevisto de você morrer. Se você tem filhos, então é necessário que você deixe feito um testamento para que se possa dividir ou designar o destino dos bens que você possui hoje. Existem casos em que você não possui bens hoje, mas através da sua família, você terá’ direito a uma parte da herança dos seus pais ou da sua família.